Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 Pokémon mais perturbadores da franquia

Por| Editado por Bruna Penilhas | 19 de Março de 2022 às 15h00

Link copiado!

Reprodução/The Pokémon Company
Reprodução/The Pokémon Company

Atualmente, a franquia Pokémon possui 898 monstrinhos diferentes. Entre criaturas bem desenhadas e até as mais feias, muitos Pokémon possuem conceitos que são realmente perturbadores para os jogos.

Ao longo dos anos, o estúdio Game Freak utilizou diversas fontes de inspiração para criar as amadas criaturas. Desde pessoas famosas da vida real, até lendas e credos assombrados da cultura humana. O resultado do processo são Pokémon que podem até parecer inofensivos, mas escondem segredos estranhos ou até predileções assassinas. Abaixo, o Canaltech separou 10 espécies que escondem histórias perturbadoras.

10. Drowzee e Hypno

Continua após a publicidade

O registro da Pokédex diz que Hypno é um Pokémon humanóide que utiliza o pêndulo para colocar outras criaturas, incluindo humanos, para dormir. O que poderia ser um serviço público para o mundo da série, guarda reviravoltas macabras. Hypno e a pré-evolução Drowzee são inspirados no mito japonês de Baku, uma criatura sobrenatural que consome os sonhos de pessoas adormecidas, com certa predileção por crianças.

O episódio 27 da primeira temporada do anime de Pokémon, intitulado “Soneca de Hypno”, retrata a situação, ao mostrar crianças humanas desaparecidas após serem hipnotizadas por Hypno. Todas as crianças são encontradas em um parque, acreditando que são Pokémon.

Continua após a publicidade

Se Hypno ainda tem um pêndulo para fazer o serviço sujo, Drowzee consome os sonhos das vítimas de uma forma mais “raiz”. Segundo a Pokédex de Pokémon Alpha Sapphire, a anta amarela fica acima do adormecido e suga os sonhos do alvo pelas narinas. Macabro demais, né?

9. Shedinja

Insetos podem ser assustadores. Então o que dizer de um inseto possuído? Nincada é um Pokémon da terceira geração que se transforma em Ninjask, abandonando o antigo exoesqueleto e ganhando asas. Se, durante a evolução de Nincada, o treinador mantiver um espaço livre na bolsa nos jogos, um estranho Pokémon extra surge no time do jogador.

Continua após a publicidade

Esse Pokémon é Shedinja, um monstro criado a partir do exoesqueleto que Nincada deixou para trás ao evoluir. Diz a Pokédex que o resto da pele morta de Nincada é possuída por um fantasma, criando Shedinja. O Pokémon tem um único ponto de vida, nunca se move e apenas paira no lugar para imitar outros Pokémon. De acordo com os jogos Pokémon Diamond, Pearl e Platinum, o treinador que olhar pela rachadura nas costas de Shedinja tem o espírito roubado.

8. Bewear

Bewear é um urso muito fofo que sempre aparece com os braços abertos, pronto para dar um abraço em que vê pela frente. A Pokédex, no entanto, aconselha manter distância do afeto deste Pokémon.

Continua após a publicidade

Os registros de Pokémon Moon relatam que "muitos treinadores deixaram o mundo dos vivos depois que suas espinhas foram esmagadas pelos braços de Bewear”. Vale citar também que o nome desse ursinho carinhoso, em tradução livre para o português, significa, literalmente, a frase “tenha cuidado”.

7. Sandygast e Palossand

O que pode haver de perturbador em um Pokémon que parece um inofensivo castelo de areia? Para começar, Pokémon Sun diz que Sandygast nasce a partir de uma escultura de areia feita por uma criança, que incorpora rancores de espíritos dos mortos.

Continua após a publicidade

Sandygast engole e assume o controle de qualquer um que coloque a mão em sua boca. Os engolidos fazem Sandygast aumentar de tamanho e, eventualmente, evoluir para Palossand.

A evolução deste Pokémon é descrita pela Pokédex como o “pesadelo da praia”, puxando presas para dentro da areia e sugando suas almas. O que não deve ser um programa nada agradável para um dia ensolarado de praia.

6. Drifloon

Continua após a publicidade

Drifloon é um Pokémon fantasma que tem predileção por sequestrar crianças. Esse monstro aproveita a aparência sutil de um inofensivo balão para colocar em prática um plano maligno. A descrição de Drifloon diz que o Pokémon arrasta crianças pelo céu, fazendo elas desaparecerem para sempre.

Pokemon Ultra Sun ainda adiciona que o corpo redondo de balão é composto por almas, ganhando cada mais tamanho toda vez que leva alguém para longe.

Continua após a publicidade

5. Litwick, Lampent e Chandelure

Não caminhe em direção a luz, se essa luz for esse Pokémon. Toda a linha evolutiva de Litwick mantém a chama acesa do corpo roubando almas. Esse Pokémon se disfarça como uma vela ou candelabro, fingindo uma utilidade para iluminar ambientes, quando na verdade suga a energia vital de quem o cerca.

Enquanto Lampent e Chandelure preferem rodar hospitais e casas velhas à procura de almas, a pré-evolução Litwick fica perto de treinadores. Quando usado em batalha, Litwick devora a energia vital de pessoas ao redor para manter sua chama acesa.

Continua após a publicidade

Pokémon Sword & Shield descreve Lampent como um emissário na morte. A Pokédex detalha que esse Pokémon aparece pouco antes de alguém morrer e por isso, perambula por cidades, fingindo ser uma lâmpada.

4. Shiinotic

Esse Pokémon cogumelo vive em florestas, descritas em Pokémon Sun como “traiçoeiras para entrar durante a noite”. A Pokédex diz que Shiinotic emite esporos cintilantes que causam sonolência e deixa pessoas confusas ao ponto delas nunca mais encontrarem o caminho de volta para casa.

Continua após a publicidade

Em Pokémon Moon, a entrada do monstrinho ainda adiciona que as presas que sucumbem ao sono dos esporos de Shiinotic têm a energia sugada. Já Pokémon Sword & Shield apresenta uma cidade tomada pela criatura, com diversos NPCs entregando diálogos com falas confusas e dúvidas sobre a própria sanidade.

3. Yamask

Mais do que um Pokémon, Yamask é um fantasma legítimo na franquia. A máscara que esse monstrinho carrega é uma réplica do rosto do espírito de Yamask enquanto ele era um humano vivo. De acordo com a Pokédex de Omega Ruby, quando Yamask olha para a máscara que carrega, ele começa a chorar ao lembrar das memórias de quando era um ser humano vivo.

Continua após a publicidade

Entre os ataques que Yamask aprende está “Grudge”,que em tradução literal para o português significa “rancor”, representando o movimento de espírito que puxa o nosso pé de noite no universo da franquia.

2. Mimikyu

Quem também vive com rancor é Mimikyu. Invejando a popularidade de Pikachu no mundo da franquia, esse Pokémon resolveu se esconder do mundo, se disfarçando como o rato elétrico. Mimikyu rouba a pele de um Pikachu morto e passa a usar o cadáver como uma fantasia.

Temendo que seja descoberto, Mimikyu ameaça a vida de quem tenta revelar sua verdadeira identidade. A Pokédex de Pokémon Sun & Moon narra histórias de um cientista que espiou Mimikyu em nome da pesquisa, mas acabou morto eletrocutado. Outro treinador azarado que viu a verdadeira forma do Pokémon por causa de uma rajada de vento morreu dolorosamente.

Muitos fãs criaram a teoria que Mimikyu, na verdade, é Porygon, Pokémon que foi banido da animação da franquia após ser atacado por um Pikachu. O combate mostrado na primeira temporada do anime gerou diversos feixes de luzes coloridas, prejudiciais para crianças com fotossensibilidade e epilepsia. Desde a polêmica, Porygon deixou de ser representado na animação, enquanto o parceiro de Ash saiu do episódio ileso.

1. Lopunny

Lopunny não é um Pokémon bizarro pela descrição da Pokédex nos jogos, mas sim quando o jogador para e pensa nos conceitos que podem ter baseado o desenvolvimento desse monstrinho. Lopunny é um Pokémon coelho com um corpo feminino que reproduz estereótipos muito usados em representações de mulheres em obras orientais, ligadas a conteúdo adulto. A espécie possui busto e cintura acentuadas e porta-se sempre como se estivesse com vergonha, usando as mãos para esconder o corpo.

O conceituado jornal inglês The Sun escreveu uma reportagem analisando memes criados a partir do Alpha Lopunny, versão gigante do Pokémon introduzida em Legends: Arceus. O texto classifica o monstro como um Pokémon de baixo peso e de proporções ao estilo da família Kardashian “quando se trata de coxas e bumbum”, diz a reportagem.

A reação na mídia tradicional fez menção ao tratamento usual que o Pokémon recebe nas redes sociais e na comunidade. No Twitter, diversos memes surgiram durante a janela de lançamento de Legends, sugerindo piadas de duplo sentido e chamando Lopunny de “mamãe”.

Com o visual do Pokémon, é difícil não imaginar que os desenvolvedores criaram esse monstrinho mirando exatamente nesse alvoroço de quem passa mais tempo jogando Pokémon, do que interagindo com pessoas na vida real.