Console com jogos baseados em NFT promete diferenciais únicos para cada jogador

Console com jogos baseados em NFT promete diferenciais únicos para cada jogador

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Agosto de 2021 às 18h13
Reprodução/Supdrive

O Canaltech já falou diversas vezes sobre as aplicações dos NFTs no mundo e como eles podem revolucionar a indústria de direitos autorais. Agora, um novo projeto promete explodir cabeças e usar os Non-Fungible Tokens de forma inédita para o mercado de games.

O Supdrive é um projeto de videogame baseado em blockchain criado por Dom Hofmann, cocriador do Vine, um popular aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos fechado em 2017. Pelo que parece, a proposta entregará uma metodologia de criação de games diferenciada e suportada pela rede Ethereum.

Os games do Supdrive seriam jogos únicos e diferentes para cada proprietário (Imagem: @supdrive/Twitter)

Trata-se de um console de fantasia on-chain no qual os jogos são todos comercializados como NFTs. Os títulos seriam desenvolvidos no Supdrive Virtual Firmware, um kit de ferramentas digitais para escrever games amigáveis ao mercado blockchain, baseado em criptomoedas e tokens.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A ideia é que os jogos sejam construídos em uma plataforma compartilhada e tenham os mesmos objetivos, porém com versões exclusivas para cada comprador. Paleta de cores, dificuldades, habilidades especiais ou recursos seriam criados sob medida para cada pessoa, o que traria vantagens e desvantagens para os players.

O foco do console seria em jogos no estilo arcade, voltados para o público mais old school que frequentava as lojas de fliperama nas décadas de 1980 e 1990. Conforme o firmware for atualizado, os jogos se tornarão gradualmente mais sofisticados, de modo similar ao que ocorre com as gerações de consoles. A ideia seria ter um "Super Supdrive ou um Supdrive 64" em breve, como destacou o criador em uma publicação feita no Discord.

Sucesso das NFTs

Em apenas 12 horas do anúncio, Hofmann afirma ter tido uma recepção muito positiva da comunidade de desenvolvedores e jogadores em todo o mundo. Por enquanto, somente há um jogo em desenvolvimento e ele se chama Origin, ainda sem informação sobre o estilo.

Ainda não está claro como o console funcionará, mas a ideia chama a atenção (Imagem: Supdrive/Discord)

Os games baseados em NFT têm se tornado populares nos últimos meses, puxados pelo sucesso do Axie Infinity. Já são centenas de opções para diversos estilos e bolsos também — a maioria desses games exige um investimento inicial em criptomoedas e tokens para serem usados no jogo em si. Em troca disso, os usuários acumulam recursos que podem ser trocados por dinheiro de verdade.

Ainda não está claro se o Supdrive terá essa pegada voltada para o estilo Play-to-earn (Jogue para ganhar, em português), mas é um projeto que certamente merece a atenção. Os colecionadores de NFTs do mundo inteiro certamente já estão de olho, assim como a equipe do Canaltech.

Fonte: Supdrive

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.