O que é e como jogar TFT?

O que é e como jogar TFT?

Por Rodrigo Folter | Editado por Guadalupe Carniel | 27 de Setembro de 2021 às 16h00
Divulgação/Riot Games

Teamfight Tactics, ou simplesmente TFT, é o auto chess da Riot Games disponível para PC, Android e iOS. Lançado em 2019, o jogo pegou carona com o gênero que surgia e ganhou notoriedade ao utilizar os, já icônicos, personagens de seu MOBA. 

Hoje vamos falar um pouco sobre TFT. Com uma base gigantesca de fãs e constante atualizações, o jogo pode parecer um pouco complicado de início, mas com um pouco de prática e entendendo como funciona a vida pode ser muito mais tranquila. 

O que é e como jogar TFT?

Assim como League of Legends, esse jogo também é gratuito. Para baixar, basta se dirigir ao site oficial, criar uma conta, caso não tenha, e baixá-lo. Para os usuários de celular, basta fazer o download na sua loja de origem e usar a mesma conta do seu PC; portanto, todo o seu progresso fica salvo independente da plataforma.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Quem tem familiaridade com o MOBA talvez entenda um pouco mais rápido como os personagens funcionam, mas isso não quer dizer que novos usuários não consigam participar do jogo de estratégia. O objetivo do título é ser o último jogador vivo em uma competição contra outros sete participantes em combates divididos em turnos.

A cada rodada dois jogadores se enfrentam em um tabuleiro e o time mais forte vence. Mas como isso de fato acontece? Bom, existem muitas mecânicas que dão o resultado. Vamos passar por elas abaixo, mas basicamente é necessário criar sinergia entre os personagens, aumentar o nível deles, colocar itens e posicioná-los no tabuleiro da maneira correta.

Escolha compartilhada

Somos apresentados a ela no início e serve de espaço para que cada jogador pegue um personagem, independente de usá-lo até o fim do jogo, e um item. A roleta acontece no meio de toda rodada, com todos os jogadores, mas conforme o jogo avança, os primeiros lugares ficam por último na roda de seleção.

Durante a Escolha Compartilhada os jogadores podem pegar aquele item ou personagem que faltava para a composição (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Itens e personagens

Como podem ver na imagem abaixo, os personagens têm objetos distintos em cima deles; essa é outra parte importante da experiência. Para quem conhece League of Legends, principalmente os de longa data, esses itens farão mais sentido, mas novos jogadores podem passar o mouse em cima e ver as características únicas de cada um.

Ao somar dois deles, cria-se um novo, mais poderoso, e através disso o jogador pode tornar seus personagens ainda mais fortes. Existem diversos itens, cada um encaixa melhor com algum personagem, por isso é importante ler as informações e saber em qual colocar o item. Falando em personagens, é importante ter cópias de um mesmo.

Coloque itens nos personagens para deixá-los mais fortes (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Não só de itens vive um personagem, mas também de nível. Na parte inferior da tela o jogador encontra a Loja, que traz personagens mais caros e mais fortes conforme você sobe de nível. Tente encontrar três personagens iguais para torná-lo mais forte. Essa ação pode ser realizada até três vezes, fazendo com que o personagem atinja sua forma máxima.

Compre personagens iguais, tornando-os mais fortes quando obter três (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Classes e origens

Um dos fatores mais importantes para o jogo são as classes e origens, como podem ver na imagem abaixo, no canto esquerdo. Os personagens carregam características que conversam entre si e quanto mais personagens de uma mesma classe ou origem, melhor será o bônus durante as batalhas. 

Muitas vezes um personagem só tem uma característica igual a outro, mas se for útil para sua composição e vai completar um bônus de classe ou origem, vale a pena comprar.

Crie times que tenham sinergia entre si para vencer os duelos (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

E com isso fechamos o básico sobre TFT, mas provavelmente voltaremos a falar dele no futuro, então, fiquem atentos!

Fonte: BR League of Legends

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.