CEO da AMD deixa escapar quando o Xbox Magnus será lançado
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Em reunião com investidores, a CEO da AMD, Dra. Lisa Su, afirmou que o Xbox Magnus chegará ao mercado no ano de 2027. Ainda que a Microsoft não tenha revelado datas, esta é a janela de lançamento oficial com a qual a gigante dos semicondutores trabalha.
- Como o Xbox evoluiu desde sua primeira versão
- 8 erros que a Microsoft não pode cometer no Xbox Magnus
De acordo com a executiva, o projeto tem um bom progresso e tudo corre conforme os planos das duas companhias para o novo console.
“O desenvolvimento da próxima geração de Xbox da Microsoft, que terá um SoC (System-on-a-Chip) AMD semicustomizado, progride conforme o esperado para viabilizar o lançamento em 2027”, revelou Dra. Lisa Su.
Ela também afirmou que veremos uma queda neste ano. “Para 2026, esperamos que a receita anual de SoC semi-customizados caia em uma porcentagem significativa de dois dígitos, conforme entramos no 7º ano do que se mostrou um ciclo muito forte dos consoles”.
Assim como o PlayStation 6 e o Xbox Magnus, a companhia também dá suporte para outras fabricantes que trarão novos produtos nos próximos meses — como é o caso da Valve, que disputará espaço com a Microsoft em um breve futuro.
“De um ponto de vista de produtos, a Valve está a caminho de iniciar o envio dos Steam Machine, que possuem chips AMD, em breve”, afirmou a CEO.
Os planos ao redor do Xbox Magnus
Vale notar que esta pode ser uma previsão inicial de lançamento do Xbox Magnus, visto que a Microsoft pode mudar de ideia ao longo do tempo. A AMD pode estar com os chips preparados até a data, mas se ele vai chegar em 2027 ou não apenas a sua fabricante pode determinar.
A Sony, em contrapartida, deseja prolongar um pouco mais o tempo de vida do PlayStation 5. A companhia levou em consideração o sucesso que ele tem feito e aponta que a próxima geração de consoles deve ser lançada apenas de 2028 em diante.
Vale lembrar que os últimos relatos da Microsoft apontam que o Xbox Magnus será um videogame “premium”, que funcionará como um híbrido entre as plataformas e os PCs — da mesma forma que o Steam Machine.
Enquanto se preparam para o futuro, o presente não soa tão animador. Além da queda vertiginosa nas vendas no mercado de console, desenvolvedores já afirmam que o interesse em produzir jogos para a plataforma está cada vez menor.
Leia também no Canaltech: