Publicidade

Saiba tudo o que foi anunciado pelo Facebook no evento Oculus Connect

Por| 26 de Setembro de 2018 às 21h30

Link copiado!

Saiba tudo o que foi anunciado pelo Facebook no evento Oculus Connect
Saiba tudo o que foi anunciado pelo Facebook no evento Oculus Connect
Tudo sobre Facebook

Nesta quarta-feira (26), o Facebook promoveu um evento exclusivo para sua linha de headsets de realidade virtual. Chamado de Oculus Connect, o evento que aconteceu na cidade de San Jose, na Califórnia, apresentou uma série de novidades sobre os produtos da linha Oculus. As principais são um novo modelo de visor de realidade virtual, além de novos jogos e apps voltados para os modelos já existentes.

Oculus Quest

O Oculus Quest é um novo modelo de visor de realidade virtual da empresa. O aparelho será um intermediário entre o Oculus Go e o Oculus Rift, e funcionará sem a necessidade de estar conectado a um PC assim como o Go, mas será capaz de rodar aplicativos que exigem maiores requerimentos, como alguns jogos exclusivos do Rift. O produto também irá contar com uma função chamada Oculus Insight, que permite aos usuários uma experiência em ambientes virtuais que parecem maiores do que o local físico em que o usuário se encontra, e avisa o usuário sempre que ele estiver prestes a bater em algum móvel ou parede.

Continua após a publicidade

O Oculus Quest será lançado no primeiro semestre de 2019, por um preço de U$ 399. A empresa garante que o aparelho já terá mais de 50 jogos compatíveis na data de lançamento, inclusive um novo game de Star Wars que será exclusivo para ele.

Câmera 360º da RED

Fruto de uma parceria entre Facebook e a fabricante de câmeras RED, a Manifold é uma câmera para filmagens em 360º que conta com 16 lentes de gravação em 8K, e utiliza software proprietário para capturar ambientes em 3D. De acordo com o Facebook, essa combinação entre hardware e software de ponta irá permitir a recriação de cenários inteiros sem esforço. A empresa não entrou detalhes sobre preço ou data de lançamento, mas já divulgou alguns vídeos filmados com o aparelho.

Continua após a publicidade

Youtube VR para Oculus Go e Casting

Outra novidade foi o anúncio de que o aplicativo Youtube VR passará a funcionar com o Oculus Go, permitindo que o aparelho mais básico da empresa acesse uma biblioteca de mais de 800 mil vídeos em 360º; mas infelizmente a empresa não anunciou quando o aplicativo estará disponível.

Continua após a publicidade

Mas uma função que sabemos que logo estará disponível é a Casting. Essa ferramenta permitirá que alguém utilizando qualquer um dos modelos de Oculus transmita a tela para o smartphone ou TV que estejam por perto, permitindo que outras pessoas da casa também possam ver a experiência pela qual ele está passando. De acordo com a empresa, essa função deverá ser liberada já em outubro.

Oculus Venues

Também foi anunciado o line-up de eventos do Oculus Venues, uma ferramenta de transmissão de eventos culturais que transporta o usuário para o local que ele está sendo realizado, fazendo com que ele se sinta como se estivesse presenciando um evento ao vivo, mas sem a necessidade de sair de casa. Entre shows de comédia e festivais de filmes, a grande novidade será a transmissão de dois jogos do Golden State Warriors, sendo essa a primeira vez em que o Venues transmitirá jogos oficiais da NBA.

Continua após a publicidade

Aplicativos híbridos

Uma das melhores novidades para quem usa os dispositivos VR em trabalhos de design é a possibilidade de se utilizar aplicativos de 2D e 3D ao mesmo tempo. Isso irá permitir que o usuário mantenha aberto um programa de edição de imagens em 2D ao mesmo tempo que executa a visualização de um objeto 3D, podendo manipulá-lo e modificá-lo na mesma tela. O sistema funcionará baseado no desktop virtual Oculus Dash, mas a empresa não deixou claro quando essa ferramenta será disponibilizada para seus aparelhos.

Itens e avatares customizáveis

Continua após a publicidade

Outra novidade é sobre a Oculus Home, que passará a aceitar também itens customizáveis criados por terceiros. Isso permitirá, por exemplo, que ao ganhar um item em algum jogo (ou, quem sabe no futuro, comprar um item), ele será exibido como um dos que mobiliam sua Oculus Home.

A empresa também aproveitou para mostrar os novos modelos de avatares virtuais, que estão ainda mais realistas com o aumento de tons de pele, cortes de cabelo e acessórios disponíveis para criação. Houve também o anúncio da ferramente Expressive Avatars, que tornará esses avatares ainda mais reais ao simular o movimento dos olhos e da boca, permitindo a criação de microexpressões.

Continua após a publicidade

Todas essas mudanças fazem parte do Rift Core 2.0, a nova atualização do sistema operacional da Oculus. Essa atualização será disponibilizada para todos no começo de outubro, mas já está disponível a partir de hoje (26) para que os usuários possam testá-la através do Public Channel Test.

Mais joguinhos

O Facebook também aproveitou o evento para mostrar alguns novos jogos que estão sendo produzidos especialmente para o Oculus. Entre eles estão dois games de temática futurista: Vox Machinae, da Space Bullet Dynamics Corporation (empresa indie canadense sem nenhum histórico de grandes lançamentos) e Stormland, da Insomniac Games (mesma empresa que soltou no começo deste mês o jogo do Homem-Aranha para PS4).

Continua após a publicidade

Vox Machinae é um basicamente um Mechwarrior VR, onde o jogador controla o cockpit de um robô gigante e enfrenta adversários, humanos ou controlados pelo computador, em uma arena. O diferencial do jogo é que o cockpit não é apenas o ponto de vista do jogador, mas o que ele controla é mesmo o piloto, e não a máquina. Isso quer dizer que mexer os braços não movimenta os braços do robô, mas sim os braços do piloto dentro da cabine. Então, para controlar seu mech, é necessário utilizar as várias alavancas e botões presentes no painel, o que aumenta a imersão no jogo. Vox Machinae já está disponível na Oculus Store para Oculus, Vive e também possui uma versão desktop que pode ser jogada com teclado e mouse.

Stormland é um jogo bem diferente, que combina ação de tiro em primeira pessoa com jogos em mundo aberto estilo Assassin’s Creed. No jogo, seu personagem é um androide que precisa explorar um enorme mapa em busca de seus amigos. Durante a exploração, o jogador poderá encontrar variadas armas e peças de melhoria para suas habilidades, e poderá completar várias missões secundárias para adquirir experiência. Stormland terá um modo história além de um modo multiplayer cooperativo, e será lançado no começo de 2019.

Continua após a publicidade

Mas o principal destaque ficou por conta do anúncio Vader Immortal, jogo exclusivo para o Oculus Quest. Vader Immortal: A Star Wars VR Series será composto de três episódios, e colocará os jogadores em contato direto com o vilão mais icônico de todo o universo de Star Wars — Darth Vader —, incluindo visitas ao castelo de Vader no planeta Mustafar e batalhas de sabre de luz.

Vader Immortal é uma produção conjunta do laboratório de produções VR da Lucasfilms, o ILMXLAB, e a Ninja Theory, conhecida por jogos como Hellblade: Senua’s Sacrifice e Heavenly Sword. Com roteiro e produção de David S Goyer (Batman Begins), o jogo deverá ser lançado junto com o Oculus Quest em 2019.

Fonte: Geek Wire, Polygon, VRFocus, Techcrunch, Mashable, Engadget (1) (2) (3)