Publicidade

Review The Sims 4 LobiSims | Pacote de jogo peca na estética e repete fórmulas

Por| Editado por Bruna Penilhas | 25 de Junho de 2022 às 14h10

Link copiado!

Review The Sims 4 LobiSims | Pacote de jogo peca na estética e repete fórmulas
Review The Sims 4 LobiSims | Pacote de jogo peca na estética e repete fórmulas

Sul, sul! No último dia 16, a EAlançou mais um pacote de jogo para a coleção de The Sims 4: LobiSims. O conteúdo chega para somar o espectro sobrenatural da franquia, juntamente com The Sims 4 Reino da Magia e The Sims 4 Vampiros, trazendo a proposta de uma nova espécie. Nada que o público já não tenha visto em títulos anteriores, mas em The Sims 3 Sobrenatural, todos os seres vinham juntos. Atualmente, a moda é desmembrar os conteúdos o máximo possível.

A DLC The Sims 4 LobiSims ficou disponível simultaneamente para PC, Mac, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e Xbox Series S, sob o já conhecido (e amargo) preço de R$ 89. Como prometido no anúncio, a principal premissa é criar e personalizar lobisomens, que chegam à franquia juntamente com um novo lote — o misterioso Moonwood Mill. Você pode ter um pequeno vislumbre do que esperar do pacote pelo trailer:

Continua após a publicidade

Logo de cara, é possível notar que a DLC não é indicada para quem almeja expandir o acervo de itens, tanto no que diz respeito ao Criar Um Sim quanto no Modo Construção. Embora os pacotes de jogo devam, em teoria, fornecer uma quantidade generosa de conteúdo, The Sims 4 LobiSims é quase totalmente voltado para a jogabilidade, salvo uma modesta quantidade de objetos (a lista completa fica disponível na página do Origin).

Mais raros ainda são os que, dentro desse pequeno grupo, se destacam por sua estética ou por sua praticidade. A própria EA admitiu ter submergido na estética punk e grunge para a elaboração do pacote, mas honestamente, se você já é fã da franquia, deve estar familiarizado com o senso estético pra lá de suspeito que ostentam os desenvolvedores.

Neste pacote, grande parte do vestuário consiste em itens estapafúrdios que não combinam entre si (ou com qualquer outra peça), e você sabe que jamais vai colocar em algum dos seus Sims.

Criar um (Lobi)Sim

Continua após a publicidade

A grande novidade do pacote de jogo é no Criar Um Sim, onde há uma nova opção dentre os seres sobrenaturais. Como de praxe, essa criatura desbloqueia um novo objetivo de vida. No entanto, não existem traços inéditos ligados ao comportamento lupino. Toda a questão comportamental está atrelada às habilidades, que falaremos mais à frente.

Quem já jogou o pacote The Sims 4 Vampiros se deparou com a divisão entre a forma comum e a forma sombria. No LobiSims, a lógica é a mesma, e o jogador pode manter essas duas formas interligadas (mantendo os pontos principais da aparência e do vestuário na forma de lobo) ou completamente separadas, para poder desenvolver a forma de lobo de maneira mais livre.

A criação do LobiSim em si repete o recurso já visto em The Sims 4 Gatos e Cães, em que se tem a possibilidade de alterar a cor e a textura da pelagem, além de usufruir de artifícios de carimbo e tintura, para uma personalização ainda maior. Com isso, é possível criar LobiSims bem diferentes uns dos outros, o que é um ponto positivo para o pacote.

Continua após a publicidade

Além de cicatrizes no rosto, recurso já presente nos outros conteúdos sobrenaturais, os LobiSims também podem ter cicatrizes no corpo. Infelizmente, a EA perdeu a oportunidade de inserir os pelos corporais, ferramenta que faz parte do The Sims 3, mas que, por motivos incompreensíveis, não faz parte do The Sims 4, então a gente se depara com aquele desconforto de um LobiSim que não tem um fio de pelo corporal quando não está transformado, no maior estilo Crepúsculo.

Jogabilidade

O novo mundo que acompanha o pacote é bem pequeno, e lembra um pouco os lotes das outras DLCs sobrenaturais. Diferente de The Sims 4 Reino da Magia, no entanto, não existe um mundo paralelo destinado apenas aos LobiSims, e devemos nos contentar com as diversas passagens secretas espalhadas pelo lote. Vale a descoberta, nos primeiros minutos, mas não demora muito até que se enjoe desse recurso que não acrescenta tanto.

Continua após a publicidade

O único ponto alto de Moonwood Mill é que o local parece ter se tornado o point dos sims sobrenaturais. Para se ter uma noção, até os raros alienígenas aparecem à vontade no local. Isso desperta a expectativa em torno de interações mais caprichadas entre os diferentes seres, mas, novamente, a EA perde a oportunidade, resumindo o que poderia ser um belo crossover entre diferentes espécies em "batalhas" nem um pouco épicas, uma vez que são idênticas às brigas "tornado" protagonizadas por sims comuns.

E reciclando mais uma fórmula dos pacotes sobrenaturais anteriores, os LobiSims têm acesso a uma escala de evolução nas habilidades lupinas. Conforme o personagem estuda sobre as criaturas, vasculha o chão em busca de ossos ou intimida alguém ferozmente, o nível de experiência cresce — e com ele, surgem pontos de habilidades que podem ser trocados por características úteis, como cura, visão noturna ou intimidação.

O grande dilema do pacote é se o LobiSim deve se entregar às essências animalescas, atacando e assustando todos que existem a seu redor, ou se deve manter o controle sobre as próprias habilidades e viver pacificamente. Tendo isso em mente, o acervo de habilidades te ajuda em qualquer que seja a sua intenção.

Continua após a publicidade

Vale observar que os LobiSims são divididos entre duas matilhas: o Coletivo Moonwood, que consiste em criaturas pacíficas e controladas, e os Ferais, que não se importam em assustar e morder os Sims comuns. Para ingressar uma delas, é preciso fazer amizade com o líder e seguir à risca os ideais. Seu LobiSim precisa cumprir alguns desafios antes de ser inserido oficialmente em qualquer uma das matilhas, e tem todo um espectro de cargos a desbravar até ter a chance de se tornar o Alfa.

Para se tornar um Alfa, o LobiSim precisa desafiar o atual líder para um confronto. Nesse caso, possuir a habilidade de Alfa (uma das últimas a ser conquistada) é imprescindível para que não haja uma derrota. Não é possível criar uma matilha do zero, então a chance que se tem de liderar é na base do confronto mesmo.

Continua após a publicidade

Além do Criar Um Sim, o LobiSim pode surgir ao ser mordido por alguém já transformado. Ter muito contato com as criaturas e vasculhar as passagens de Moonwood Mill também deixa o Sim "adoecido" e, se não cuidar (fazendo exercícios ou buscando a cura no bar de Moonwood), o comportamento se torna cada vez mais agressivo até que o Sim em questão se transforme em um LobiSim completo.

Já no que diz respeito a transformações, diferente do que pode se pensar, não acontecem apenas à noite! O jogo traz diversas interações dignas de um LobiSim, como a destruição de objetos e a intimidação. Quanto mais se utilizar essas interações, maior fica o nível de fúria (para quem tem o Reino da Magia, é parecido com a carga de feiticeiro). No auge da fúria, a forma de LobiSim vem à tona. A princípio, completamente descontrolada.

Sob a Lua cheia, a situação muda, e simplesmente todos os LobiSims, mesmo os mais controlados, ficam completamente dominados pelo efeito de fúria. A dica é gastar um ponto de habilidade com a resistência lunar, porque os efeitos podem ser devastadores.

Continua após a publicidade

The Sims 4 LobiSims vale a pena?

Ainda amarga um pouco a percepção de que os pacotes de jogo são tão desmembrados em The Sims 4. Olhar para trás e perceber que tínhamos em apenas um pacote (The Sims 3 Sobrenatural) o que precisamos de três DLCs para obter nessa franquia, é bem desanimador.

Outro fator que desanima nesse pacote é que ele é quase uma reciclagem das outras DLCs sobrenaturais da franquia, sem o mínimo esforço de acrescentar um conteúdo genuinamente diferente. Tudo traz a sensação de algo que já foi visto anteriormente, só que ligeiramente adaptado para uma diferente espécie. Está bem claro que o público alvo desse pacote é o fã de criaturas, mas se o jogador já tem os bruxos e os vampiros, não vai ver muita novidade nos LobiSims.

Continua após a publicidade

O veredicto é que The Sims 4 LobiSims peca na estética — é preciso se esforçar muito para que o LobiSim não caia no ridículo — e aglomera uma repetição de fórmulas, sem acrescentar algo novo. Para um pacote que custa R$ 89, a inovação e o capricho fazem falta.