CEO da Epic Games defende uso de IA em ARC Raiders após review polêmica
Por Gabriel Cavalheiro |

O uso de inteligência artificial generativa voltou a gerar polêmica na indústria dos games, após uma análise do portal Eurogamer que criticou o uso de IA na dublagem de NPCs de ARC Raiders. Não demorou muito para que a opinião do site gerasse uma discussão ferrenha, afinal, IA é o assunto do momento.
Na análise, o escritor freelancer Rick Lane argumentou que, assim como em The Finals (outro jogo da Embark Studios), ARC Raiders faz uso de conversão de texto para fala (Text-to-Speech ou TTS) via Inteligência Artificial de maneira "agressivamente medíocre", plana e sem emoção, comprometendo a qualidade artística do jogo.
Com mais de 5 milhões de visualizações no X (antigo Twitter), milhares de usuários se manifestaram sobre a análise. Entre eles, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, que respondeu ao post: "Opiniões políticas deveriam ir para editoriais, pessoal". Segundo o executivo, a tecnologia aumenta a produtividade humana de forma exponencial e as opiniões sobre a IA "são especulativas e geralmente distribuídas ao longo de linhas políticas".
Sweeney continua em um comentário subsequente: "Já que o autor [da análise] apresenta o cenário pessimista, vou apresentar o otimista aqui. Os desenvolvedores de jogos competem para criar os melhores jogos e atrair jogadores. Quando a tecnologia aumenta a produtividade, a competição leva à criação de jogos melhores, em vez da redução do número de funcionários".
O CEO da Nexon (empresa por trás de ARC Raiders), Junghun Lee, afirmou em entrevista ao site Gamespark que a IA generativa melhorou a eficiência na produção e operação de serviços ao vivo. O executivo ainda argumentou: "Acho importante presumir que todas as empresas de jogos estão usando IA agora".
Quanto ao uso de IA para converter texto em áudio pela Embark Studios em ARC Raiders, Lee afirma: "O TTS nos permite aumentar o escopo do jogo em algumas áreas onde achamos necessário, ou onde há repetição entediante, em situações em que os dubladores podem não considerar um trabalho valioso".
IA protagoniza polêmicas nos games em 2025
A Inteligência Artificial ganha cada vez mais terreno em espaços públicos, ao passo que o investimento e o impacto social da tecnologia vão crescendo exponencialmente. Nos games a coisa não é diferente. Muito se tem discutido sobre o impacto da IA nos jogos e artistas.
Um exemplo que ficou famoso é o de The Alters, título da 11 bit studios duramente criticado pela utilização de IA na localização do jogo para português do Brasil, além do uso de ferramentas do tipo para assets e textos do cenário.
Apesar de a IA abraçar todo o tipo de produção humana voltada à tecnologia e espaço digital, nem todo mundo acredita que a tecnologia pode substituir os desenvolvedores por completo. É o caso do CEO da Take-Two Interactive, Strauss-Zelnick, que reiterou que ferramentas de Inteligência Artificial nunca conseguirão criar universos complexos como GTA.
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Fonte: EuroGamer, PC Gamer, GamesIndustry