Código de Castlevania: Symphony of the Night surge após quase 30 anos
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

27 anos depois do lançamento de Castlevania: Symphony of the Night, um jogador descobriu um código nunca antes documentado do título. O segredo foi revelado nas redes sociais na última quarta-feira (22) e testado apenas na versão do jogo para o SEGA Saturn.
- 8 jogos e franquias esquecidos pela Konami
- 10 melhores jogos feitos por Koji Igarashi, pai do gênero metroidvânia
O engenheiro de software “Bo Bayles” revelou no X (antigo Twitter) que, ao digitar STAFF como seu nome, os créditos da Konami vão subir imediatamente. Embora não ofereça vantagens de gameplay, a descoberta surpreende por ter permanecido oculta por quase 3 décadas.
Além de Castlevania: Symphony of the Night, Boyles revelou que executa engenharia reversa em diversos clássicos de SEGA Saturn para descobrir trapaças e códigos inseridos pelo time de desenvolvimento dos jogos antigos — algo que se perdeu nas areias do tempo.
Vale notar que o engenheiro realizou a ação na versão japonesa do jogo, chamada de Dracula X: Nocturne in the Moonlight. Não foi revelado se ele também funciona na edição americana ou de outros consoles.
Os segredos de Castlevania
Castlevania: Symphony of the Night foi lançado pela Konami no PS1 em 1997. Esta é a primeira aventura em que os jogadores controlam Alucard, filho do próprio Dracula, que deseja impedir os planos do grande vilão.
A versão para SEGA Saturn foi lançada apenas 1 ano depois, em 1998. Porém, não é uma das mais amadas pelo público. Ainda que traga conteúdo extra como um personagem jogável adicional e novas áreas do castelo para explorar, seu desempenho deixou a desejar e frustrou muitos fãs.
O título serviu como um dos principais pilares do gênero metroidvania nos anos 1990, que teve em Castlevania: Symphony of the Night e Super Metroid grandes exemplos que seriam seguidos por gerações de desenvolvedores e estúdios.
Mesmo com suas particularidades, grandes sucessos como Hollow Knight, Pronty, Ender Lillies e Dead Cells continuam a beber desta fonte para trazer excelentes aventuras para o público. Enquanto isso, a Konami sumiu com a franquia e esta segue na geladeira por mais de uma década.
Leia também no Canaltech:
- Steam divulga lista das demos mais jogadas do Next Fest
- Madden NFL garantido: EA e NFL estendem parceria até 2030
- Valve atualiza CS2 e evapora US$ 1,8 bilhão do mercado de skins
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.