O que é MMO?

Por Ultradownloads | 17 de Janeiro de 2012 às 15h31
World of Warcraft é o mais famoso dos MMORPGs

Quando se fala de jogos para computadores o que muitas pessoas lembram são os "MMOs". Essa abreviação costuma ser relacionada diretamente com os títulos de RPG, em que o jogador só progride na história com o auxílio de outros colegas online, mas na verdade ele significa qualquer jogo online que suporte conexões e partidas com centenas ou milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Portanto, qualquer jogo que tenha a possibilidade de se ligar à internet para que os jogadores interajam entre si pode ser considerado um "MMO". Os gêneros são diversos e podem mesclar vários elementos, mas entre os mais populares temos desde de tiro em primeira pessoa, simuladores de corrida e até os de estratégia em tempo real - indo muito além dos conhecidos "MMORPGs".

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No início este tipo de jogatina envolvia apenas jogos para computadores, como Quake, da ID Software, primeiro shooter a criar partidas online através do protocolo TCP/IP de conexão, e os títulos da Blizzard, como Diablo 1 e 2 e StarCraft, que pavimentaram o caminho para o jogo que "criou" o termo MMORPG: World of Warcraft.

A abreviação "MMO" vem de Massively Multiplayer Online Game, que em tradução literal quer dizer Jogo Multijogador Online em Massa. Hoje em dia, os consoles aprenderam a lição com as partidas online que os computadores possibilitavam, e os mais modernos apresentam essa opção também, como o Xbox 360, pela rede LIVE, e o PlayStation 3, através da PlayStation Network.

O caso da rede LIVE é um bom exemplo de como o o serviço online para os consoles pode dar certo. A rede conta com 66 milhões de usuários e seu uso e experiência é sempre avaliado positivamente -- um fator que consolidou a rede do Xbox 360 para jogos multiplayer e popularizou a plataforma frente ao PS3 da Sony.

De qualquer forma, o gênero "MMO" substitiu as partidas de lan house de muitos marmanjos que passavam as madrugadas se enfrentando nos mapas de Counter-Strike. Hoje, a conexão a cabo possibilita o mesmo tipo de entretenimento, mas diretamente da casa do jogador, que pode se divertir sentado em seu próprio sofá.

Destaques: no gênero de "MMORPGs" (não vale citar World of Warcraft novamente =P), temos Star Wars The Old Republic, Ragnarok e Perfect World. Para os fãs do gênero de estratégia, temos StarCraft II (em tempo real) e Civilization IV (por turnos). Nos populares jogos de tiro temos desde Call of Duty: Modern Warfare 3, Battlefield 3, a Killzone 3, Halo 3 e Halo Reach. Já nos jogos de tiro em terceira pessoa, podemos destacar Uncharted 3 e Gears of War 3.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.