Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DataTraveler Elite, o pendrive USB 3.0 de entrada da Kingston

Por| 03 de Outubro de 2012 às 11h25

Link copiado!

DataTraveler Elite, o pendrive USB 3.0 de entrada da Kingston
DataTraveler Elite, o pendrive USB 3.0 de entrada da Kingston

Atualmente observamos uma mudança no modo como as pessoas utilizam seus pendrives. Em vez de transportar pequenos documentos e apresentações, agora eles são utilizados para transferir até vídeos em altíssima resolução, funcionando lado a lado com media centers e televisões que possuem suporte USB. Capacidades de 16, 32 e 64 gigabytes se tornaram comuns, aproveitando tanto a miniaturização dos componentes como a evolução natural do padrão USB 2.0 para o USB 3.0, capaz de suportar velocidades de transferência 10 vezes maior.

O modelo Kingston DataTraveler Elite 3.0 que chegou em nosso laboratório de testes é um exemplo do resultado dessa mudança, oferecendo suporte a velocidades de 70 MB/s de leitura e 30 MB/s de escrita quando conectado a uma porta USB 3.0. Pelo menos essas são as informações da Kingston. Confira em nossos testes as velocidades alcançadas!

Configuração de testes:

Continua após a publicidade
  • Processador: Intel Core i7 980X six-core @ 4.1 GHz
  • Cooler: Havik 140
  • Placa-mãe: Gigabyte GA-X58-UD3R rev.2
  • Memória: Patriot 6GB DDR3 1600MHz em triple channel
  • Placa de vídeo: AMD Sapphire 6850
  • Fonte: Casemall Supreme Power 800w

HD Tune Pro 5.00

O HD Tune é uma suite de ferramentas de testes de dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e pendrives, realizando vários testes com diferentes parâmetros para medir a velocidade de leitura/escrita, tempo de acesso, acesso aleatório e muitos outros.

Informações do Pendrive

Continua após a publicidade

O DataTraveler Elite 3.0 de 16 GB possui cerca de 14,7 GB disponíveis e suporta nada menos do que todos os recursos que o programa consegue detectar, como S.M.A.R.T, TRIM, gerenciamento de energia, cache de escrita e muitos outros.

Teste de leitura de dados

Nos testes de leitura de dados do HD Tune Pro, o pendrive da Kingston se mostrou mais rápido do que as especificações originais, alcançando uma média de 80,1 MB/s de velocidade de transferência, com um pico de 82,1 MB/s e um mínimo de 74,9 MB/s.

Continua após a publicidade

Desempenho de arquivos

Na seção de transferência de arquivos, o HD Tune Pro testa a velocidade média de leitura e escrita sequencial e de diferentes blocos de arquivos, indo de 512 Bytes até 8192 MB. Nos resultados logo abaixo do primeiro gráfico vemos que o pendrive alcançou uma velocidade média de leitura de 82,823 MB/s e 36,280 MB/s de escrita, sendo especificações muito próximas das esperadas.

Continua após a publicidade

CrystalDiskMark 3.0.1 x64

O CrystalDisk Mark é um programa gratuito e bastante simples, feito para medir o desempenho de dispositivos de armazenamento, onde utilizamos blocos de 50 MB, 1000 MB e 4000 MB como referências para os testes. Os resultados mostrados são as médias dos cinco resultados obtidos por operação.

Continua após a publicidade

Em vários tamanhos de arquivos, o DataTraveler Elite 3.0 obteve 50% mais performance do que o anunciado pela Kingston, sustentando leitura de até 123 MB/s e escrita de 103 MB/s (taxas maiores do que um disco rígido convencional).

Para arquivos muito pequenos, como blocos de 4 KB, o desempenho é bastante baixo, especialmente para escrita, o que é natural pois para escrever um arquivo de 4 KB é necessário deletar um bloco de 512 KB e reescrevê-lo com os 4 KB adicionais, e essas operações adicionais diminuem - e muito - o desempenho final.

Nos tamanhos maiores (e mais comuns), o pendrive atingiu picos de 235 MB/s de leitura e 143 MB/s de gravação, resultado próximo ao obtido pelo HD Tune Pro e confirmando o bom desempenho do equipamento.

Continua após a publicidade

Desempenho em uma porta USB 2.0

Qualquer dispositivo USB 3.0 é compatível com portas USB 2.0, funcionando normalmente mas tendo o desempenho limitado às especificações dessa porta, que é de 480 Mbits/s. Transferimos dois arquivos para o pendrive para testar a sua velocidade de escrita: um de 7,08 GB e outro de 455 MB, onde conseguimos alcançar as mesmas transferências anunciadas pela Kingston: 30 MB/s de leitura e 25 MB/s de escrita.

Embora não sejam resultados impressionantes, é importante levarmos em consideração que o fator limitante no teste é a porta USB do computador, demonstrando que vale a pena adquirir o pendrive se o usuário possui um computador com portas USB 3.0 disponíveis.

Este último teste foi realizado em um desktop comum e em um netbook equipado com um SSD Kingston V200 de 128 GB, para evitar outros possíveis gargalos de desempenho. Em ambos, os resultados foram similares.

Continua após a publicidade

Conclusão

Disponível no mercado brasileiro por aproximadamente R$ 65, o DataTraveler Elite 3.0 da Kingston é uma excelente opção para usuários que constantemente utilizam o pendrive para assistir vídeos em altíssima resolução na televisão ou media center. Por ser um modelo que é compatível com o padrão USB 3.0, o preço é bastante competitivo, ainda mais se considerarmos que ele tem 5 anos de garantia.