Publicidade

Super Mario 64 ganha port 4K para PC feito por fã

Por| 05 de Maio de 2020 às 11h54

Link copiado!

Super Mario 64 ganha port 4K para PC feito por fã
Super Mario 64 ganha port 4K para PC feito por fã

Um usuário que atende apenas pelo apelido de “Unreal” postou um vídeo no YouTube de uma versão criada por ele próprio do jogo Super Mario 64, da Nintendo, feita especificamente para PC, com controles nativos e resolução 4K. Ainda que versões modificadas do jogo não sejam nada novo, é bem raro ver 1) o título inteiro e 2) projetado do zero especificamente para rodar em outra plataforma que não um console Nintendo.

O vídeo tem cerca de 12 minutos de duração, mas, infelizmente, você só pode mesmo é curtir o material — que realmente ficou muito bom: o fã não postou links para download e nem pretende fazê-lo: “Eu não posso oferecer um link para baixar [o jogo] por razões óbvias então NÃO peça por um link nos comentários”, diz o usuário.

Por “razões óbvias”, Unreal refere-se à notória política de proteção a propriedade intelectual estipulada pela Nintendo. A japonesa, uma das três principais empresas da indústria mundial dos videogames, é famosa por levar à justiça quem edita, quebra proteções ou mesmo cria versões alternativas de seus jogos — ainda que uma versão sem fins comerciais, como parece ser este caso. E a Nintendo leva isso muito a sério: parques de diversão e bares que tinham meras referências a personagens dos vários jogos da empresa receberam cartas de ordem de desistência e ameaça de processo caso não descontinuassem tais produtos.

Continua após a publicidade

No caso de Super Mario 64, a situação pode ser ainda mais complicada, já que boatos nos bastidores da indústria indicam que o jogo pode estar em vias de ser relançado pela empresa em algum momento este ano. O mascote faz aniversário de 35 anos em 2020 e rumores indicam que não apenas ele, mas também Super Mario Galaxy e Paper Mario ganharão novas versões em algum momento no segundo trimestre deste ano.

Fonte: Unreal (YouTube)