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Criador do ZSNES revela como obsessão deu origem ao emulador clássico

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Reprodução/Giant Bomb
Reprodução/Giant Bomb

O programador “zsKnight” revelou como surgiu a ideia de criar o clássico emulador ZSNES, que reproduz jogos do Super Nintendo nos PCs. O aplicativo foi lançado em 1997 e segue até os dias atuais como um dos mais populares na comunidade retrô.

Em entrevista ao canal Zophar (criador do site de emulações Zophar’s Domain) na última semana, ele afirma que se encantou com programação e seu plano era de atingir o máximo de desempenho possível nos computadores.

“Quando eu tinha 16 anos, eu comecei a aprender a linguagem assembly e fiquei fascinado com a otimização. Queria que tudo rodasse o mais rápido quanto possível”, revela zsKnight.
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Então, ele passou a se aprimorar com programação e o ZSNES foi apenas uma “consequência” de sua curiosidade e vontade de elevar a performance de tudo que gostava.

“Comecei a programar tudo em assembly — até o port de Windows, não havia uma única linha de código em C nele. Estava otimizado ao máximo. Quando comecei tudo isso, queria um emulador de Super Nintendo que pudesse jogar no máximo de desempenho possível no PC, mas eu não esperava atingir este objetivo”, afirma o programador.

Emuladores dos anos 1990

Os entusiastas de jogos retrô tinham, no fim dos anos 1990, duas grandes referências em emuladores de consoles Nintendo: o Nesticle, que surgiu para levar os jogos de Nintendinho para os computadores; e o ZSNES, que se destacava pela sua velocidade e por rodar muito bem os títulos do SNES.

É importante levar em consideração que o desenvolvimento do software em assembly é uma conquista e tanto. A maior parte dos desenvolvedores de emuladores trabalhavam com C++, uma linguagem muito mais simples. 

Antes do ZSNES, zsKnight afirma ter criado outro emulador chamado Super Pasofami. Porém, ele rodava em 10 FPS no seu computador e ele não conseguia sequer reproduzir som. 

O problema do Super Pasofami era técnico. Uma operação que o Super Nintendo executa a cada fração de segundo, necessita de uma conversão para a CPU do computador. Isso compromete a eficiência, mesmo que o processador do console tivesse uma frequência de 3,85 MHz (contra os 133 MHz dos Intel Pentium).

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Super Nintendo vive

Mesmo com a cruzada da Big N contra o mercado de emuladores e ROMs, o ZSNES continua intocável e segue popular entre a comunidade. Porém, a Nintendo criou soluções próprias para atender este público de forma “oficial”.

Uma delas foi o lançamento do SNES Clasic Mini, um console que tinha 20 jogos clássicos incluídos em seu armazenamento. A outra foi a disponibilização do seu catálogo (com estes 20 e muitos outros) no serviço do Nintendo Switch Online — que continua ativo até os dias atuais.

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