Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como jogar GTA: San Andreas online no PC

Por| Editado por Bruna Penilhas | 18 de Maio de 2022 às 14h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Rockstar Games

Você sabia que é possível jogar Grand Theft Auto: San Andreas com outros jogadores no computador? A comunidade da franquia da Rockstar Games é responsável pela criação de modificações que introduziram um modo multijogador ao clássico lançado para PlayStation 2 em 2004.

Originalmente, o jogo não conta com um modo multiplayer de forma oficial. Mas, atualmente, diversos jogadores do Brasil e do mundo, conseguem explorar San Andreas em conjunto por meio dos mods. Os mais famosos são chamados de San Andreas Multiplayer (SA-MP) e Multi-Theft Auto: San Andreas (MTA:SA).

Continua após a publicidade

É necessário ter uma cópia de GTA: San Andreas para instalar um desses mods. Em ambas modificações, os jogadores podem criar roteiros para os servidores, que apresentam uma série de tarefas que não são possíveis na campanha. É possível enfrentar outros jogadores na cidade, atropelar jogadores reais e disparar contra eles.

Qual o melhor: SA-MP ou MTA?

Para decidir qual modificação escolher, o jogador deve estar ciente de alguns pormenores que diferenciam as principais formas de jogar San Andreas online.

Continua após a publicidade

O SA-MP, por exemplo, é o mod mais popular na comunidade brasileira, mas só é apenas compatível com as versões 1.00 e 2.00 de GTA: San Andreas. Você pode jogar a modificação online com até 999 outras pessoas.

Já o MTA: SA conta com um editor de mapas, mas exige que o jogador não utilize nenhum outro mod. Usuários costumam avaliar MTA: SA como mais fácil de instalar. Enquanto o SA-MP sugere que o jogador tenha uma cópia física de San Andreas para facilitar o processo de instalação, MTA: SA conta com um instalador.

Como instalar SA-MP

Continua após a publicidade

1. Baixe o cliente SA-MP. A página de download da modificação pode ser acessada aqui.

2. Após baixar o cliente SA-MP mais recente, abra o arquivo executável.

3. O instalador solicitará que você localize o caminho de instalação do jogo original. Por padrão, o título fica hospedado em "C:Arquivos de ProgramasRockstar GamesGTA San Andreas".

4. É muito importante que SA-MP seja instalado no mesmo local do gta_sa.exe. Isso é importante, pois o SA-MP precisa dos arquivos principais de San Andreas para ser executado. Com a pasta correta selecionada, clique em instalar.

Continua após a publicidade

5. A instalação deve criar um atalho chamado SAMP na área de trabalho. Execute este arquivo para abrir o navegador do servidor SA-MP e ingressar em um servidor.

Como instalar MTA: SA

1. Baixe o cliente MTA:SA na página de download disponível aqui.

2. Execute o instalador com permissões de administrador.

Continua após a publicidade

3. Aceite os termos de uso do MTA:SA (GPLv3).

4. Entre as opções de download, escolha “Game Client”, caso o desejo seja ingressar em um servidor, ou opte por “Dedicated Server” para habilitar a criação de um servidor próprio.

5. Escolha qualquer pasta para instalar o mod.

6. Em seguida, será solicitado o diretório onde San Andreas está instalado. A localização padrão é: C:/Program Files/Rockstar Games/GTA San Andreas.

Continua após a publicidade

7. Quando a instalação for concluída, você terá a opção de iniciar o MTA: San Andreas imediatamente. Escolha sua opção e pressione Concluir.

8. Você poderá iniciar o MTA San Andreas a partir do menu Iniciar, se desejar jogar.

Com informações de: MTA: SA, SA-MP