Dragon Age: The Veilguard “falhou” por causa de haters, afirma roteirista
Por Diego Corumba |

Recentemente, a Electronic Arts revelou que Dragon Age: The Veilguard foi um grande fracasso entre os fãs. Com apenas 1,5 milhão de unidades vendidas em alguns meses, o jogo da BioWare não encantou o público e gerou bastante dor de cabeça para as companhias. No entanto, para o roteirisita David Gaider, ele falhou por causa dos haters que movimentam a comunidade.
- Quanto custaria um Mega Drive hoje, com a inflação?
- Quanto custaria um Nintendinho hoje, com a inflação?
Gaider já trabalhou em Baldur’s Gate 2, Star Wars: Knights of the Old Republic e nos três primeiros títulos da franquia Dragon Age — apesar de não estar em The Veilguard. Ao GamesRadar+, ele afirma que o “flop” acontece quando algumas pessoas começam a se movimentar contra um possível sucesso de um jogo e suas ideias.
“A dificuldade está que, em algum momento, você acaba com anti-fãs. Então eles se viram contra o que você quer, que é ter fãs que espalhem a palavra sobre seu jogo e tragam mais interessados. Se você tem anti-fãs, eles fazem o oposto. Eles são muito determinados para ver seu jogo falhar como uma espécie de lição para outros que fazem títulos parecidos”, afirma o roteirista.
Para David Gaider, isso dificilmente será mudado — já que quase todas as comunidades contam com este tipo de hater de seus jogos e de tudo o que está sendo produzido.
“Honestamente, nos dias de hoje, há um elemento destes presente em quase todos os grupos de fãs, mas uma certeza é que sempre veremos um desses para os RPGs em particular”, afirma o ex-desenvolvedor da BioWare.
Para ele, foi exatamente o que ocorreu em Dragon Age: The Veilguard. Ele acredita que essa movimentação pode acabar com qualquer tipo de projeto que decidam investir e isso é um grande risco para a indústria gamer.
“Mais e mais as comunidades estão tornando as coisas que são fãs como parte integral de sua identidade. E, se isso faz parte integrante de sua identidade, qualquer coisa que afete ou insulte isso, também os insultará. Estão tão empenhados em fazer o que imaginam que, se acabam se tornando anti-fãs, vira um investimento pessoal ver o projeto falhar ou os desenvolvedores serem punidos por sua decisão”, afirma David Gaider.
Além de Dragon Age: The Veilguard
Diversos títulos além de Dragon Age: The Veilguard sofreram com o mesmo tipo de movimentação, como é o caso de Star Wars Outlaws e Assassin’s Creed Shadows. Antes mesmo de seu lançamento o público já reclamava da experiência e decisões do time de desenvolvimento, tomando as redes sociais de críticas e apontando diversos pontos negativos.
De acordo com Gaider, este tipo de ação hostil está afastando os estúdios e desenvolvedores de sua presença pública — o que impede uma maior aproximação com os fãs da obra, seja através de vídeos, mensagens ou até a participação em eventos como vemos no Brasil como a gamescom latam e a BGS.
É importante notar uma grande diferença entre o ódio da comunidade com jogos como Dragon Age: The Veilguard e Assassin’s Creed Shadows com o tipo de “flop” sofrido por outras experiências, como é o caso de Concord e XDefiant — experiências online que não atraíram os fãs por razões diferentes como o excesso de jogos do gênero e falta de criatividade que atraísse os fãs.
Leia também no Canaltech:
- Quanto custa montar um PC para jogar Elden Ring Nightreign?
- NetherRealm confirma que Mortal Kombat 1 não receberá mais conteúdo
- Review Assassin’s Creed Shadows | Reescreve a história com muitos acertos
Vídeo: qual é a melhor opção, jogar no console ou no PC? Canaltech discute sobre a experiência de cada um em nosso canal do YouTube
Fonte: GamesRadar+