Activision dá COD de graça para sabotar lançamento de Battlefield 6
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Activision revelou nesta terça-feira (7) que Call of Duty: Black Ops 6 poderá ser jogado de graça entre os dias 9 e 16 de outubro de 2025, em todas as plataformas. Os jogadores poderão experimentar tanto o modo multiplayer online quanto o modo zumbis e a campanha principal.
- 5 motivos que fazem Battlefield 6 ser um COD Killer
- Pokémon Legends Z-A, Battlefield 6 e mais nos lançamentos de jogos de outubro
A intenção da companhia não é apenas preparar o público para o lançamento de Black Ops 7, previsto para 14 de novembro, mas também atacar diretamente o concorrente Battlefield 6, que curiosamente chega nesta sexta-feira (10) para PS5, Xbox Series e PC.
O período de testes gratuitos de Call of Duty: Black Ops 6 começará nesta quinta-feira (9) a partir das 13h no horário de Brasília. O público terá à disposição 40 mapas multiplayer, 6 mapas do modo zumbi e todo o conteúdo do evento “The Haunting”. As partidas ranqueadas não fazem parte do pacote.
É importante notar que o ciclo do último COD está perto do fim. Com o lançamento de Call of Duty: Black Ops 7, a expectativa da Activision é que o público migre para a nova experiência.
Call of Duty: Black Ops 6 x Battlefield 6
Ao disponibilizar Call of Duty: Black Ops 6 gratuitamente, a companhia executa uma manobra agressiva contra a Electronic Arts e o lançamento de Battlefield 6. Ainda que o movimento não diminua o hype dos fãs mais dedicados de Battlefield, isso chama a atenção dos jogadores casuais.
Afinal de contas, o que uma pessoa que deseja jogar um FPS sem muitas pretensões vai preferir? Baixar um título grátis ou pagar R$ 299 (R$ 349 nos consoles) em um jogo novo? Pois é, caros leitores, a escolha é “simples”.
Mesmo que não atrapalhe o lançamento, a Activision pode reduzir o número de pessoas que vão jogá-lo no primeiro fim de semana.
A estratégia é clara: manter os jogadores engajados no ecossistema de Call of Duty durante o lançamento do rival, que aumenta a probabilidade de que eles migrem diretamente para Black Ops 7 no mês seguinte, em vez de investir no universo de Battlefield.
Assim, eles mantêm o interesse da comunidade e reforçam a liderança da marca — que ganhou um espaço colossal nos últimos anos, com a ausência de novos jogos da linha Battlefield ou concorrentes no mercado.
Leia também no Canaltech:
- 10 jogos que floparam no lançamento
- 15 atitudes anticonsumidor nos games em 2025
- Do indie ao blockbuster: entenda o que são jogos A, AA e AAA
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.