DLSS, FSR ou Nativo? Teste cego sem rótulos revela o favorito dos gamers
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A estreia do DLSS em 2019 abriu o caminho para o uso de IA como upscaling de imagem dos games. A tecnologia da NVIDIA foi melhorando com o passar dos anos, ganhou rivais, mas ainda é que entrega melhor resultado, mesmo em um teste às cegas. O site ComputerBase conduziu um experimento interessante, colocando diferentes jogos com DLSS 4.5 e FSR 4, além de renderização nativa lado a lado e pediu para os leitores escolherem a melhor imagem.
- Recursos exclusivos das placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX
- História das GPUs NVIDIA GeForce RTX e seu impacto no mercado
Os jogos testados foram Anno 117, Arc Raiders, Cyberpunk 2077, Horizon Forbidden West, Satisfactory e The Last of Us Part II, todos em 4K com upscaling no modo qualidade, ou seja, renderizando internamente a 1440p e esticando para 4K. Com 6.747 votos, a solução da NVIDIA saiu vitoriosa com 48,2% do total.
AMD FSR ficou em último nesse teste
O teste era simples: bastava assistir a pequenos trechos de gameplay dos jogos (ou comparar imagens) com DLSS, FSR e rodando nativamente e escolher qual forma de renderização você achava que a melhor. O jogo Satisfactory foi o que o DLSS 4.5 se saiu com a maior vantagem (60,9%), seguido de Anno 117 (50,1%), Horizon Forbidden West (56,3%), Arc Raiders (47,4%), The Last of Us Part II (40,9%) e Cyberpunk 2077 (34,4%).
Em alguns casos, como em Cyberpunk 2077, houve uma diferença mínima (2%) entre DLSS e resolução nativa. O FSR não conseguiu ficar em segundo lugar em nenhum teste, perdendo até mesmo para a quantidade de pessoas que não sabiam discernir o que estavam vendo.
O Intel XeSS, solução de upscaling do Time Azul, não foi adicionado nos testes, já que não existe uma placa de vídeo Arc forte o suficiente para encarar jogos em 4K. Por mais que a tecnologia possa ser usada por GPUs NVIDIA GeForce e AMD Radeon, é somente nas GPUs da Intel que o potencial da tecnologia é usado ao máximo.
O teste só comprova que os jogadores de PC costumam identificar o DLSS como a melhor solução, entregando hoje qualidade de imagem, muitas vezes, superior à resolução nativa com o DLSS 4.5 e as RTX 50.
Veja mais do CTUP:
- Sonic 4: Kristen Bell se junta ao elenco do filme como Amy Rose
- O impossível aconteceu: Cyberpunk 2077 roda em celular a 50 FPS
- Resident Evil Requiem vaza antes da hora: como bloquear spoilers nas redes
Fonte: ComputerBase