Publicidade

Apesar de queda, PS5 alcança 92 milhões de unidades e "cola" no PlayStation 4

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

A Sony revelou, em seu relatório financeiro nesta quinta-feira (5), que as vendas do PlayStation 5 caíram no ano a ano durante o último trimestre do ano passado, período marcado pela Black Friday e festas. Apesar de apresentar declínio no último trimestre, o PS5 vendeu mais que o Nintendo Switch 2 e se aproxima cada vez mais dos números do PlayStation 4.

Segundo o relatório, o console da atual geração da Sony alcançou a marca de 92,2 milhões de unidades vendidas globalmente desde sua estreia em novembro de 2020. Em comparação, neste mesmo período de pouco mais de cinco anos, o PS4 já havia conquistado 94,4 milhões de unidades comercializadas, um pouco acima do PlayStation 5.

Faltam cerca de 25 milhões de unidades para que o PS5 ultrapasse o seu antecessor, que vendeu ao todo 117,2 milhões e ocupa a posição de número 5 entre os consoles mais vendidos de todos os tempos. Com novos rumores apontando que o PlayStation 6 deve chegar somente após 2028, isso daria ao PS5 pelo menos três anos para bater seu irmão mais velho.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Acredita-se que o lançamento de GTA 6 no fim deste ano deve impulsionar as vendas de consoles, em especial do PlayStation 5 e sua versão mais parruda, o PS5 Pro (tecnicamente a melhor plataforma para jogar). Vale lembrar que o jogo megalomaníaco da Rockstar Games chega a tempo da Black Friday e do período de férias.

Apesar de ter um trimestre mais fraco no fim do ano passado, o PlayStation 5 deu conta de vender mais unidades do que o estreante Nintendo Switch 2. Enquanto a plataforma da Sony registrou 8 milhões de unidades no período, o híbrido da Big N fechou em cerca de 7 milhões no trimestre, uma diferença de 1 milhão de unidades vendidas. Mesmo com a diferença, o Switch 2 segue sendo o console mais rapidamente vendido da história.

Usuários ativos no PlayStation atingem marca histórica

Apesar de o relatório do 3º trimestre do ano fiscal de 2025 apontar queda de receita "devido às menores vendas de unidades de hardware", conforme a diretora financeira da Sony, Lin Tao, o engajamento dos jogadores registrou um novo recorde durante o período.

De acordo com a diretora financeira, "o número de usuários ativos mensais em todo o PlayStation em dezembro aumentou 2% em comparação com dezembro passado". Com isso, o ecossistema de games da Sony registrou um recorde histórico de 132 milhões de contas ativas no mês.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: Para quem o PlayStation 5 Pro vale a pena?

Fonte: IGN