Publicidade

As maiores creepypasta de Pokémon

Por| Editado por Bruna Penilhas | 31 de Dezembro de 2021 às 17h00

Link copiado!

Reprodução/The Pokémon Company
Reprodução/The Pokémon Company

Os jogos da franquia Pokémon são, em sua maioria, coloridos e passam aquela sensação otimista de que tudo irá dar certo no final. Apesar do clima, a franquia não se safou de ganhar um conjunto de creepypasta ao longo dos anos. Usando elementos presentes nos jogos da série, jogadores criaram lendas urbanas e histórias assustadoras que causaram algum alvoroço quando confundidas com uma história real ou até um jogo oficial da franquia. Nessa lista, separamos as maiores creepypasta envolvendo Pokémon.

O que é creepypasta?

Creepypasta são histórias de terror que funcionam como lendas urbanas. Geralmente, este conceito envolve jogos ou acontecimentos da cultura pop, com situações macabras criadas por fãs que abusam do horror para criar histórias. Algumas possuem um teor bem mais pesado, tratando de temas mais sensíveis, enquanto outras usam somente o clássico "suspense" para narrar os acontecimentos. Confira a seleção de maiores creepypastas do mundo dos jogos.

Continua após a publicidade

Creepypasta de Pokémon

5. Síndrome de Lavender Town

A lenda urbana mais conhecida envolvendo a franquia Pokémon é a história que a trilha sonora da cidade de Lavender Town, dos jogos Red e Blue, causaram uma onda de problemas psicológicos em crianças e até alguns casos de suicício no Japão na década de 1990.

Continua após a publicidade

Segundo a Creepypasta, a primeira versão da trilha sonora da cidade possuía altas frequências de som, mais perceptíveis entre crianças. A música seria capaz de gerar ansiedade e depressão nos jogadores e por essa razão, segundo a lenda, teria sido alterada nas versões definitivas de cartuchos de Pokémon Red e Blue.

Em 2010, um vídeo analisando a suposta versão original da trilha sonora de Lavender Town se popularizou na internet ao usar um "software especial" para analisar o áudio da música. Dando formas para os espectros de onda da canção, o programa de computador exibiu imagens de Unown, Pokémon que seria introduzido na franquia anos após o lançamento de Red e Blue, na segunda geração de monstrinhos.

4. Pokémon Lost Silver

Continua após a publicidade

Falando em Unown, a próxima creepypasta envolve esse estranho monstrinho em forma de alfabeto e uma versão modificada de Pokémon Silver e Gold. Hacks e mods de Pokémon sempre existiram e eram vendidos em disquetes para emulação ou até em cartuchos modificados para o antigo Game Boy Color.

A creepypasta de Lost Silver envolve a história de um fã que alega ter comprado uma cópia usada na GameStop dos Estados Unidos, pensando se tratar de uma versão original de Pokémon Silver. Mas, assim que o jogador carregou o game, ele percebeu que o save do dono anterior do cartucho estava lá e era bastante perturbador.

O antigo treinador do jogo foi nomeado “…” e havia completado a Pokédex com 251 monstrinhos, incluindo os raros míticos Celebi e Mew. O mais perturbador era o time do jogo salvo. O treinador anterior deixou cinco Unowns e um Cyndaquil. Os Unown, cada um representando uma letra, formavam a palavra “leave” e o Cyndaquil recebeu o apelido “hurry”, deixando a frase “abandone agora” ou "vá agora", em tradução para o português, sendo exibida ao acessar o menu do time.

Continua após a publicidade

Decidido a iniciar um novo save, o jogador se deparou com a mesma seleção de monstrinhos do jogador anterior e com uma trama que se passava em uma versão extremamente silenciosa da Torre Bellsprout de Pokémon Gold e Silver. O único som que podia ser ouvido no local eram os grunhidos de Unown.

Ao usar o movimento Flash no local, o treinador se assustou ao ver o Game Boy Color exibir um brilho vermelho. Durante o jogo, o Cyndaquil do time morre definitivamente, em oposição ao “desmaio” comum dos jogos. Já os Unown passam a soletrar outras mensagens ao decorrer da exploração como “morrer” e “não mais”.

Continua após a publicidade

O protagonista da versão modificada vai perdendo membros do corpo enquanto avança. O ponto alto do hack é uma batalha fantasmagórica com o treinador Red, que descamba em versões atormentadas de Celebi e Pikachu lutando até a morte.

É possível jogar Pokémon Lost Silver em versões emuladas do Game Boy Color ou até encontrar vídeos no YouTube com a assustadora campanha do hack. Muitos fãs da franquia acreditam que a versão modificada conta a história de como o jovem treinador protagonista de Pokémon Gold e Silver fez um pacto macabro com Celebi, que trocou sua alma e partes do corpo, pela chance de vencer Red, o campeão da região de Kanto no final dos jogos Pokémon Red e Blue.

3. A garota fantasma de Kalos

Continua após a publicidade

Pokémon X e Y são jogos especialmente coloridos e felizes, com exceção de uma passagem que deixou muita gente perplexa. Se o jogador visitar o prédio à direita do Galette, no norte da cidade de Lumiose, uma situação assustadora é desbloqueada no segundo andar do local.

Quando o treinador sai do elevador, as luzes do prédio piscam duas vezes. No último apagão, uma NPC (personagem não jogável) surge atrás de seu protagonista. Sem mover os pés, a mulher se posiciona ao lado do treinador e apenas diz: “não, você não é o escolhido”. Após a frase, a NPC sumirá. O andar em que ocorre o evento está vazio e a mulher some ao ir de encontro a uma sala sem saídas.

Não existem muitas pistas que justifiquem a presença macabra da NPC nos jogos. Ao longo dos anos, fãs da franquia criaram diversas teorias, a mais forte delas é que o fantasma de Kalos está a procura de um ID de treinador específico. Toda vez que um jogador inicia um save nos jogos de Pokémon, ele recebe um número, um ID, aleatório. O que aconteceria se um dia o treinador escolhido for encontrado?

Continua após a publicidade

2. Hypno e as crianças

O episódio 27 da primeira temporada do anime de Pokémon, intitulado “Soneca de Hypno”, mostra Ash envolto em um mistério que investiga o desaparecimento de crianças na região de Kanto. Durante a aventura, o protagonista e o Pikachu descobrem que os pequenos estavam sendo hipnotizados pelo monstrinho psíquico Hypno.

O Pokémon, usado no episódio para ajudar idosos a dormir, acabou colocando os menores em transe sem querer. As crianças desaparecidas são encontradas em um parque, acreditando que também eram um Pokémon.

Continua após a publicidade

A trama deu pano para a criação de diversas lendas sobre Hypno. Muitos fãs começaram a reproduzir a história de que o monstrinho gosta de hipnotizar os pequenos com uma canção que os induz a perder a consciência. Segundo a creepypasta, Hypno conduz os menores para cavernas, onde passa a eternidade se alimentando dos sonhos das vítimas e lhes entregando pesadelos em troca.

A lenda ficou tão forte que não demorou muito até que a canção de Hypno ganhasse uma versão produzida por fãs, que pode ser ouvida no YouTube. Curiosamente, a canção de Hypno usa como sample a temida trilha sonora de Lavender Town.

A letra da música é assustadora e diz, em tradução livre: “Venha criança, venha comigo. Seguro e feliz você será, longe de casa iremos correr. Com Hypno, você encontrará muito mais diversão. Oh criancinha, por favor não chore. Hypno não faria mal a uma mosca. Seja livre, seja livre para brincar. Por favor, não se debata. Essas cordas firmes vão lhe segurar. Hypno disse para você que tudo era verdade, infelizmente Hypno mentiu para você”.

Continua após a publicidade

1. Pokémon Creepy Black

Pokémon Black é mais uma das modificações de terror de jogos Pokémon. O mais curioso, é que essa versão é muito similar com os jogos Red e Blue. Se o treinador escolher Charmander, Bulbasaur ou Squirtle como inicial, o hack Pokémon Black irá se comportar exatamente como os games originais.

No entanto, um dos monstrinhos iniciais pode se transformar em algo diferente. Ao ser escolhido, o Pokémon inicial se revela como Ghost, um pokémon misterioso que só possui um único ataque: curse.

Continua após a publicidade

Todo Pokémon que enfrenta Ghost na história, fica paralizado. Uma mensagem de que o adversário está com muito medo para se mover é exibida na tela do jogo. Quando Ghost utiliza o ataque curse, o Pokémon adversário morre e o treinador que te enfrenta vira uma lápide.

No final da aventura em Kanto com Ghost, o jogador irá se deparar com uma região vazia. Todos os NPCs se transformaram em lápides e, com fome de mais, Ghost resolve enfrentar o próprio treinador que o controlou durante a aventura. A luta começa e o jogador se vê sozinho, com uma barra de HP na luta contra o macabro amigo.

O treinador possui apenas um movimento: “struggle”, algo como "lutar com grande esforço" em português. Em algum ponto da batalha, Ghost usará Curse contra o treinador e a tela ficará preta. O protagonista está morto. O game vai diretamente para a tela inicial e só é possível começar um novo jogo. O antigo save foi deletado.

Fonte: Creepypasta Brasil, DG, Reddit