Publicidade

Testamos os AirPods 4 ANC: cancelamento de ruído sem borrachinha funciona mesmo?

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Thalles de Souza Ribeiro/Canaltech
Thalles de Souza Ribeiro/Canaltech

Os novos AirPods 4 com ANC fazem parte da mais nova geração de fones de ouvido da Apple. Essa é a primeira vez que a empresa de Cupertino lança um fone de ouvido sem fio com design aberto — ou seja, sem aquelas “borrachinhas” — que oferecem um modo de cancelamento de ruído. Mas isso gera uma preocupação: sem as ponteiras de silicone para oferecer uma vedação no ouvido, o ANC dos AirPods 4 funcionam adequadamente

Testamos o AirPods 4 com ANC durante as últimas semanas e, agora, contamos tudo sobre os modos de controle de ruído dele. 

Como funciona o cancelamento de ruído ativo (ANC) em fones de ouvido?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Primeiramente, é preciso entender o conceito do ANC (Active Noise Canceling). Um fone de ouvido com cancelamento de ruído tem microfones externos dedicados para essa função. Eles captam o barulho do ambiente, e o processador do dispositivo gera uma frequência inversa que é enviada para os alto-falantes para “anular” os sons indesejados dentro do ouvido. 

Esse processo, conhecido como interferência destrutiva, ocorre quando duas ondas sonoras de fases opostas se encontram, reduzindo ou eliminando o som original percebido pelo usuário.

Na prática, essa tecnologia não depende, necessariamente, das ponteiras de silicone, mas esses acessórios permitem uma “vedação” do canal auditivo que melhora o desempenho do ANC — ou seja, torna o cancelamento de ruído mais eficiente. 

Continua após a publicidade

Os AirPods 4, porém, não oferecem essa vedação e todo o trabalho de isolamento do barulho é feito pelos seus microfones. 

O cancelamento de ruído dos AirPods 4 com ANC é bom? 

De forma mais simples e direta, sim — o ANC dos AirPods 4 é bem eficiente e surpreendentemente bom para um fone de ouvidos aberto, sem as borrachinhas ou ponteiras de silicone. 

É claro que ele não oferece o mesmo desempenho de modelos intra-auriculares, como os AirPods Pro ou concorrentes como o Galaxy Buds 3 Pro, que sem ativar a função já oferecem um isolamento “natural” graças à vedação das borrachas. 

Continua após a publicidade

Comparamos o cancelamento de ruído dos AirPods 4 com ANC com outros modelos “equivalentes”, para testar o desempenho de cada um ao cancelar o ruído: o Galaxy Buds 3 e Galaxy Buds 3 Pro.

Essa comparação foi interessante, pois o modelo Pro da Samsung oferece borrachinhas de silicone, mas a versão comum dos novos fones de ouvido da coreana possuem o design aberto, assim como o AirPods 4. E, também como o modelo da Apple, ele tem ANC. 

Naturalmente, o Galaxy Buds 3 Pro apresentou o melhor desempenho entre os três modelos avaliados. As ponteiras de silicone proporcionam um isolamento passivo eficaz, complementando o cancelamento ativo de ruído (ANC) e resultando em uma redução significativa de barulhos externos.

Continua após a publicidade

Em situações práticas, como viagens de avião, escritórios barulhentos ou deslocamentos urbanos, o Galaxy Buds 3 Pro tem mais capacidade de criar uma experiência mais imersiva ao bloquear sons como o zumbido de motores ou conversas ao fundo.

Os AirPods 4 também tiveram um bom desempenho na nossa comparação, mas ficaram um pouco atrás do modelo Pro da Samsung, o que é mais perceptível em cenários com ruídos mais graves e constantes.

Ainda assim, os fones da Apple se são bons o suficiente em situações de uso cotidiano, como cafés ou ambientes domésticos, graças ao seu design aberto com ANC, que oferece uma redução satisfatória do barulho sem comprometer o conforto.

Por outro lado, em comparação ao Galaxy Buds 3 “normal”, os AirPods 4 demonstraram um desempenho ligeiramente superior no cancelamento de ruído. Embora a diferença não seja tão marcante, é perceptível que eles conseguem reduzir melhor sons de fundo, como murmúrios ou música ambiente, tornando-se uma opção interessante para quem busca equilíbrio entre qualidade sonora e conforto.

Continua após a publicidade

Mais recursos de controle de ruído 

Além do cancelamento de ruído ativo, os AirPods 4 com ANC também oferecem outro recurso de controle de barulho, o Som Ambiente. Assim, você consegue ter mais funções com o fone aberto da Apple. 

O som ambiente funciona de forma contrária ao ANC: ele usa os microfones externos para captar o som ao redor do usuário e retorná-lo ao seu ouvido no mesmo nível que é recebido. 

Continua após a publicidade

De forma resumida, a proposta é que você ouça com o fone de ouvido exatamente da mesma forma que você escutaria se estivesse sem os acessórios — sem qualquer tipo de redução ou aumento no volume. Mas, na teoria, poucos fones funcionam assim e, na verdade, eles ampliam um pouco o som, mas de forma bem imperceptível.

Novamente comparando, apenas o Galaxy Buds 3 Pro me deu a sensação de que o som no modo ANC é o mesmo sem os fones de ouvido. Ele ainda permite controlar a intensidade e deixar mais baixo ou ativar o recurso de acessibilidade para amplificar bastante o áudio, mas de forma natural, o Som Ambiente em seu nível máximo é bem fiel ao barulho no local. 

Os AirPods 4, por sua vez, trabalha bem ao retornar o som ao ouvido, e aumenta ligeiramente o “volume” neste retorno. Isso pode ser considerada uma vantagem para quem, realmente, quer um som maior ao usar os fones. 

Para finalizar, ele também tem um modo “adaptável” que identifica automaticamente a necessidade de redução de ruído ou se é preciso ativar o som ambiente. Esse recurso é interessante quando você está ouvindo músicas, mas precisa conversar com alguém. Assim, ele ativa e desativa o som ambiente de acordo com o necessário.

Continua após a publicidade

ASSISTA: Qual Airpods comprar em 2024? Guia de Compras