Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Team-Xecuter pagará R$ 25 milhões de multa à Nintendo por pirataria

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Novembro de 2021 às 20h45

Link copiado!

Reprodução/Nintendo/Super Mario Odyssey
Reprodução/Nintendo/Super Mario Odyssey
Tudo sobre Nintendo

O suposto líder do grupo Team-Xecuter, dedicado a piratear e desbloquear consoles da Nintendo, mudou de ideia e se declarou culpado para a Justiça dos Estados Unidos. Gary Bowser alterou o testemunho após ser preso em outubro passado ao lado de outros membros do grupo.

Inicialmente, Bowser se declarou inocente das acusações, que incluem um total de 11 crimes, entre eles conspiração para cometer fraude eletrônica e conspiração para cometer lavagem de dinheiro. Com a revisão do processo, o indiciado concordou em confessar as acusações e pagar voluntariamente uma multa de U$ 4,5 milhões, cerca de R$ 25 milhões na cotação atual, à Nintendo.

"O réu, Gary Bower, também conhecido como 'GaryOPA', utiliza de forma consciente e intencional uma empresa cibercriminosa que desenvolveu, fabricou, comercializou e vendeu uma variedade de dispositivos de evasão que permitiam aos clientes da empresa jogar videogames em versões pirateadas, comumente chamados de 'ROMs'", diz o acordo de confissão compartilhado pelo TorrentFreak.

Continua após a publicidade

O Team-Xecuter ficou famoso durante as gerações do Nintendo 3DS e Switch por vender e distribuir códigos que permitiam a execução de jogos pirateados nos consoles da empresa japonesa.

Paralela à investigação do departamento de Justiça dos Estados Unidos, a Nintendo abriu um processo separado em abril. A empresa do Mario exige que os domínios do Team-Xecuter sejam derrubados e que todas as fraudes de software criadas pelo grupo sejam destruídas. O caso está em andamento.

Continua após a publicidade

Fonte: TorrentFreak, Games Industry