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Xbox 360 completa 20 anos; relembre a história do console

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

Em 22 de novembro de 2005, chegava ao mercado o poderoso e saudoso Xbox 360. O console da Microsoft fez parte da infância e adolescência de milhões de jogadores, especialmente aqui no Brasil, onde o Xbox 360 fez um barulho imenso.

Diferente de hoje em dia, a sétima geração da Microsoft ficou conhecida por seu foco no hardware e nos jogos, com exclusividades de peso: desde first-parties como Gears, Halo, Fable e Forza até acordos com terceiros, como BioShock, Mass Effect e The Elder Scrolls IV: Oblivion.

O Xbox 360 também foi pioneiro ao aprimorar a Xbox Live e serviços online apresentados em seu antecessor, e criar uma verdadeira cultura digital nos consoles, com funcionalidades padronizadas e utilizadas até hoje, como chat nativo, conquistas e muito mais.

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Para entender todo o legado do Xbox 360, o Canaltech trouxe uma rápida recapitulação da história do melhor console que a Microsoft já lançou.

Desenvolvimento do Xbox 360

Antes de entrarmos de fato no lançamento do Xbox 360, precisamos voltar ainda mais no tempo. Apesar de ter vindo ao mundo apenas em 2005, a história do console de sétima geração da Microsoft começou três anos antes.

Foi em 2002 que a gigante de Redmond iniciou o desenvolvimento do Xbox 360 sob os codinomes Trinity e, posteriormente, Xenon. Neste período, os chefões da Microsoft, Bill Gates e Steve Ballmer, aprovaram uma mudança de estratégia para a próxima geração do Xbox, que naquela altura já havia vendido 3,5 milhões de unidades. Essa mudança marcou a transição de hardware do Xbox, abandonando a parceria de produção de chips com a Intel e a Nvidia e optando por seguir com a IBM e a ATI.

Esta mudança foi extremamente importante para o sucesso inicial do Xbox 360. Em paralelo com a Microsoft, a IBM também estava envolvida em uma parceria com a Sony para desenvolver o superprocessador Cell, com investimento de US$ 400 milhões, sem contar custos de fabricação. O problema é que, quando a dona do Xbox contratou a empresa para desenvolver o chip para sua nova geração, a IBM usou o design central do Cell e disponibilizou os chips primeiro para a Microsoft.

Também em 2002 estreava um dos pilares da plataforma, a Xbox Live, que trouxe recursos online e foi um sucesso imediato, com mais de 80 mil assinantes em seu primeiro fim de semana.

Neste período, o Xbox original sofria de alguns problemas, como o scratch gate (falha que arranhava os discos dentro do próprio console), e foi um calvário para a "invasão verde" em território japonês, além dos altos preços na Europa, que dificultaram na infiltração do hardware no continente.

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Uma das mais aclamadas desenvolvedoras da época, a Rare foi comprada pela Microsoft em um negócio de US$ 375 milhões, sendo uma importante aquisição para o futuro line-up de exclusivos da Microsoft no Xbox 360.

A revelação do Xbox 360 na MTV

No maior estilo anos 2000, a Microsoft apresentou o Xbox 360 oficialmente durante o programa MTV Presents em 12 de maio de 2005. O evento contou com cerca de 20 minutos e foi apresentado por uma das estrelas de O Senhor dos Anéis, Elijah Wood.

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A apresentação focou no design do Xbox 360, bem como em seus recursos online e controle sem fio. Para quem curte a banda, o programa contou com uma apresentação ao vivo do The Killers e também marcou a presença de várias celebridades.

Nos jogos, a Microsoft apresentou na MTV sua line-up composta por Call of Duty 2, Perfect Dark Zero, Quake 4, Tony Hawk’s American Wasteland, Need for Speed: Most Wanted, Gears of War e muitos outros títulos. Mais de seis meses depois, os jogadores puderam experimentar todos esses e diversos outros games.

Xbox 360 chega ao mercado

Em 22 de novembro de 2005, o Xbox 360 chegava ao mercado e inaugurava a sétima geração de consoles em 36 mercados. O lançamento foi uma verdadeira façanha logística e comercial da Microsoft, que claramente estava dando tudo de si para subjugar as veteranas Sony e Nintendo.

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Lembra do imbróglio entre IBM, Microsoft e a dona do PlayStation em torno do superprocessador Cell? Bem, além de a Microsoft conseguir chips antes da Sony, a dona do Xbox 360 contou com uma fabricante reserva, o que permitiu que a empresa contornasse problemas na produção inicial dos chips, algo que não foi feito no PlayStation 3.

O resultado foi que o Xbox 360 chegou ao mercado um ano antes dos rivais, o que não só deixou o caminho livre para a Microsoft, como permitiu a chegada de jogos exclusivos temporários, como BioShock.

Vale lembrar que, com este cenário, a gigante de Redmond também iniciou a primeira geração na era HD (720p/1080p). Tudo isso num hardware com design côncavo, botão de ligar com luzes verdes e a clássica e icônica interface Blades, que foi substituída em atualizações posteriores.

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Xbox 360 define os jogos online

Um dos pilares do Xbox 360 foram os seus recursos online da Xbox Live, que permitiram que a Microsoft definisse este mercado nos consoles. Graças a esse ecossistema online, a empresa expandiu a cultura digital nos consoles, impulsionando jogos online e estabelecendo funcionalidades importantes até hoje, como sistemas de conquista, rankings, grupos e chats de voz nativos.

Outra importante revolução foi o marketplace do Xbox 360, que redefiniu a forma com que os jogadores consumiam games. As mídias físicas ainda eram prioridade das fabricantes de consoles, mas a loja online do Xbox permitiu que os jogadores contornassem escassez e logística, permitindo comprar e baixar jogos instantaneamente. Também ajudou desenvolvedores a lançar atualizações e conteúdos adicionais de forma mais simples.

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Falando em marketplaces, outra novidade trazida pelo Xbox 360 foi o Xbox Live Arcade (XBLA), uma iniciativa apenas para jogos digitais que fortaleceu estúdios indie ao facilitar a comercialização na plataforma. Foi dessa iniciativa que nasceram jogos como Braid, FEZ e Limbo, todos aclamados na época e considerados os pais dos títulos independentes como conhecemos hoje. Empresas maiores também fizeram uso do XBLA, como a Capcom, que trouxe um reboot do clássico Strider.

Exclusividades que dão inveja no Xbox Series

Se hoje a Microsoft colocou hardware e exclusividade em segundo plano, no Xbox 360 a coisa foi muito diferente. Nos primeiros anos da sétima geração, a plataforma contou com exclusivos temporários de peso, como os já citados BioShock, Mass Effect e The Elder Scrolls: Oblivion, dando um gás inicial ao Xbox 360.

O console também contou com jogos first-party aclamados até hoje, como Halo 3; inaugurou a série Gears, além de aprimorar séries como Fable e Forza (tanto Horizon como Motorsport). A Rare, adquirida anteriormente, ficou responsável por trazer "experiências Nintendo" ao Xbox 360, incluindo o saudoso Viva Piñata, e jogos para o Project Natal (falaremos mais sobre isso abaixo).

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Lembra que o Xbox original passou por problemas no mercado japonês? No Xbox 360, a Microsoft estava apostando muito alto e queria se infiltrar de vez no Japão. Para isso, a companhia investiu muito, fechando parceria com nomes como o criador de Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi.

O Xbox 360 marcou a época mais próxima da marca no Japão, com títulos como Lost Odyssey, Blue Dragon e Ninja Blade, este último desenvolvido por ninguém menos que a FromSoftware. Claro que o primeiro Xbox já havia tido certa proximidade com o mercado nipônico, visto exclusivos e system-sellers como Dead or Alive e Ninja Gaiden.

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A aposta no Japão se mostrou um relativo sucesso para o Xbox 360. Apesar de ficar atrás do Wii e PlayStation 3, o console da Microsoft vendeu cerca de 1,6 milhão de unidades no país, ultrapassando o Sega Mark-III (o Master System japonês).

Xbox 360 explode no Brasil

Lançado em 1° de dezembro de 2006 no Brasil, o Xbox 360 foi de longe o console mais popular da sétima geração ao permitir um fácil desbloqueio e, por consequência, o uso de softwares piratas, algo em que a Sony era mais restritiva.

Apesar da polêmica envolvendo a prática, pirataria e videogames andaram de mãos dadas na história dos jogos no Brasil. Por isso, não era difícil encontrar o Xbox 360 em "feiras do rolo" e no mercado cinza, além dos jogos pirateados que podiam ser encontrados em qualquer feirinha ou loja de bairro.

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O Xbox 360 começou a fazer parte de muitos lares brasileiros, ao trazer uma potência absurda por preços muito mais baixos que o PlayStation 3, tudo isso impulsionado pela facilidade de desbloqueio e pirataria.

A Microsoft também fez esforços à la Tectoy, sendo uma das primeiras grandes empresas de jogos a localizar seus títulos em português do Brasil. Cinco anos depois, a empresa trouxe a fabricação do hardware para o território nacional, barateando o Xbox 360 e tornando-o ainda mais popular entre públicos com menos poder aquisitivo.

Todos esses esforços resultaram em uma popularidade que durou anos. Para se ter ideia, a Pesquisa Games Brasil 2016 revelou que o Xbox 360 era o console onde a maioria dos brasileiros jogava, apesar da oitava geração já estar no mercado há três anos.

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As Três Luzes Vermelhas da Morte

Como nem tudo são flores, o Xbox 360 sofreu de um problema grave frequentemente relacionado a superaquecimento conhecido como as Três Luzes Vermelhas da Morte (ou 3RL), comum nas primeiras versões do console.

O defeito acontecia por vários fatores, principalmente por superaquecimento que afetava componentes como CPU e GPU, mas podia ser causado por problemas de solda e ventilação, ou mesmo falhas e problemas em fonte de alimentação e placa-mãe.

Ele era conhecido como "Três Luzes Vermelhas da Morte" pois, quando alguma dessas falhas acontecia, três das quatro luzes do botão de ligar do Xbox acendiam em vermelho, sinalizando que o console estava inutilizado. Ou seja, era a confirmação de que o seu Xbox 360 tinha virado um tijolo.

As Três Luzes Vermelhas da Morte foi um dos maiores defeitos técnicos da história dos consoles, com estimativas de que o problema afetou modelos do Xbox 360 entre 2005 e 2008. Claro que isso custou rios de dinheiro para a Microsoft, que investiu US$ 1,15 bilhão para reverter os danos, segundo o ex-chefe da divisão Xbox, Peter Moore, em entrevistas ao IGN e Eurogamer.

Kinect chega ao Xbox 360 fazendo barulho

Já na segunda metade da vida do Xbox 360, a Microsoft lançaria seu Project Natal, ou mais conhecido como Kinect. A companhia prometeu muitas coisas que não foram lançadas em torno do aparelho, mas seu sucesso gritante é inegável.

O Kinect foi uma resposta clara da empresa ao Wii, que, apesar de ter se distanciado do mercado de consoles de alta performance, nadou de braçada na geração, vendendo mais que o PlayStation 3 e o Xbox 360. E a resposta da Microsoft não poderia ser mais bem-sucedida.

Lançado em 2010, o Kinect permitia que os jogadores transformassem o corpo e a voz em controle, possibilitando jogar títulos dedicados ao dispositivo, como Just Dance e Kinect Adventures. Muitos desses jogos eram desenvolvidos pela Rare, que já havia se distanciado da produção de jogos tradicionais.

Apesar de ser conhecido como uma das pedras que afundou o Xbox One, o Kinect foi um sucesso gigantesco na época, vendendo 8 milhões de unidades em apenas 60 dias e sendo reconhecido pelo Guinness como o "Dispositivo Eletrônico de Consumo com Vendas Mais Rápidas da História". O aparelho fechou a geração do Xbox 360 com 24 milhões de unidades comercializadas, passando em certo momento das vendas mensais do próprio Wii.

Xbox 360: o melhor console da Microsoft

O Xbox 360 terminou a geração atrás do PlayStation 3, apesar de seu forte início, muito influenciado pelas falhas de hardware das Três Luzes Vermelhas, mas foi por pouco.

O console da Microsoft vendeu cerca de 84 milhões de unidades e deve manter o posto de hardware mais vendido pela companhia por muitos anos, visto a atual estratégia da marca.

Foi no Xbox 360 que muitos dos recursos online e tendências dos jogos surgiram e se solidificaram como um padrão na indústria. O legado deixado pelo lado verde da força na sétima geração é indiscutível e fator de nostalgia para muitos fãs.

Infelizmente, apesar de hoje marcar um dia festivo para o Xbox 360, é impossível não comparar com o estado atual da divisão Xbox, que parece mais perdida do que nunca. Tudo o que podemos fazer é saudar o Xbox 360 e respeitar seu legado monstruoso. Parabéns ao nosso querido 360!

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