Bateria que dura dias e carrega em segundos está sendo desenvolvida

Por Redação | 23 de Novembro de 2016 às 13h23

Pesquisadores da Universidade da Flórida Central criaram um protótipo de supercapacitor que funciona em sua melhor performance mesmo depois de ser recarregado 30.000 vezes. O estudo pode ajudar a produzir baterias de alta capacidade, com carregamento ultrarrápido e que duram 20 vezes mais do que os modelos tradicionais de íons de lítio.

De acordo com Nitin Choudhary, um dos responsáveis pela pesquisa, a nova tecnologia permitiria que os usuários carregassem o seu smartphone em poucos segundos e ficassem despreocupados durante uma semana sem a necessidade de carregá-lo novamente.

O carregamento ultrarrápido do supercapacitor se dá devido à sua capacidade de armazenar eletricidade estática na superfície de um material, em vez de utilizar reações químicas, tais como as baterias tradicionais. Para isso, é preciso utilizar materiais com grandes áreas de superfícies para conter grandes quantidades de elétrons, como o já conhecido grafeno.

No entanto, os pesquisadores explicam que é um desafio integrar o grafeno com outros materiais utilizados em supercapacitores. Por este motivo, a equipe envolveu o material em nanofios unidimensionais altamente condutores, permitindo assim que os elétrons passem rapidamente do núcleo para fora.

Apesar de empolgante, a pesquisa ainda está em fase inicial e extremamente distante de um ponto em que a tecnologia poderia ser comercializada. O que nos resta é ficar na torcida para que esse supercapacitor deixe de ser um conceito para se tornar realidade e manter nossos gadgets longe da tomada por mais tempo.

Via Engadget