Publicidade

De novo? Outro emulador de Nintendo Switch é descontinuado

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/ Nintendo
Divulgação/ Nintendo

O Sudachi, emulador de Nintendo Switch para PC, foi oficialmente descontinuado. O programa era um "fork" (versão derivada do código-fonte) do Yuzu, outro famoso software de emulação que foi barrado pela Big N.

Jarrod Norwell, desenvolvedor do Sudachi, compartilhou a decisão em uma nota recente no site do emulador: “O Sudachi não está mais em desenvolvimento e não estará por algum tempo, devido ao meu compromisso necessário com meu projeto pago, o Folium”.

A última atualização do Sudachi foi lançada em julho deste ano, embora o criador já tivesse sinalizado uma possível desistência do projeto em 2024. Na época, o criador havia dito que o ambiente de emulação, principalmente o do Nintendo Switch, estava "muito inseguro e desagradável".

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Isso porque o próprio Sudachi, assim como muitos outros forks do Yuzu, foi alvo de uma notificação de DMCA (Digital Millennium Copyright Act ou simplesmente direitos autorais) da Nintendo. Páginas do projeto no Discord e no GitHub foram fechadas, embora muitos desenvolvedores tenham migrado a emulação para servidores privados.

Ainda assim, Norwell seguirá na cena da emulação, contribuindo com o desenvolvimento de outro emulador de Nintendo Switch, o Eden. O projeto é descrito por ele como “um fork que também fornece mudanças reais e significativas”.

Entidades fecham o cerco contra pirataria

Apesar de o desenvolvimento de emuladores não ser, por si só, uma prática ilegal, a tecnologia frequentemente esbarra na questão das cópias de jogos distribuídas ilegalmente — os famosos "games piratas". Essa prática, sim, viola diversas leis de propriedade intelectual.

Em julho de 2025, o Federal Bureau of Investigation (FBI) fechou diversos sites que hospedavam cópias ilegais de jogos da Sony e da Nintendo. A medida, no entanto, foi criticada por muitos jogadores, que argumentaram que o órgão deveria focar em assuntos mais importantes.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?