Uma réplica do HAL 9000 que usa a Alexa está chegando para controlar a sua casa

Por Jessica Pinheiro | 12 de Março de 2018 às 10h25
photo_camera Master Replicas Group

Aqueles que assistiram 2001: Uma Odisseia no Espaço certamente devem se lembrar da personagem HAL 9000. A sigla significa Heuristically programmed ALgorithmic, indicando que ele é um computador algorítmico programado heuristicamente (um nome chique para a época equivalente ao que hoje conhecemos como a mistura de inteligência artificial com machine learning). A personagem em questão controlava os sistemas da espaçonave Discovery One, e uma das temáticas do filme era justamente sobre o poder dado às máquinas e os perigos desta atitude.

Agora, eis que a Master Replicas Group, uma equipe que projeta, desenvolve e fabrica réplicas especiais de itens relacionados à ficção científica, revela por meio de uma publicação oficial em seu blog que eles irão lançar uma réplica chamada HAL Computer Interactive 2001. Nenhuma informação sobre preços foi divulgada até então, mas especula-se que o objeto vai custar uma quantia relativamente salgada.

Isto porque a réplica do HAL 9000 não é apenas uma reprodução que não faz nada além de ficar bonita quando alocada em um canto da estante do usuário. Ao invés disto, a luz vermelha que se assemelha a um olho brilhará, e a máquina também deverá exibir um display em movimento, além de trazer reconhecimento funcional de voz. Por conta disso, será possível conversar e interagir com o computador, recriando até mesmo algumas citações de seu longa-metragem de origem.

A réplica poderá ser montada na parede e virá equipada com a Alexa, da Amazon, para ajudar o usuário a verificar o clima, ligar e desligar as luzes, ou até para somente pedir para abrir as portas da residência quando HAL 9000 se recusar.

Em sua publicação, a Master Replicas Group apenas atiçou os usuários e entusiastas com o anúncio, sem entrar em detalhes do que a réplica é capaz de fazer ou não. Portanto, mais novidades devem surgir em breve. Por enquanto, a equipe de desenvolvedores disponibilizou a possibilidade de reservar uma cópia do produto.

Recentemente, foi divulgado que a Alexa será capaz de opinar e expressar seus gostos pessoais, de modo a torná-la mais companheira ao invés de uma simples assistente inteligente. Na última semana, porém, a smart speaker foi flagrada soltando repentinas e assustadoras risadas. E com o HAL 9000 recebendo suporte a algumas funcionalidades do gadget da Amazon, só resta esperar pela famigerada revolução das máquinas. Ou não.

Fonte: Master Replicas Group, Gizmondo

Participe do nosso grupo de ofertas no Facebook e tenha acesso aos melhores descontos e cupons para você garantir sempre o menor preço em suas compras online.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.