Valve anuncia o SteamOS, sistema operacional gratuito para jogos

Por Redação | 23.09.2013 às 17:10

A Valve anunciou hoje um novo sistema operacional voltado para os jogos, chamado SteamOS, que poderá ser instalado em qualquer computador, transformando-o em um console para sua sala.

Segundo o site oficial, o SteamOS “combina a arquitetura sólida do Linux com uma experiência de games construída para telas grandes. Ele será disponibilizado como um sistema operacional individual gratuito para computadores de sala”.

O sistema ainda não tem data de lançamento confirmada, mas, com ele, a Valve, também criadora dos jogos Half-Life e Left 4 Dead, quer se tornar uma plataforma de jogos completa. O objetivo é levar os jogos de PC e Mac para a sala de estar, acessando os títulos na tela grande da TV e usando joysticks em vez do teclado e mouse.

Um dos diferenciais é a possibilidade de acessar as bibliotecas de jogos que já existem no seu computador. Assim, o computador da sala configurado com o SteamOS poderá acessar, pela rede doméstica, os jogos que estão no seu computador em qualquer outro canto da sala, por meio de streaming.

SteamOS

O SteamOS também será compatível com apps de filmes e músicas, como Netflix, Hulu, Crackle, Rdio e Spotify. Há também um modo de compartilhamento que permite que você jogue em turnos os jogos de cada morador da casa, enquanto alcança as suas próprias Conquistas Steam e salva progressos individualmente pela nuvem.

Mais anúncios no futuro?

Tudo indica que este é apenas o primeiro de uma série de anúncios que a Valve deve fazer nos próximos dias. O SteamOS ainda não foi demonstrado e não há nenhum vídeo mostrando seu poder, nem mesmo informações muito específicas e detalhadas sobre ele.

Contudo, A Valve também deve anunciar em breve o Steam Box, uma caixa de mídia rodando o SteamOS, que deve eliminar a necessidade de ter mais um computador na sala apenas para rodar o sistema. Em alguns aspectos, o Steam Box será um concorrente direto da nova geração de consoles.

O novo anúncio deve ser feito dentro de 48 horas, quando saberemos de mais detalhes sobre o que a Valve planeja para seu futuro.