Publicidade

Ele sabe quando você está no ônibus e liga a música sozinho; esse fone vale?

Por  | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

Nas últimas semanas, o Canaltech testou a função Scene-based Listening (Escuta Baseada em Cena, em tradução livre) do fone de ouvido topo de linha Sony WH-1000XM5. O recurso promete saber quando você está no ônibus ou no metrô e começar a tocar música e ativar o cancelamento de ruído sozinho, ou outra pré-configuração feita pelo usuário. 

Embora tenha sido lançada para o Sony WH-1000XM6, apresentado este ano, a função chegou ao seu antecessor via atualização e funciona bem, conforme nossos testes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como funciona a tecnologia de localização do fone?

É possível definir no aplicativo do fone o local de trabalho, por exemplo, e em 2 a 3 dias o app aprende a rota e pode ser configurado, inclusive, com o tempo o software identifica as músicas e o gênero musical mais escutado no caminho para o trabalho.

Para isso, ele usa o sensor de aceleração do smartphone e o GPS, ou seja, a localização do celular precisa estar ativada para a função funcionar, então o consumo de bateria é maior do que o de costume. Com o acelerômetro, o fone aprendeu e passou a exibir como eu estava me locomovendo: a pé, correndo ou no transporte público, e até se eu estava sentado ou em pé.

Enquanto com o GPS, ele aprendeu a rota da minha casa até o trabalho e iniciava configurações pré-definidas ao chegar em determinadas localizações, como o ônibus, estação de metrô ou o trabalho. Eu podia pré-definir para que o fone ativasse o ANC ou o modo ambiente, ambos em níveis customizáveis, ou até mesmo para que ele tocasse música sozinho.

Continua após a publicidade

Segundo a Sony, o recurso também usa tecnologias de IA para processar os dados de localização e aprender com os hábitos de uso do usuário. 

Faz diferença mesmo?

No cotidiano, o Scene-based Listening faz, sim, diferença, tanto por começar a tocar música automaticamente, quanto por ativar as configurações de ANC ou modo ambiente automaticamente.

Continua após a publicidade

Isso poupa tempo que seria usado para configurar o fone pelo celular ou pelos botões físicos e oferece a atenção necessária em momentos específicos do transporte público, como ao fazer baldeações entre estações.

Além disso, o fone consegue avisar quando a estação de metrô de desembarque está se aproximando, o que evita preocupação em passar da estação.

Cancelamento de ruído e qualidade sonora são excelentes

Por se tratar de um fone de ouvido topo de linha da Sony, o WH-1000XM5 mantém um nível premium de qualidade sonora e cancelamento de ruído.

Continua após a publicidade

Embora o cancelamento de ruído do WH-1000XM6, modelo mais recente, seja superior, seu antecessor também apresenta um cancelamento de ruído avançado, além de um som equilibrado e com equalizador customizável, sendo possível escutar todos os detalhes das músicas sem exageros. Nossos testes incluíram músicas de diferentes gêneros, como AfroBeats, Rap, MPB e Latino.

Também vale mencionar o conforto do fone de forma positiva, já que mesmo após horas de uso, as almofadas do fone não incomodavam. 

Além disso, a bateria é outro destaque do aparelho, que passa dias longe da tomada sem problemas. Mesmo com uso intenso, durante nosso teste, o aparelho passou, em média, entre 4 a 5 dias sem precisar ser recarregado.

Continua após a publicidade

Vale a pena comprar o fone topo de linha da Sony?

No Brasil, o preço do Sony WH-1000XM5 fica na faixa de R$ 1.800 a R$ 2.000 e está à venda em varejistas como Amazon, KaBuM! e Magazine Luiza

Apesar do preço elevado, para quem procura um fone de ouvido topo de linha do tipo headphone, o modelo pode ser a escolha certa em 2025.

Além disso, o recurso que sabe quando você está no ônibus e no metrô é um diferencial muito útil no cotidiano e complementa a experiência premium, que vai desde a automatização das configurações de ANC e som ambiente até uma qualidade sonora excepcional.

Continua após a publicidade

Leia mais

VÍDEO: Sony WH-1000XM5: o melhor fone de ouvido com isolamento de ruído do mercado? [ANÁLISE/REVIEW]

Continua após a publicidade