Valve anuncia 'Steam Machines', um protótipo de hardware que vai rodar o SteamOS

Por Redação | 26 de Setembro de 2013 às 10h15

Após anunciar seu novo sistema operacional voltado para jogos, a Valve divulgou sua segunda novidade desta semana: hardwares equipados com o SteamOS – que, de acordo com a empresa, combina a arquitetura do Linux com uma experiência de games construída para telas grandes.

A Valve explica que a novidade, batizada de "Steam Machines", trará diferentes modelos de "máquinas" focadas em diferentes necessidades dos jogadores. Serão equipamentos com diferentes especificações, preços, níveis de desempenho e feitos por vários fabricantes.

Atualmente, a empresa trabalha em um protótipo específico para testar a novidade, mas a melhor parte é que a Valve enviará gratuitamente 300 dessas máquinas para usuários (sortudos) do Steam testarem. Quem completar o que a empresa chama de "Missão de Elegibilidade" até o dia 25 de outubro vai colocar seu nome na loteria para testar a versão beta do hardware. Para tentar a sorte, assinantes do Steam devem entrar no site destinado à missão e seguir os seguintes passos:

  1. Entre no grupo da comunidade Steam Universe
  2. Concorde com os termos e condições do Steam Hardware Beta
  3. Faça dez amigos no Steam (caso ainda não tenha tantos amigos)
  4. Crie um perfil público na Comunidade Steam (caso ainda não tenha feito)
  5. Jogue um jogo usando um controle no modo Big Picture

A Valve acrescenta que, dentre os 300 usuários, um pequeno número (30 ou menos) será escolhido baseado em contribuições para a comunidade no passado e participações em betas. Os restantes serão escolhidos aleatoriamente na loteria de elegibilidade e os protótipos serão enviados ainda este ano. Já as versões finais, lançadas pelos fabricantes ainda não identificados, devem chegar ao mercado em 2014. O design, capacidade e demais especificações do hardware beta do Steam Machines ainda é um mistério.

Mas se a Valve está entregando um sistema operacional aberto aos fabricantes de hardware, por que ela precisa desenvolver sua própria máquina? "A máquina específica que estamos testando é destinada a usuários que querem o maior controle possível sobre o hardware. Outras máquinas serão otimizadas pensando em tamanho, preço, baixo nível de ruídos e outros fatores", explica o FAQ da Steam Machines.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.