App usa iPhone para transmitir expressões faciais em jogos em tempo real

Por Wagner Wakka | 12 de Julho de 2020 às 08h00
Divulgação/Epic Games
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

A Epic Games lançou nesta semana uma atualização para a Unreal Engine que permite utilizar um aplicativo para iPhone em sistemas de captura de movimentos faciais. A ideia é aproveitar o sistema de reconhecimento do smartphone para registrar expressões e transmitir em tempo real para uma animação em um jogo ou filme feito no motor gráfico da empresa.

O app foi lançado somente para iOS com o nome Live Link Face for Unreal Engine. “O aplicativo usa o sistema de reconhecimento do ARKit da Apple e o TrueDepth da câmera frontal do iPhone para interativamente registrar o rosto do ator, transmitindo os dados diretamente para a Unreal Engine por uma rede via Live Link”, explica Ryan Mayeda, gerente de produtos técnicos da Epic.

Smartphone se integra a outros sistemas de captura de movimentos (Foto:Divulgação/Epic) 

Segundo o executivo, isso pode facilitar os sistemas de captura facial para converter expressões em jogos e filmes feitos digitalmente. O programa também já é compatível com tecnologias que integram outras câmeras e áudio de forma cronometrada para a criação de uma cena em tempo real usando a Unreal Engine.

“O Live Link também tem integração com Tentacle Sync, o qual permite conectar com o relógio-mestre do estúdio usando bluetooth, para garantir uma sincronia permite de todos os aparelhos na gravação”, detalha Mayeda.

Embora tenha foco em estúdios profissionais, a proposta é fazer com que empresas menores tenham também acesso à tecnologia. O aplicativo está disponível gratuitamente na loja da Apple e é compatível com a versão 4.25 da Unreal Engine.

Fonte: Unreal Engine

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.