Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chefe de Xbox pede que a indústria aposte em emulação

Por| Editado por Bruna Penilhas | 18 de Novembro de 2021 às 15h56

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Phil Spencer

Usar ou não emuladores é uma discussão comum no mundo dos games. É comum ver a Nintendo processando sites contra isso os acusando de pirataria, mas Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, defende que isso é uma forma de preservação e sugere alguns caminhos.

Em entrevista ao site Axios, o líder disse que a indústria de jogos eletrônicos tem dificuldade em manter suas obras passadas, seja por novos padrões de hardware ou degradação da mídia pelo tempo. “Minha esperança (e acho que devo apresentá-la dessa forma a partir de agora) é uma indústria em que trabalhamos em emulação legal que permita que os hardwares modernos rodem qualquer programa mais antigo (dentro do possível), permitindo que alguém jogasse qualquer jogo”, diz Spencer.

Continua após a publicidade

O raciocínio do executivo é para continuar o trabalho que a Microsoft já faz, emulando os games através de softwares proprietários da marca e com jogos de consoles anteriores, como acontece com as listas de títulos retrocompatíveis do primeiro Xbox e do Xbox 360. Com este investimento, jogadores do Xbox One, Xbox Series X e Xbox Series S podem acessar jogos selecionados de consoles mais antigos.

A conversa foi publicada poucos dias depois da empresa confirmar a adição de mais 70 jogos ao catálogo de games com retrocompatibilidade, em 15 de novembro. Porém, esta será a última leva de novidades “devido ao licenciamento, direitos e restrições técnicas" que envolvem os títulos.

“Acho que, no final, se dissermos: 'ei, qualquer um deve poder comprar qualquer jogo ou possuir qualquer um para continuar jogando’, isso pode ser uma grande estrela do norte para nós como indústria”, finaliza Phil Spencer.

Continua após a publicidade

Fonte: Axios, GameIndustry