Publicidade

BGS 2022: 10 jogos indies para testar no evento

Por| Editado por Bruna Penilhas | 07 de Outubro de 2022 às 15h43

Link copiado!

Divulgação/Studio Kraken/Statera Studio/Rodrigo Banzato
Divulgação/Studio Kraken/Statera Studio/Rodrigo Banzato

A Brasil Game Show (BGS) 2022 começou! A feira, que acontece entre os dias 6 e 12 de outubro no São Paulo Expo, conta com centenas de jogos incríveis para os visitantes testarem à vontade. Um dos destaques é a Avenida Indie: um corredor repleto de estandes de desenvolvedores independentes que representam o melhor do mercado brasileiro de games.

O Canaltech já conferiu os títulos presentes na Avenida Indie, e selecionou os 10 opções para você experimentar. São jogos para todos os gostos, que variam entre terror, luta, plataforma e até visual novel.

10. Shattered Heaven

Continua após a publicidade

O primeiro game próprio da Leonardo Interactive — que talvez você conheça pela publicação de Daymare: 1998 — mistura RPG, fantasia medieval e card game. As batalhas em turnos envolvem múltiplos personagens contra criaturas sombrias, enquanto o jogador deve manejar o que tem na mão diante do que pode estar por vir pela ação dos inimigos.

Elementos procedurais também aparecem em uma jornada com múltiplos personagens e diferentes caminhos, em uma terra amaldiçoada na qual a humanidade matou Deus. Deixada à própria sorte, os remanescentes enfrentam demônios em masmorras geradas de forma aleatória, com cada jogada sendo diferente da anterior, o que também exige cuidado na evolução de guerreiros e no uso de pontos de habilidade.

Shattered Heaven tem lançamento marcado para o final deste ano no PC.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

9. Pocket Bravery

Ares do passado e mecânicas do presente se misturam em uma proposta brasileira, que vem chamando bastante atenção no meio dos games de luta. Desenvolvido pela Statera Studio, o título com gráficos cartunescos e o peculiar estilo SD pode ser jogado na BGS, em uma amostra da qualidade dos controles e da competitividade dos combates.

Pocket Bravery, inclusive, já conta com a presença de famosos — a participação de Sho Kamui, da antiga série Bravery, está confirmada. No total, serão 12 personagens jogáveis e diferentes modos que incluem as tradicionais campanha, versus e multiplayer, mas também o Combo Factory, por onde jogadores novatos podem aprender a lutar e entender as técnicas de jogabilidade antes de encararem as brigas para valer.

Continua após a publicidade

Pocket Bravery tem lançamento marcado para o ano que vem no PC, PlayStation 4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

8. Parallel

Não se assuste caso esteja andando pela Avenida Indie da BGS 2022 e se deparar com um palhaço sinistro. Ele será a sua porta de entrada para este RPG de ação cheio de elementos perturbadores, no qual o jogador explora diferentes mundos. Civilizações destruídas, ambientes místicos e cenas de destruição estão entre os cenários visitados pelo usuário, tudo em primeira pessoa.

Continua após a publicidade

No game do desenvolvedor Rodrigo Banzato, as decisões também importam, com as escolhas e atitudes tomadas interferindo no enredo. Tais escolhas, inclusive, podem ser feitas de forma pouco clara ou sem que o jogador tenha todas as informações, afinal de contas, estamos em um mundo paralelo, onde as regras não necessariamente se aplicam.

Parallel foi lançado um dia antes da BGS 2022, em 5 de outubro, para PC. Uma demo também está disponível no Steam para quem quiser experimentar antes de comprar.

7. Space Chefs

Continua após a publicidade

Controlar um restaurante não é tarefa fácil, e quando ele está localizado no espaço, pode ser pior ainda. É essa a proposta de mais um game nacional disponível na Brasil Game Show 2022, com puzzles culinários cooperativos em que o desafio começa logo no entendimento das receitas, que aparecem em línguas desconhecidas e também incluem ingredientes alienígenas.

O título da Luski Game Studio também tem um elemento de exploração, afinal de contas, antes de cozinhar, é preciso coletar os ingredientes. Os jogadores vão explorar um mundo aberto com gráficos bem interessantes e criaturas peculiares, além de personagens que auxiliam na jornada e no entendimento desse universo todo diferente.

Space Chefs deve chegar ao PC em 2023.

6. Fractured Sanity

Continua após a publicidade

Uma das propostas em realidade virtual disponível na Avenida Indie da BGS 2022 é, claro, focada no horror que apenas um óculos desse tipo pode proporcionar. Os desenvolvedores da United Games já deixam claro, logo de início, que a inspiração é direta em franquias como Resident Evil e Silent Hill, o que por si só, já faz merecer uma visita.

O jogador acorda em um hospital psiquiátrico sem saber porque está ali nem que lugar é esse, mas logo percebe que precisará fazer o possível para sobreviver. Em meio a alucinações, criaturas bizarras e um quase nada de iluminação, ainda aparecem puzzles e itens para serem coletados, na promessa de mais uma experiência Survival Horror inteiramente nacional.

Fractured Sanity chega em 31 de outubro ao PC, sendo compatível com os headsets HTC Vive, Oculus Rift e Valve Index.

Continua após a publicidade

5. Flunky Farm

O Doutor Tiroliro planeja dominar o mundo, mas não pode fazer isso sozinho. Por isso, criou pequenos monstrinhos para ajudá-lo nessa tarefa. Mas antes, ele os colocou em arenas para se digladiarem a fim de decidir quem é o mais forte. Você controla um desses personagens fofinhos, mas ardilosos.

O objetivo da partida é empurrar os jogadores para fora da arena — assim como ocorre em Super Smash Bros. ou em MultiVersus, por exemplo. Quanto mais dano você recebe, mais "leve" você fica, e mais suscetível a ser jogado para longe com um único golpe. Cada personagem tem habilidades únicas, e você pode experimentar todos os monstrinhos a fim de escolher o seu preferido.

Continua após a publicidade

Flunky Farm deve chegar ao PC no início de 2023. Detalhe: os desenvolvedores, da Vneta Games Studio, estão sorteando um PlayStation 5 para quem jogar.

4. Farm Your Friends

Imagine uma mistura de Colheita Feliz, do Orkut, com Overcooked! Este é Farm Your Friends, que coloca os jogadores para controlar fazendeiros em arenas retangulares. Você precisa plantar verduras e legumes, regá-las, colhê-las e revendê-las. Quem fizer mais dinheiro, vence a partida.

Continua após a publicidade

O problema é que, durante o processo, é possível "jogar sujo": dá para roubar dos adversários (e ser roubado), usar itens para atrapalhar os outros e até ser trapaceado pelos próprios elementos do cenário. Um game divertido, ideal para causar discórdia entre amigos.

Farm Your Friends não tem previsão de lançamento ainda, mas já pode ser adicionado à lista de desejos do Steam.

3. NVDA

Continua após a publicidade

NVDA é perfeito para os fãs de visual novels, gênero cujo foco é a leitura de histórias. O game se passa em Natal (RN), e acompanha um estudante chamado Hugo, que está prestes a concluir o ensino médio e passar pelo dilema do vestibular. Ele sonha em estudar Cinema, mas seus pais querem que ele faça um curso mais tradicional, como Direito, para garantir a ele uma estabilidade financeira.

O game promete colocar o jogador em decisões difíceis, que impactarão drasticamente a vida de Hugo. Ele precisará balancear seu tempo entre estudo, lazer, amigos e, claro, seguir seu sonho. O projeto é desenvolvido pelo Studio Kraken, também localizado em Natal, e recebeu incentivo da Prefeitura de Natal, através de um edital da Lei Aldir Blanc.

NVDA já foi lançado na Steam uma vez, mas será relançado com correções de bugs e novos finais — nove no total — até o fim deste ano. O título está disponível para ser adicionado à lista de desejos.

2. Donut Arena

Este jogo é um rogue-lite com foco no combate, bastante desafiador e que exige reflexos rápidos. Você controla um gladiador que precisa lutar contra outras pessoas a fim de agradar o rei. Conforme você avança, ganha donuts, cuecas (sim, seu personagem começa pelado, como veio ao mundo), armaduras e armas novas. Se você desagradar o rei, ele pode lhe punir com mais dificuldades e armadilhas.

As fases são geradas proceduralmente, ou seja, criadas aleatoriamente por uma inteligência artificial. Isso significa que nenhuma partida será igual a outra, obrigando o jogador a estudar os movimentos do jogo e melhorar cada vez mais. O detalhe é que o game foi feito por uma única pessoa: Mario Ariano.

Donut Arena já está disponível para PC, via Steam, por R$ 5,99.

1. Feelings

Feelings deve chamar a atenção de quem passar pela Avenida Indie graças aos seus visuais fofos e coloridos. Trata-se de um jogo de plataforma 3D com foco na exploração e na resolução de quebra-cabeças. Você acompanha a Sara, uma jovem que, acompanhada pelo dragãozinho voador Toothbun, precisa explorar várias ilhas enquanto tenta se reencontrar consigo mesma.

Os desenvolvedores da Lumo Entertainment explicaram que a trama é cheia de camadas adultas, e que cada ilha visitada representa uma luta interior da personagem. A personagem leva consigo um diário com memórias e anotações sobre sua vida; no começo do game, porém, ela perde essas páginas, e o jogador precisa reencontrá-las para que a personagem lembre do seu passado. Apesar disso, o game pode ser aproveitado por toda a família, inclusive pelos pequenos, garantiram.

Feelings deve chegar para PC em 2023.

Texto feito em colaboração entre Felipe Demartini e Felipe Goldenboy