Publicidade

5 melhores emuladores para jogar Playstation 2 no celular

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

O PlayStation 2 marcou uma geração e foi responsável por trazer experiências emblemáticas como God of War, Kingdom Hearts e Shadow of the Colossus. E, após o fim da produção do console, ele ficou no passado.

Porém, o legado do console vive através da emulação. Mesmo que você não tenha o aparelho físico, é possível transformar seu smartphone Android ou iOS em um PlayStation 2 portátil.

Conheça 5 dos melhores emuladores de PlayStation 2 para os celulares e confira os diferenciais que cada um traz abaixo:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

5. AetherSX2

O emulador AetherSX2 é um clássico e um dos únicos que permite rodar os melhores jogos da geração PS2 no celular. É a definição de uma aposta segura.

Apesar de ter sido descontinuado ao longo dos anos, ele segue como uma das maiores referências entre os softwares do nicho e garante ter um desempenho estável na maior parte do catálogo do PlayStation 2.

O emulador é compatível com diversos acessórios via Bluetooth, assim como permite os comandos por touchscreen – o que pode te facilitar bastante o conforto na hora de jogar.

Um dos principais aspectos negativos é que ele está disponível apenas para smartphones Android e não pode ser encontrado na Google Play Store. O arquivo ainda segue em diversos sites de emulação, porém recomenda-se que cheque se são ambientes seguros antes de baixar e instalar o app.

4. NetherSX2

Com o “sumiço” do AetherSX2, um grupo de modders criou o NetherSX2 — uma versão aprimorada e com um melhor desempenho do que o visto na versão original.

Continua após a publicidade

O projeto tinha como objetivo manter o antecessor disponível, com atualizações para corrigir bugs, remover os anúncios e melhorar a compatibilidade com drivers gráficos mais recentes.

Desta forma, ele permite rodar os principais jogos de PlayStation 2 de uma forma ainda mais veloz — já que se aproveita bastante dos chips modernos dos celulares para impulsionar a emulação.

Porém, seu principal ponto negativo é a complexidade da instalação. É necessário possuir o APK do AetherSX2 (que está indisponível oficialmente) e baixar e instalar o patch feito pelos modders. Esse sequer é o problema, mas sim encontrar um site ou plataforma confiável para executá-lo.

Continua após a publicidade

3. Provenance

Quem está por dentro dos emuladores já deve ter passado pelo Provenance, um software multi-sistema que permite rodar diversas plataformas. Isso inclui o PlayStation 2, através de núcleos como o “Play!” ou o “PCSX2”. 

Usá-lo tem muitas facilidades, como uma interface acessível, suporte a múltiplos consoles (o que é uma maravilha para quem é retro gamer) e uma performance competente para os jogos mais pesados do console da Sony.

Além disso, outra vantagem é que ele segue em constante processo de melhorias. Os desenvolvedores lançam atualizações periódicas e garantem o uso prolongado do app ao longo do tempo.

Continua após a publicidade

É importante notar que o Provenance está disponível na App Store para iOS de forma “experimental”, já que a Apple proibiu a presença de emuladores por muitos anos. Ele exige que habilite o Just-in-Time (JIT) para não travar.

2. RetroArch

Assim como o Provenance, é possível usar o RetroArch para emular jogos do PlayStation 2 via núcleos como o “Play!” e o “PCSX2”. Deste modo, seu iPhone pode se transformar em um dos maiores consoles dos anos 2000.

Continua após a publicidade

O software é altamente customizável e permite que você utilize até mesmo filtros de imagem, assim como transfira seus dados salvos entre plataformas diferentes (sejam entre PCs e smartphones até entre os seus celulares).

Seu maior fator negativo é que exige um verdadeiro manual para você configurar o app da forma como preferir. A interface é confusa, exige a instalação de núcleos e nem todos conseguem concluir a tarefa.

Sua compatibilidade com controles e dispositivos também é baixa, o que torna um impedimento alto. No entanto, em jogo ele emula o PlayStation 2 de formas incríveis e merece a sua atenção. O RetroArch está disponível na Google Play Store e na App Store.

Continua após a publicidade

1. Play!

O Play! eleva os padrões de emulação e é capaz de rodar uma diversidade ampla de jogos em alto nível. 

Uma das principais vantagens dele é não exigir a BIOS, algo que costuma atrapalhar quem apenas quer fazer o download de suas ROMs e se divertir sem empecilhos.

De todos os softwares apresentados, sua configuração é uma das mais simples e vai te poupar muita dor de cabeça.

Continua após a publicidade

O maior problema do Play! é a sua compatibilidade inferior à vista em emuladores como o AetherSX2 e NetherSX2 – os que rodam bem, fazem isso muito bem. Os que não, exibirão falhas gráficas ou apresentar lentidão. Ele pode ser baixado na Google Play Store e, para iOS, apenas via site oficial.

Emulação de PlayStation 2 nos celulares

É importante ter em mente que não basta ter o emulador e a ROM, como também usá-los em um smartphone que seja competente para rodar bem estes jogos. Ou seja, precisa ter hardware robusto para ter uma performance que agrade.

Continua após a publicidade

Além disso, os sistemas iOS ainda têm uma grande dificuldade: a necessidade de acionar a tecnologia JIT, já que a Apple mantém diversas restrições aos emuladores em sua plataforma até os dias atuais. 

Outro detalhe importante é que, no iPhone, muitos destes apps só podem ser instalados via AltStore e Sideloadly para ter a experiência completa — que pode ser acessada sem qualquer bloqueio nos celulares Android. Confira os 5 melhores emuladores de PlayStation 2 para mobile:

  1. Play!
  2. RetroArch
  3. Provenance
  4. NetherSX2
  5. AertherSX2

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade