Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BIG Festival 2022 abre portas com público diverso, centenas de jogos e NFTs

Por| Editado por Bruna Penilhas | 07 de Julho de 2022 às 20h13

Link copiado!

Canaltech/Lucas Arraz
Canaltech/Lucas Arraz

O BIG Festival de 2022 abriu as portas nesta quinta-feira (7) com diversas ativações e mais de 100 jogos disponíveis para teste. A décima edição do maior festival de games, criação e networking na América Latina ocorre até o próximo domingo (10), com uma programação recheada de palestras, videogames e rodadas de negócios para desenvolvedores que buscam uma publicadora.

Após dois anos sem uma edição presencial, por conta da pandemia de covid-19, o evento está diferente neste ano. A edição de 2022 marca a primeira sob nova direção. O grupo Omelete Company assumiu a organização e trouxe o BIG Festival para o imponente São Paulo Expo, localizado na capital São Paulo, que também abriga a CCXP.

Continua após a publicidade

A mudança de local é um passo importante, dando uma grandiosa e inédita dimensão para o evento. Por outro lado, agora o BIG está distante do centro da capital, o que pode afastar o público que não quer ir tão longe, e também deixou de ser um evento gratuito, algo que era um grande diferencial nos anos anteriores.

Mas, apesar das mudanças, o novo BIG Festival parece manter a essência. Os jogos independentes ainda são o grande destaque do evento, só ganhando novas companhias. Estúdios e indies protagonizam a feira, mas agora dividem espaço com influenciadores digitais e os controversos jogos “play to earn” e suas tecnologias blockchain e de tokens não fungíveis (NFT).

Na prática, ainda é possível andar pelo BIG Festival, conhecendo e conversando com desenvolvedores de jogos brasileiros que buscam um lugar na indústria. A diferença é trombar em um estande dedicado ao Gaulês, maior streamer brasileiro e sócio da Omelete Company, e algumas outras pessoas te convidando para conhecer jogos que prometem uma maneira arriscada de ganhar dinheiro.

Estudantes, fãs e sonhadores

Continua após a publicidade

Alheio ao contexto, o público atraído pelo BIG Festival ainda é muito diverso. Enquanto testo ONE PIECE ODYSSEY no espaço da BANDAI NAMCO, sou rodeado por crianças que parecem ter entre 10 e 13 anos. Ao fundo, um profissional da educação pede que os alunos de uma escola estadual de São Paulo não se espalhem pelo evento. “Confio em vocês ou os passeios vão acabar”, exprime o “tio”.

Decido parar a sessão de jogatina para conversar com um dos menores que me rodeia. “Aqui é muito legal. Em casa tenho apenas o celular para jogar. Essa é a primeira vez que vejo um PlayStation de perto”, comenta João Augusto, de 12 anos.

Imediatamente após terminar a conversa com uma criança, sou abordado por um casal de produtores com uma roupa estampada por um jogo que não conheço. Juliana Kraiser, da DuckRabbit, me chama para conversar sobre Rekon Reborn, um roguelite brasilleiro que busca investimento no BIG e tenta trazer uma diferença positiva ao mundo.

Continua após a publicidade

O jogo desenvolvido pelo estúdio brasileiro Wondernaut Studio tem uma proposta social. Kraiser conta que parte dos lucros objetivos com a venda Rekon Reborn será destinado a uma organização mundial que trabalha com sustentabilidade.

Quem irá escolher o destino dos fundos será a própria comunidade do jogo, que poderá votar e optar por apoiar a causa da energia renovável, tratamento de água ou reflorestamento. Curiosamente, Rekon Reborn não trabalhará sobre o tema da sustentabilidade dentro da história.

"Nossa ideia é entrar nesse assunto por uma outra porta, um outro caminho que estimule um novo hábito e que alcance os jogadores", descreveu Kraiser. "Nossa expectativa no BIG é conseguir um parceiro que valorize os mesmos ideais. Não estamos lançando apenas um jogo bonito e divertido, mas estamos preocupados com o impacto. Que ele traga uma mensagem por trás, transmitindo um valor."

A aventura está em produção para PC e consoles e o planejamento inicial é o lançamento de uma demo em agosto deste ano.

Continua após a publicidade

Me despeço de Kraiser e converso com colegas jornalistas, um público entusiasta de jogos e alguns influenciadores. A massa que circula pelo BIG têm diferentes idades, sotaques e até vestimentas, indo de executivos engravatados a um grupo de cosplayers do anime Demon Slayer.

Vou atrás de uma mulher que está vestida de Tanjiro. No meio do caminho, a imagem de um porquinho rodeado por diversas moedas em um estande roxo me chama atenção. Ali, é o local em que a Ripio, uma das patrocinadoras do evento, expõe jogos com NFT.

Continua após a publicidade

NFTs estreiam no BIG

A presença de jogos que envolvem criptomoedas com tecnologia blockchain foi confirmada pela primeira vez no BIG Festival deste ano. Com o evento focado em jogos independentes, a novidade não foi bem recebida por muitos. Nas redes sociais, jornalistas e influenciadores dividiram-se entre apoio e repulsa à inclusão.

Parte do processo envolve a resistência do mercado consumidor aos jogos que prometem fazer o jogador ganhar dinheiro. Setores do público entendem que a novidade pode influenciar e desvirtuar o propósito de um game.

Voltando ao estande da Ripio, o local tem quatro jogos para testar: Axie Infinity, League of Kingdoms, Thetan Arena e Ni no Kuni: Cross Worlds. Os três últimos são gratuitos para começar enquanto o primeiro demanda um investimento de pelo menos US$ 4 (cerca de R$ 20) para novatos.

Continua após a publicidade

O local está movimentado. Converso com o porta-voz da Ripio sobre as críticas que a participação desse tipo de jogo no evento recebeu online. “Para qualquer inovação tecnológica, existe quem suporte e quem ofereça resistência. Aos que resistem, falta um pouco de educação para entender os projetos de forma mais fluida. Dificilmente alguém que está sendo remunerado por um trabalho, seria resistente a esse modelo de negócio. Queremos valorizar o desenvolvedor e o jogador pelo esforço que foi feito dentro do jogo”, defende Henrique Teixeira, porta-voz da Ripio.

O estande espera que até 6 mil pessoas, por dia, circulem pelo local. “Os jogos com cripto vieram para ficar. No futuro, dificilmente alguém vai procurar um jogo sem monetizar esse esforço. Com a possibilidade de jogar e ser recompensado por isso, temos uma forma de fomentar a indústria de uma forma mais justa”, completou Teixeria.

A incerteza de como os NFTs podem mudar as comunidades de jogos online com a chegada de mineradores, influenciar o processo criativo de desenvolvimento ou ainda o preço de skins e itens in-game estão entre as preocupações mais aparentes. E com motivos para isso. Além disso, os valores das criptomoedas estão sofrendo baixas gigantescas nas últimas semanas.

Continua após a publicidade

Com a indústria dos videogames atraindo milhões de pessoas, outra preocupação surge com a chegada dos NFTs: o impacto ambiental que a novidade pode causar. De acordo com estudos feitos com pesquisadores independentes, uma peça criada em NFT pode colaborar com a emissão de mais de 200 quilos de substâncias que aquecem o planeta, o equivalente a dirigir por mais de 800 quilômetros em um veículo que roda com gasolina.

Sony, Xbox e Nintendo no BIG 2022

Marcas como Xbox, Capcom, Bandai Namco e Sony têm espaços com videogames e jogos para testar ao longo do espaço do BIG. O maior desses espaços é da Sony, com 30 unidades de PlayStation 5 onde é possível testar Track to Yomi, SiFu, Spelunky 2, Solar Ash e outros títulos de empresas parceiras.

Continua após a publicidade

Ainda mais focados em jogos independentes, a Microsoft expôs 12 unidades do Xbox Series S com lançamentos e demos do ID Xbox, selo de publicação de aventuras independentes. É possível testar o simpático Another Crusade e Shadowrun por aqui.

Se afastando um pouco da proposta, a Nintendo montou 6 Nintendo Switch para o público testar lançamentos recentes como Mario Kart 8 Deluxe, Mario Strikers e o Nintendo Switch Sports.

O evento ainda conta com espaços da Capcom, da BANDAI NAMCO (que trouxe o inédito ONE PIECE ODYSSEY) e o Panorama Brasil, com diversos jogos brasileiros. No meio do pavilhão, é possível usar computadores para conhecer os indicados aos prêmios do BIG Festival 2022.

Continua após a publicidade

Pipocam ainda pequenos espaços dedicados a jogos em desenvolvimento que buscam investimento. Em um salão, distante dos jogadores que se divertem casualmente, uma das salas é totalmente ocupada por reuniões de negócios entre estúdios e publicadoras.

Serviço: BIG Festival 2022

  • Onde: centro de Convenções São Paulo Expo; 1,5, Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda, 04329-900, São Paulo, Brasil.
  • Quando: de 7 a 10 de julho de 2022
  • Horário: aberto das 10h às 22h
  • Ingressos: https://www.bigfestival.com.br/ingressos.html
Continua após a publicidade

Cupom do Canaltech para ingressos do BIG Festival

O Canaltech oferece um cupom de desconto exclusivo para você, que deseja comparecer ao evento! O código pode ser aplicado em qualquer ingresso, inclusive na categoria de meia-entrada (ou seja, é cumulativo). Para aproveitar, basta informar o cupom CANALTECHBIG22 no link de vendas aqui.