AIR SNES: conheça o tênis gamer que funciona como console retrô
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O designer Gustavo Bonzanini apresentou na última quarta-feira (26) o AIR SNES, um tênis personalizado com vários detalhes similares aos do Super Nintendo. Porém, não se trata apenas de um calçado: o modelo também é capaz de rodar jogos na sua TV.
Ele é equipado com uma Raspberry Pi Zero W, com um emulador RetroPie customizado para rodar apenas os títulos do console 16-bit da Big N. O calçado possui um conversor, que permite a conexão com televisores via cabos RCA (em vez do HDMI).
De acordo com o designer em suas redes sociais, o AIR SNES permite que os usuários joguem por até 30 minutos seguidos com a sua bateria. Para demonstrá-lo em ação, Bonzanini utiliza um controle original do Super Nintendo — modificado com o 8bitdo Mod Kit para funcionar via Bluetooth.
Apesar de usar uma versão alterada pelo próprio designer, qualquer um que consiga ter um destes em suas mãos (ou pés, no caso) também pode usar outros controles wireless como o 8bitdo SN30 Pro Bluetooth Gamepad.
AIR SNES celebra 35 anos de história
O conceito para o AIR SNES é comemorar os 35 anos desde o lançamento japonês do Super Nintendo. Apesar de o console ter surgido com outro nome e cores no Japão, Bonzanini usa o design clássico do mercado ocidental.
Um detalhe interessante é que a Raspberry que está equipada no tênis não fica em sua sola (o lugar no qual seria lógico), mas sim na lingueta. Pelos componentes e cartuchos serem grandes demais para um calçado, ele optou pelo uso da Raspberry — que torna possível jogar centenas de títulos.
É importante notar que, apesar de ser um produto muito chamativo, o AIR SNES não será vendido. O designer criou apenas um par dele e não há planos para uma produção em massa do tênis e console.
Leia também no Canaltech:
- Mega Drive ou Super Nintendo: qual foi mais popular no Brasil nos anos 1990?
- O que foi o Super FX? Tecnologia fazia o Super Nintendo rodar jogos em 3D
- Com 35 anos, Super Nintendo está mais rápido que no lançamento; entenda por quê
No vídeo do Canaltech do YouTube, mostramos mais do Super Nintendo Classic Edition e o que achamos da versão mais recente do icônico console: