Chefe de Xbox pede que a indústria aposte em emulação
Por Guilherme Sommadossi | Editado por Bruna Penilhas | 18 de Novembro de 2021 às 15h56
Usar ou não emuladores é uma discussão comum no mundo dos games. É comum ver a Nintendo processando sites contra isso os acusando de pirataria, mas Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, defende que isso é uma forma de preservação e sugere alguns caminhos.
- Xbox Cloud Gaming para consoles chegará em breve ao Brasil
- Xbox Game Pass recebe Dead Space, Mortal Shell e mais em novembro
Em entrevista ao site Axios, o líder disse que a indústria de jogos eletrônicos tem dificuldade em manter suas obras passadas, seja por novos padrões de hardware ou degradação da mídia pelo tempo. “Minha esperança (e acho que devo apresentá-la dessa forma a partir de agora) é uma indústria em que trabalhamos em emulação legal que permita que os hardwares modernos rodem qualquer programa mais antigo (dentro do possível), permitindo que alguém jogasse qualquer jogo”, diz Spencer.
O raciocínio do executivo é para continuar o trabalho que a Microsoft já faz, emulando os games através de softwares proprietários da marca e com jogos de consoles anteriores, como acontece com as listas de títulos retrocompatíveis do primeiro Xbox e do Xbox 360. Com este investimento, jogadores do Xbox One, Xbox Series X e Xbox Series S podem acessar jogos selecionados de consoles mais antigos.
A conversa foi publicada poucos dias depois da empresa confirmar a adição de mais 70 jogos ao catálogo de games com retrocompatibilidade, em 15 de novembro. Porém, esta será a última leva de novidades “devido ao licenciamento, direitos e restrições técnicas" que envolvem os títulos.
“Acho que, no final, se dissermos: 'ei, qualquer um deve poder comprar qualquer jogo ou possuir qualquer um para continuar jogando’, isso pode ser uma grande estrela do norte para nós como indústria”, finaliza Phil Spencer.
Fonte: Axios, GameIndustry