Adiamento de GTA 6 é tão ruim assim?
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O inevitável aconteceu: GTA 6 foi adiado para novembro de 2026. Não temos preço sugerido de venda, vídeos de gameplay ou informações sobre quais novidades o esperadíssimo título da Rockstar trará. E se você achou que bastava esperar por 6 meses, agora será um ano inteiro até ele ser lançado.
Não dá para negar que os sinais já não circulavam entre nós. A indústria já se preparava para um movimento do tipo, assim como vazamentos indicavam que ele seguiria para o 2º semestre (só erraram o mês). E a profecia se cumpriu: agora vai demorar ainda mais para vermos o game em ação.
Porém, o adiamento de GTA 6 é mesmo tão ruim assim? É o fim da indústria gaming ou do mundo? Nós do Canaltech vamos te mostrar que nem sempre uma ação deste gênero indica que existe um problema em atrasar grandes lançamentos.
Adiamento de GTA 6 pode levar à perfeição
Mais de uma vez, o CEO da Take-Two Interactive (produtora responsável por GTA 6), Strauss Zelnick, revelou que a Rockstar não busca nada menos do que a perfeição em seu projeto. O objetivo deles não é só de lançar um jogo, mas sim o projeto mais ambicioso de toda a indústria gaming.
Isso não é segredo para ninguém, principalmente depois de atingirem números recordes e muita aclamação depois de projetos como Grand Theft Auto V e Red Dead Redemption 2. Eles não querem o mesmo resultado que estes, eles estão em busca de algo muito maior.
Basta ver o orçamento que GTA 6 teve durante todo o seu desenvolvimento: US$ 2 bilhões. Foi mais caro produzir este jogo do que erguer o Cristo Redentor e a Torre Eiffel, em termos comparativos. Não há qualquer outro projeto que tenha um investimento tão alto.
E de que forma a Rockstar e a Take-Two Interactive buscam um retorno positivo de todo este dinheiro injetado na experiência? Com uma obra-prima incontestável, obviamente. Não tem como sabermos antes dele ser lançado e jogarmos, mas já é um ponto positivo ter a compreensão de que as companhias têm este objetivo e tentam alcançá-lo, literalmente a todo custo.
Expectativa dos fãs
Não importa se a pessoa é fã ou apenas um curioso, há grandes expectativas do público-geral ao redor de GTA 6. Mesmo para quem não acompanha a trajetória do game ou da Rockstar, todos estão interessados em ver quais recordes ele quebrará, como vai impactar a forma como estúdios produzem jogos e em dar aquela “espiadinha” nas suas inovações.
Grand Theft Auto V foi lançado em 2013. Até maio de 2026, o público teria de esperar 12 anos e meio para ver o novo capítulo. Para novembro, a diferença é que foi acrescentado “apenas” 6 meses nesta contagem. É realmente um problema, para quem aguardou por mais de 12 anos, esperar por 13?
Não dizemos pela razão de que a espera não vai doer. Sabemos que vai, principalmente para quem já estava em contagem regressiva. Porém, não é como se o ano de 2026 fosse te desapontar com os demais jogos que vão lançar no PlayStation 5 e no Xbox Series.
Teremos Halo: Campaign Evolved, Marvel’s Wolverine, Resident Evil Requiem, 007 First Light, Saros, Onimusha: Way of the Sword e vários outros títulos muito aguardados em uma destas plataformas ou em ambas. Ou seja, diversão é o que não vai lhe faltar.
O que isso quer dizer? “Dê tempo ao tempo”. Enquanto a Rockstar cozinha GTA 6 da melhor forma possível, revisite o backlog, confira estas experiências que prometem bastante em todo o ano de 2026 e se prepare.
Se levar em consideração os rumores de que o game será vendido pelo preço sugerido de US$ 100, vai me falar que estes 6 meses extras não serão bons para juntar um dinheiro a mais? Curiosamente, ele inclusive chega bem perto da 1ª parcela do 13º salário para quem trabalha no regime CLT.
Segundo adiamento de GTA 6
Também sabemos que é a 2ª vez que a Rockstar desaponta com GTA 6. Seu lançamento antes estava previsto para outubro de 2025, migrou para maio de 2026 e agora chegará só em novembro de 2026. É muito para se lidar quando bate o “lado fã”, não é?
Há pouquíssimas informações sobre o novo game. A Take-Two Interactive e o estúdio divulgaram um total de 2 trailers, sendo que nenhum deles traz gameplay e novidades práticas. Foram apenas vídeos de cutscenes, o que deve ter atacado a ansiedade de milhões mundo afora.
Porém, é importante lembrar que Grand Theft Auto V e Red Dead Redemption 2 também sofreram adiamentos. Além das críticas terem sido menores, não valeu a pena esperar um pouco mais para jogar ambas as experiências?
Não é o fim do mundo a Rockstar atrasar seu game, vide a ambição que eles desejam atingir. Em maio de 2026 ele pode estar “bom” o suficiente, mas e se em novembro ele estiver “perfeito” de fato? É natural para o ser humano reclamar sem ver o resultado final, mas reflita se a espera não vai valer a pena — como já mostraram no passado.
Casos similares no mundo dos games
Nós sabemos perfeitamente que o tempo faz bem para os pacientes. Alguém ainda tem dúvidas que Cyberpunk 2077 não se beneficiaria de mais alguns meses (quem sabe anos), antes de ser lançado no fim de 2020 e se mostrar uma grande tragédia para o público? Vale lembrar que ele só foi considerado “perfeito” em 2023, com a chegada do DLC “Phantom Liberty”.
Peço perdão pela pancada gratuita na Ubisoft, mas exceto pelos jogos que são feitos pela produtora, muitos jogos se beneficiam de um tempo maior de produção. Fora os títulos da própria Rockstar, Hollow Knight: Silksong, The Last of Us Part II e Kingdom Come: Deliverance II são exemplos de como adiar pode ser o melhor caminho para um lançamento sólido e impecável.
Saindo do âmbito do PlayStation 5 e Xbox Series, esta é a principal reclamação de muitos fãs da franquia Pokémon no Nintendo Switch: a cadência de grandes lançamentos é muito próxima, o que não permite um tempo maior e melhorias em seu desenvolvimento. Certo que 13 anos pode ser “um pouco demais”, mas a pressa é a inimiga da perfeição.
Espera pode valer a pena
O adiamento de GTA 6 é ruim sim, mas se isso significa não passar por nenhum problema e ter o melhor lançamento possível, será que não é o caminho mais adequado, tanto para o estúdio quanto para os jogadores?
Dito isso, não há muito a se fazer do que apenas esperar pelo melhor que a Rockstar e a Take-Two Interactive têm a oferecer. Quem sabe, o lançamento do jogo ter sido transferido para novembro de 2026 pode ter sido uma boa notícia e entendermos isso apenas no fim do próximo ano?
Leia também no Canaltech: