Publicidade

10 jogos que simulam profissões

Por| Editado por Bruna Penilhas | 27 de Janeiro de 2022 às 19h40

Link copiado!

Imagem: Divulgação/Take-Two Interactive
Imagem: Divulgação/Take-Two Interactive

Os jogos de simulação podem ter uma grande variedade de estilos. Alguns mais bizarros, como Goat Simulator, colocam o jogador no comando de uma cabra causando o caos, enquanto outros se levam um pouco mais “a sério” e simulam profissões da vida real (ou pelo menos tentam simular).

Pensando nisso, listamos a seguir 10 jogos que simulam profissões para você se divertir sem o estresse do trabalho real. Vale ressaltar que nem todos os games da lista tentam ser reproduções fieis das atividades da vida real, mas o que vale é a intenção e a diversão.

10. Microsoft Flight Simulator

Continua após a publicidade

Um dos melhores simuladores da atualidade, Flight Simulator coloca o jogador para testar as mais variadas aeronaves por voos livres e comerciais. Caso você seja um entusiasta da aeronáutica, o game vai render boas horas voando pelo mapa e descobrindo o mundo pelos céus. Pilote aviões pequenos, boeings, caças e tome cuidado para não acabar caindo no meio do oceano durante a sua pilotagem.

Microsoft Flight Simulator está disponível para PC, Xbox One e Xbox Series X e Xbox Series S.

9. Surgeon Simulator 2

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Tá bem, este aqui não é um simulador realista, mas não podemos deixá-lo de fora da lista. Surgeon Simulator 2 simula um cirurgião um pouco ortodoxo. Com ferramentas variadas e que muitas vezes não estão ligadas à prática médica, o game tenta emular divertidamente o dia a dia de um cirurgião, colocando o jogador em diferentes situações na mesa de operação. E caso o caos seja algo que você gosta, ainda existe o modo multiplayer para até quatro jogadores.

Surgeon Simulator 2 está disponível para PC, Xbox One e Xbox Series X.

8. Football Manager 2022

Continua após a publicidade

Um dos maiores e mais completos simuladores esportivos que existem, Football Manager não deixa de ser um simulador de profissão. Ao encarnar o papel de um técnico do time, o jogador deve cuidar tanto dos treinos, contratações, o dia a dia no clube e também lidar com coletivas de imprensa, conversas com os jogadores e o mercado de transferências.

Com uma ampla variedade de regiões e divisões para se aventurar, você pode começar como um humilde treinador na Série C do Campeonato Brasileiro e, com o tempo, passar a comandar grandes times como Manchester United e Real Madrid. Football Manager 2022 expande ainda mais o papel do técnico, colocando o jogador para dialogar ainda mais com os atletas.

Football Manager 2022 está disponível para PC, Mac, Xbox One, Xbox Series X e S, iOS, Android e Nintendo Switch. Infelizmente, o jogo não foi lançado de maneira oficial no Brasil, mas há uma maneira de jogá-lo legalmente.

Continua após a publicidade

7. Car Mechanic Simulator 2021

Car Mechanic Simulator 2021 coloca o jogador como um mecânico em sua garagem, consertando diversos carros e também com a possibilidade de testar os veículos através de alguns desafios de corrida. Nessa versão do jogo, também é possível consertar peças ao invés de comprar novas, o que salva um pouco a economia da sua oficina.

Com 72 carros para serem consertados e infinitas possibilidades de pedidos, a sua vida de mecânico em Car Mechanic Simulator 2021 será bem atarefada, só tome cuidado para não confundir as peças na hora de montar o carro.

Continua após a publicidade

Car Mechanic Simulator 2021 está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Xbox Series X e S.

6. Farming Simulator 2022

Se você gosta de cuidar de uma fazenda, ou pelo menos tem curiosidade sobre o assunto, Farming Simulator pode ser a sua escolha como simulador de profissão. No maior estilo gerenciador rural, o jogador pode tomar conta de sua fazenda e se envolver em muitas atividades — desde pilotar tratores, cuidar da terra, das plantações, criar animais e também gerenciar a compra e venda de maquinário e dos produtos que você produz.

Continua após a publicidade

Farming Simulator 2022 é a experiência completa para se tornar o maior fazendeiro virtual de todos e está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 5, PlayStation 4 e macOS.

5. Euro Truck Simulator 2

Sempre quis ter a sensação de estar pilotando um caminhão, mas não tem habilitação para tal? Euro Truck Simulator 2 é conhecido por ser um dos melhores simuladores não só de direção, mas por recriar trajetos de entrega pela Europa.

Continua após a publicidade

O jogo oferece uma variedade de caminhões para você pilotar. Gerencie sua gasolina, tome cuidado para não tomar multas e lembre-se de fazer pausas no trajeto para que o motorista possa descansar.

Euro Truck Simulator 2 está disponível para PC.

4. Kerbal Space Program

Continua após a publicidade

Apesar do visual fofíssimo dos Kerbal, não se engane. Kerbal Space Program é um simulador de programa espacial bem complexo. É possível realizar os mais variados testes em foguetes e aviões, tudo em prol da exploração espacial. Gradualmente, os jogadores vão realizando testes mais ousados, podendo viajar pelo espaço e aterrissar em planetas do sistema solar.

Além disso, o game conta com bom humor ao usar os pequenos bichinhos verdes para serem seus pilotos que serão lançados ao espaço, mas a dificuldade ao realizar suas manobras espaciais e o planejamento dos voos rendem momentos de tensão bem divertidos. Afinal, ninguém quer perder seus astronautas no espaço, não é mesmo?

Kerbal Space Program está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Continua após a publicidade

3. Cooking Simulator

Sempre quis saber como é comandar uma cozinha de restaurante, mas não quer ter o trabalho de lavar toda a louça no fim do dia? Cooking Simulator coloca o jogador no papel de um cozinheiro de um restaurante, fazendo diversos pratos para uma clientela bem exigente.

Caso queira se tornar o melhor chef de cozinha da sua cidade, o game oferece o modo carreira, em que você pode trabalhar para conseguir transformar seu restaurante na sensação do momento. Apesar de ter alguns bugs, o jogo pode ser bem interessante para aqueles que gostam de cozinhar ou que apenas querem se divertir em um jogo de culinária.

Continua após a publicidade

Cooking Simulator está disponível para PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One.

2. House Flipper

É viciado naqueles programas de reforma de casa e sempre quis transformar algum lugar do zero e deixar do seu jeitinho? House Flipper coloca você para reformar, redecorar e consertar casas. O jogador começa sendo uma espécie de “faz tudo” para seus vizinhos, ganha seu suado dinheiro, e depois pode comprar sua própria casa para reformar e deixar da forma que quiser.

Derrube paredes com uma marreta, reforme o piso, limpe as calhas e faça tudo o que achar necessário na hora de reformar a casa dos seus vizinhos — e também na hora de reformar a sua, é claro. House Flipper está disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.

1. Police Simulator: Patrol Officers

Nesse game, você assume o papel de um policial na cidade de Brighton, patrulhando áreas e resolvendo problemas que podem aparecer durante a sua ronda, seja resolvendo uma briga de trânsito ou impedindo um assalto. O jogo tem um sistema de progressão em que o seu personagem começa como um simples policial que está patrulhando a pé, para depois realizar rondas mais meticulosas com veículos e outras atividades. Há até um sistema de intuição para interrogar os suspeitos.

Police Simulator: Patrol Officers está em acesso antecipado para PC no Steam.