5 dicas para reduzir a pilha de games que você ainda não jogou

Por Redação

Você já parou para contabilizar quantos games já comprou e ainda não teve tempo de jogar? E mais ainda: mesmo com diversos títulos inacabados, você ainda continua comprando novos lançamentos, afinal, eles são imperdíveis? Bem-vindo ao mundo dos "backlogs".

Não é difícil imaginar que o Steam é uma das plataformas mais perigosas quando o assunto é "retenção de gastos" versus "promoções incríveis de jogos que não posso deixar de comprar". Porém, a Valve disponibilizou um site intitulado SteamLeft para ajudar os usuários da plataforma a estimar quanto tempo eles vão levar para fechar todos os jogos que possuem em sua conta. Para realizar o cálculo, basta acessar a página do SteamLeft, logar com sua conta e pressionar o botão de pesquisa.

Independente do console que utiliza, se você resolveu calcular seu backlog e percebeu que está a anos-luz de finalizar todos os seus jogos, aqui estão algumas sugestões de como começar a fazer algum progresso nessa lista sem perder (completamente) a sua vida social:

1. Organize o seu tempo

Quando você gosta de um programa de TV, por exemplo, você reserva uma ou duas horas da sua semana para assisti-lo. Quando você está lendo um livro extremamente interessante, você acaba lendo um pouquinho todas as noites antes de dormir. Logo, quando você realmente leva sua pilha de jogos acumulados a sério, é preciso determinar um tempo específico para se concentrar apenas nos jogos.

Dependendo do seu trabalho, estudo, ou dos compromissos que você tem, é preciso regular o seu tempo de jogo. Isso pode ser quanto tempo você quiser, desde meia hora aos finais de semana até três horas por dia, tudo de acordo com o seu estilo de vida. O importante aqui é criar uma rotina, algo parecido com ir diariamente para a academia no período da manhã – exceto pelo fato de ser bem mais divertido.

2. Escolha sabiamente os gêneros dos jogos

Se você tem uma série de jogos na sua fila de espera, é muito importante reconhecer os gêneros que demandam mais tempo. Isso pode ser uma notícia ruim para os fãs de MMO ou RPG. O tempo de conclusão desses jogos provavelmente será superior a 60 horas. Esse não é o tempo ideal para você gastar inicialmente com títulos que deseja riscar de sua lista.

Crie uma abordagem estratégica para os jogos que estão no seu backlog. Comece por aqueles que exigem menos tempo para serem concluídos. Se você não tem certeza do tamanho de um jogo, dê um pulo no site HowLongToBeat e descubra o quão longo ele é. Depois de finalizar alguns títulos mais curtos da sua lista, ficará muito mais fácil terminá-la.

HowLongToBeat

HowLongToBeat.com

3. Não é preciso terminar todos os jogos

O seu tempo de jogo é precioso. Não desperdice com um título que não é realmente emocionante para você. Investir tempo e trabalhar arduamente na finalização de um jogo só porque ele recebeu grandes críticas, ou porque seus amigos o adoram, provavelmente não vai fazê-lo se sentir mais feliz. Se você não ficou viciado nas primeiras horas do jogo, desista; não vai adiantar insistir por muito mais tempo.

Além disso, "acabar" não significa necessariamente "100% concluído". Agora a boa notícia para fãs de MMO e RPG: só porque alguns jogos demoram muito tempo para acabar, não significa que eles estão fora de cogitação na hora de finalizar rapidamente seu backlog.

Estipule um determinado número de semanas para se dedicar a um título mais longo. Depois de bater essa meta, você decide se quer investir mais tempo nele; se a resposta for negativa, você não vai se sentir tão mal, afinal você pelo menos tentou dar uma chance a ele antes de partir para o próximo.

4. Atenção aos jogos infinitos

Alguns jogos têm componentes que oferecem longevidade infinita, como MOBAs, jogos de tiro multiplayer ou jogos com modo infinito. Quando você realmente quiser fazer progresso no seu backlog, você vai precisar de disciplina em suas escolhas.

Cada hora investida em desafios do Angry Birds ou deathmatches de Call of Duty poderia estar sendo utilizada em um jogo novo. É claro que é difícil ignorar nossos games prediletos e essa dica não significa que você não pode nunca mais jogá-los - estamos apenas lidando com aproveitamento de tempo para atingir um objetivo. Além disso, deixar de lado esses jogos “de sempre” também pode ajudar a aumentar a saudade, tornando ainda melhor o seu retorno a eles.

Borderlands 2

Borderlands 2

5. Não descarte versões móveis

Cada vez mais desenvolvedores de games estão começando a abraçar o potencial e o poder das plataformas móveis – como a Nintendo, que anunciou recentemente que vai levar seus principais personagens para o mundo mobile. Uma vez que diversos títulos estarão disponíveis em formato multiplataforma, não deixe de lado a opção de jogar em um smartphone ou tablet, quando possível, afinal isso vai ajudar bastante na liquidação do seu backlog.

A opção móvel é especialmente interessante para os jogos curtos da sua lista. Jogos de ação/aventura, puzzles, entre outros muitas vezes funcionam muito bem nesses dispositivos. Além disso, a mobilidade proporcionada por esses aparelhos pode levar seus jogos para lugares inimagináveis. Imagine eliminar horas de jogo enquanto se desloca para o trabalho de metrô, ou até mesmo na hora de descanso no escritório.

É claro que esses curtos espaços de tempo podem não permitir que você se aprofunde em um MOBA de peso ou fique imerso em uma experiência altamente narrativa, mas para jogos mais fáceis esses minutos podem ser preciosos.

E você, tem alguma dica para eliminar a pilha de jogos acumulados nos quartos dos leitores do Canaltech? Deixe-a aqui na caixa de comentários.

Fonte: Mashable