Banjo-Kazooie voltou? Port para PC feito por fãs traz clássico com melhorias
Por Gabriel Cavalheiro |

Enquanto a Microsoft ignora um dos jogos de plataforma mais populares de todos os tempos, um grupo de modders anunciou, no último sábado (24), Banjo: Recompiled, um port nativo de Banjo-Kazooie para PC (Windows, Mac e Linux) com melhorias e recursos modernos.
Banjo: Recompiled inclui novas opções, como suporte a widescreen e monitores ultrawide, rodando a 60 fps, 120 fps ou mais. O port não oficial também inclui remapeamento de controles e um menu de mods integrado. Os modders ressaltaram que é necessário ter uma cópia original do jogo para jogar o port.
Lançado originalmente em 1998 no Nintendo 64, Banjo-Kazooie foi referência no gênero de plataforma 3D collectathon. O jogo virou propriedade da Microsoft em 2002, ano em que a dona do Xbox adquiriu a Rare, hoje responsável por Sea of Thieves.
Desde então, a franquia recebeu poucos jogos, sendo o último título original Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts, lançado em 2008. Nesse longo período, os títulos da série receberam algumas remasterizações que ficaram restritas ao Xbox. Banjo-Kazooie também foi disponibilizado no Nintendo Switch Online em 2024.
Agora, graças a modders, a franquia chega ao PC com melhorias absurdas, ao passo que a Microsoft parece ter abandonado a dupla há quase 18 anos.
Jogos feitos por fãs crescem
Banjo: Recompiled faz parte de um movimento comum de diversas comunidades de fãs de trazer clássicos com melhorias ao PC. Esté o caso de Super Mario 64, que ganhou um port para PC com suporte a 4K há alguns anos.
Leia também no Canaltech:
- 10 jogos que completam 30 anos em 2026
- 8 franquias que queremos de volta no Xbox Magnus
- Jogos físicos de Nintendo ficam mais caros quando entram no Switch Online
Vídeo: PC ou console? Afinal, existe um melhor?