7 jogos que ficaram melhores na versão Nintendo Switch 2
Por Gabriel Cavalheiro |

O Nintendo Switch 2 completou seis meses de vida em janeiro de 2026. Nesse meio tempo, a Nintendo experimentou de tudo: polêmicas sobre os game-key cards e kits de desenvolvimento, jogos first-party aclamados pela crítica (alguns menos) e recordes em unidades vendidas.
Assim como o primeiro híbrido da Big N, o Switch 2 também tem recebido vários ports que melhoram drasticamente a experiência graças às novas tecnologias do portátil, como o DLSS, nas chamadas Nintendo Switch 2 Edition.
Além de melhorias gráficas e de performance, muitos desses jogos também recebem atualizações de qualidade de vida e novos conteúdos. Por isso, o Canaltech separou os jogos que ficaram melhores na versão Nintendo Switch 2.
7. Metroid Prime 4: Beyond
Apesar de não ser exatamente aclamado pela crítica, Metroid Prime 4: Beyond foi um dos jogos que receberam versões tanto para o Switch original como para o Nintendo Switch 2. Independentemente da recepção, a versão do FPS para o Switch 2 é a melhor experiência que você pode ter. Nela é possível escolher entre os modos de qualidade e performance tanto no modo TV quanto no portátil.
Metroid Prime 4: Beyond - Switch 2 Edition oferece texturas aprimoradas, melhorias nas partículas e na iluminação. O jogo também suporta HDR e ainda permite jogar no modo mouse dos Joy-Con 2. Sobre o título em si, o Canaltech descreveu Metroid Prime 4: Beyond como um retorno glorioso para a nova fase da Samus, apesar de não fazer o mesmo barulho que The Legend of Zelda: Breath of the Wild fez no primeiro Switch.
6. The Legend of Zelda: Breath of the Wild & Tears of the Kingdom
Falando neles, The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Tears of the Kingdom foram os primeiros jogos que receberam uma atualização 'Nintendo Switch 2 Edition', e com uma grata surpresa. Ambos os jogos receberam localização em português do Brasil, depois de quase nove anos de Breath of the Wild.
Com isso, os jogadores do Brasil podem explorar um dos melhores RPGs da última geração da Nintendo em 4K a 60 FPS e HDR. Além das melhorias, a Big N lançou o Zelda Notes no Nintendo Switch App para celulares, com recursos que ajudam na aventura por Hyrule.
5. Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World
Apesar de não ser um dos mascotes mais famosos da Big N, Kirby teve um ano bem movimentado no Nintendo Switch 2. Além do retorno do esquecido Kirby Air Ride de GameCube, que traz uma experiência única e divertida, também recebemos um upgrade de Kirby and the Forgotten Land.
Lançado em 2022, Kirby and the Forgotten Land se destaca por oferecer uma bela experiência da pequena bola rosa em 3D. No Nintendo Switch 2, o jogo não só recebeu uma versão definitiva de um jogo que já era perfeito, como também conta com um DLC incluso chamado Star-Crossed World. O conteúdo adicional oferece uma taxa de quadros melhorada, novas habilidades, locais e uma nova história de Kirby.
4. Super Mario Party Jamboree + Jamboree TV
Outro título que ganhou novos conteúdos ao chegar no Nintendo Switch 2 foi Super Mario Party Jamboree com a Jamboree TV. A edição usa e abusa das novas funcionalidades do híbrido, em especial a câmera do Switch 2 para entrar de vez no jogo.
Além disso, Super Mario Party Jamboree + Jamboree TV conta com 20 novos minigames que utilizam o modo mouse dos Joy-Con 2, além do microfone do Switch 2 e da vibração HD 2. Ao todo, o título conta com quase 100 minijogos diferentes com melhorias gráficas e de performance.
3. Hades 2
Um dos indicados a Melhor Jogo do Ano pelo The Game Awards 2025, Hades 2 chegou ao Nintendo Switch junto da versão 1.0 no PC, o que o torna o primeiro console a receber 'o rei dos roguelites'.
Com mais de 3 GB de diferença, a versão de Hades 2 para o Nintendo Switch 2 é gritante, principalmente se levarmos em conta que o roguelite pode chegar a 120 fps no modo TV. Um recurso muito bem-vindo para quem joga em mais de uma plataforma é que Hades 2 conta com cross-save entre o Switch e o PC.
2. Pokémon Scarlet & Violet
É inegável que Pokémon Scarlet & Violet foi um dos jogos mais criticados do Nintendo Switch pela sua qualidade gráfica e performance. A situação forçou a Nintendo a realizar reembolso para vários jogadores em 2022 por conta dos bugs e problemas com os jogos. A Game Freak não é muito bem conhecida por entregar gráficos de ponta ou a melhor das performances em seus jogos, mas a empresa se superou em Scarlet & Violet. Não átoa, Pokémon Scarlet & Violet está entre os 10 píores jogos da franquia para o Canaltech.
Felizmente, donos de Switch 2 podem ter uma experiência menos conturbada. Pouco antes do lançamento do novo híbrido da Nintendo, a Game Freak lançou uma atualização gratuita para Pokémon Scarlet & Violet com melhorias na qualidade de imagem e uma taxa de quadros otimizada, permitindo movimentos mais fluidos no Nintendo Switch 2. Apesar da atualização não ser um 'Nintendo Switch 2 Edition' vale a pena destacar que há uma forma melhor de jogar Pokémon mesmo sem conteúdos extras.
1. Animal Crossing: New Horizons
O segundo jogo mais vendido do Nintendo Switch, Animal Crossing foi "o jogo da pandemia" de muita gente. Seis anos mais tarde, um dos killer-app do Switch recebeu uma edição especial de Nintendo Switch 2 com uma tonelada de conteúdos, melhorias e funções.
A primeira delas é a resolução e tempos de carregamento aprimorados, com suporte a 4K no modo TV. Os jogadores também podem usar o modo mouse do Joy-Con 2 para decorar ambientes de forma mais fácil. Outra mudança substancial foi a do modo online que saiu de 8 para até 12 jogadores no Nintendo Switch 2. Na ilha será possível explorar o novo Hotel resort ou fazer construções na Ilha do Sono, basicamente um modo criativo de Animal Crossing: New Horizons.
6 jogos que ficaram melhores na versão Nintendo Switch 2
O Nintendo Switch 2 é um passo gigantesco do primeiro híbrido da Big N, principalmente quando falamos em quesito performance e qualidade de imagem. Para o Canaltech, o novo console da Big N acerta muito, mas peca ao se tornar menos confortável no modo portátil e pela sua bateria que esgota rapidamente.
Outro grande problema do híbrido, mais especificamente nas Nintendo Switch 2 Edition, é o preço dos jogos e dos pacotes de upgrades, especialmente em jogos first-party. Mesmo cobrando mais caro no Nintendo Switch 2, já que a companhia adotou uma precificação de US$ 80 em seus títulos, a Big N ainda pesa a mão com pacotes de atualizações caríssimos.
Em 2020, quando a Sony anunciou que para fazer atualizações de jogos do PlayStation 4 para o Playstation 5 seria cobrado US$ 10, muitos jogadores e críticos caíram em cima da produtora. No entanto, a coisa fez bem menos barulho no Nintendo Switch 2.
De qualquer maneira, é inegável que as versões do novo console trazem uma experiência melhor de jogos que beiram a perfeição no primeiro Switch, como The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
Esses são jogos que ficaram melhores no Nintendo Switch 2:
- Animal Crossing: New Horizons
- Pokémon Scarlet & Violet
- Hades 2
- Super Mario Party Jamboree
- Kirby and the Forgotten Land
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild & Tears of the Kingdom
- Metroid Prime 4: Beyond
Leia também no Canaltech:
-
Nintendo dribla crise de memória RAM e deve manter preço do Switch 2 em 2026
- Stardew Valley: o que muda na edição de Nintendo Switch 2?
- Alerta final: Nintendo reforça que cupons serão encerrados no fim de janeiro
Vídeo: Nintendo Switch 2 chegou! Mas e o primeiro? Ainda vale a pena?