Battlefield 6 não permitirá crossplay apenas entre jogadores de console
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Jogos online para PC sempre estiveram sujeitos a cheating/trapaças, e isso é um problema em games com crossplay com consoles, plataforma que não costuma sofrer com isso. A EA se preparou para Battlefield 6 nesse sentido, dando a opção para jogadores de PlayStation e Xbox bloquearem os PC gamers se preferirem. O problema é que isso também impede o crossplay entre PlayStation e Xbox.
- Como ativar o Secure Boot para jogar Battlefield 6 e outros jogos?
- Impressões de um "noob": Battlefield 6 é divertido até para quem foge do online
Em entrevista ao IGN, o diretor técnico, Christian Buhl, disse que estão "levando a trapaça extremamente a sério" no novo game. A EA e os estúdios envolvidos no desenvolvimento do game têm adotado diferentes medidas para prevenir que os trapaceiros inundem o jogo, como acontece em muitos jogos multiplayer, mesmo os que contam com defesas.
O executivo também explica que, caso o jogador opte por não jogar com outros jogadores de PC, o gameplay ficará restrito unicamente à sua plataforma. Ou seja: se você possui PlayStation 5, só poderá jogar com amigos e jogadores de PlayStation 5. Caso queira jogar com um amigo que tem Xbox, infelizmente terá de abrir as portas para jogadores de PC.
Battlefield 6 tem diferentes recursos para combater trapaças
Uma dessas formas é a obrigatoriedade de hardware compatível com o recurso Secure Boot (Inicialização Segura), além do novo sistema anticheat do game.
"Obviamente, a trapaça é muito mais comum no PC do que no console, mas estamos nos esforçando muito e trabalhando bastante para priorizar o combate aos trapaceiros. Ativamos a Inicialização Segura. Temos o Javelin, nosso novo sistema anti-cheat, que é necessário para jogar", disse Buhl.
O diretor técnico de Battlefield 6 afirma que tem "uma equipe toda dedicada ao anti-cheat, incluindo engenheiros e analistas que estão revisando as coisas e banindo jogadores e descobrindo quais são os cheats mais recentes".
Porém ele deixa claro que nunca é possível ganhar dos cheaters, já eles "sempre estarão lá, é um jogo sem fim de gato e rato". Aos jogadores de console que quiserem jogar com amigos de outras plataformas, Christian Buhl diz que não pode garantir que não haverá trapaceiros, mas afirma que estão "sendo extremamente agressivos" nessa questão. "Vemos isso como algo crítico ao sucesso, à saúde do jogo", adiciona.
Veja mais do CTUP:
Fonte: IGN