Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Afinal, Michael Jackson trabalhou na trilha de Sonic 3?

Por| Editado por Bruna Penilhas | 23 de Junho de 2022 às 17h44

Link copiado!

Reprodução/MJ Beats
Reprodução/MJ Beats
Tudo sobre SEGA

Um dos rumores mais famosos do mundo dos games é a de que Michael Jackson teria participado da composição da trilha sonora de Sonic the Hedgehog 3, lançado em 1994. Esse boato voltou à tona nesta quinta-feira (23), graças a uma mensagem publicada por Yuji Naka, co-criador da franquia.

No Twitter, Naka comentou sobre a mudança na música de Sonic 3 em Sonic Origins, coletânea que contém os quatro primeiros jogos da série e foi lançada nesta quarta-feira (22). Ele mostrou espanto ao descobrir que a SEGA mudou “a música de Michael Jackson”.

Continua após a publicidade
“Sonic 3 de Sonic Origins tem uma música diferente? Oh meu Deus, a trilha sonora de Sonic 3 mudou, mesmo que SEGA Oficial use a música de Michael Jackson.”

Espere aí: um dos criadores do Sonic confirmou uma das maiores lendas dos games assim, de supetão, em um tweet? Aparentemente, sim. Porém, algumas horas depois, ele disse estar se referindo à conta oficial da SEGA no TikTok, dizendo que, sim, a empresa usou uma música do Michael Jackson. Mas em um TikTok.

Continua após a publicidade
“SEGA Official usa a música de Michael Jackson. Significa isso.”

Em seguida, ele pediu desculpas pelo mal-entendido, e disse que pode ter havido um erro de comunicação porque ele estava utilizando uma ferramenta de tradução para tweetar em inglês.

“Sinto que estou sendo muito mal interpretado, provavelmente porque não falo inglês e estou usando uma ferramenta de tradução. Desculpe.”
Continua após a publicidade

Ou seja, Naka não deixou realmente claro se Michael Jackson participou da trilha sonora de Sonic 3. As informações, na verdade, são confusas. Para aumentar nossas dúvidas, o designer publicou uma foto área de um local que lembra (e muito!) a Neverland, residência do Michael Jackson.

“Esta é uma foto tirada por mim com minha câmera quando fomos para a casa dele em seu helicóptero. Está bem desbotado. Tenho saudade.”

Dele quem? Bom, ao que tudo indica, do Michael Jackson.

Continua após a publicidade

O fato é que, sim, algumas músicas de Sonic 3 foram alteradas para Sonic Origins. Segundo o canal GameXplain, três fases tiveram suas trilhas trocadas: Carnival Night, Ice Cap e Launch Base: em vez das músicas originais, é possível ouvir versões remasterizadas de músicas usadas no protótipo do jogo. Este protótipo, aliás, acabou se tornando o port de PC de 1997. Assista à comparação:

Mas e então? Michael Jackson trabalhou em Sonic 3?

A SEGA nunca se posicionou oficialmente sobre uma possível participação de Michael Jackson em Sonic 3. No entanto, várias pessoas ligadas ao projeto já confirmaram que sim, ele trabalhou no jogo, ou pelo menos em parte dele.

Continua após a publicidade

Uma dessas pessoas foi Brad Buxer, diretor musical do artista, que já disse isso em várias entrevistas. Uma delas está no vídeo abaixo, publicado originalmente pelo canal Abbey Road Institute. De acordo com ele, Michael prometeu à SEGA que faria as músicas, mas quem fez o trabalho duro, de fato, foi Buxer.

“‘Com ‘Stranger in Moscow’… [Michael Jackson] me ligou às 10:30 da manhã. Eu bato na porta dele levando um toca-fitas. Eu estava fazendo todas as deixas de Sonic the Hedgehog da SEGA porque o jeito que Michael trabalha é, ele diz à SEGA que ele vai fazer isso e então ele diz 'Brad, você consegue fazer isso. Certo?’'. Então trabalhamos juntos. Então, eu tinha a fita comigo – eu tinha 41 faixas prontas – e eu disse “tenho certeza que você quer ouvir esse Sonic the Hedgehog” e ele disse: “Não, apenas toque alguma coisa”. E eu toquei o verso de 'Stranger in Moscow'. Então, eu criei o refrão na hora e ele adorou. Em uma hora e meia, 'Stranger in Moscow' foi escrito.”

Pelo jeito, Michael Jackson e seu diretor musical, Brad Buxer, trabalharam, sim, em Sonic 3. Porém, seus nomes não aparecem nos créditos.

Continua após a publicidade

Fonte: Abbey Road Institute, KotakuNintendo Life