BIG Festival anuncia primeiros palestrantes do evento

Por Wagner Wakka | 04 de Maio de 2018 às 06h42
photo_camera Divulgação

O Brazil's Independent Games Festival (BIG Festival) começa a revelar os primeiros nomes de palestrantes para as mais de 120 sessões que acontecerão durante o evento deste ano. Os assuntos passarão por mercado de games, realidade virtual até outros temas como jogos que auxiliam crianças vítimas de abuso sexual.

Em termos de desenvolvedores do universo mainstream, mas ainda independentes, o evento anunciou a participação de Chris Remo, da Campo Santo, estúdio recém-comprado pela Valve e responsável por jogos como Firewatch. A desenvolvedora está produzindo o jogo de exploração In the Valley of Gods, a ser lançado no ano que vem.  

Dino Patti também é outro grande nome do evento. Ele é cofundador da Playdead, empresa que desenvolveu Limbo e Inside, dois dos grandes títulos recentes que evoluíram o gênero de puzzle em plataformas 2D.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Chris Remo, da Campo Santo, é conivdado do evento (Foto: BIG Festival)

Já no ramo de jogos com propósito social, o BIG traz Menno van Pelt-Deen. O desenvolvedor holandês estuda videogames como ferramenta terapêutica e é fundador da Lapp e gerente da Dutch Game Garden. No ano passado, ele criou o VilDu, um game que ajudou a derrubar as barreiras na terapia de crianças que sofreram abuso sexual. Pelt-Deen integra o BIG Impact, segmento do BIG voltado ao desenvolvimento de jogos com foco em educação, saúde, dentre outros temas de impacto social positivo.

"A inclusão da diversidade nas palestras é muito importante para o evento. No ano passado tivemos 129 sessões que apresentaram temas como empoderamento feminino, jogos para mobilidade, cidades e saúde. Neste ano queremos buscar conteúdo que seja ainda mais relevante ao público", explica Marina Pecoraro, produtora do BIG Impact.

Em relação ao mercado brasileiro, o BIG também tem uma agenda voltada a discutir mercado e negócios no evento. O BIG Business Forum firmou parceria com a External Development Summit (XDS), o principal evento de desenvolvimento externo do setor, para trazer  Isabelle Bismuth e Alan Van Slyke, que trabalham na Ubisoft.

Menno van Pelt-Deen. Desenvolvedor holandês estuda formas terapêuticas com games (Foto: Divulgação)

Outro foco do BIG deve ser realidades aumentada e virtual. O evento vai contar com a participação de Joel Breton, vice-presidente de VR Content e Head da Vive Studios, que desenvolve conteúdos tanto para o headset HTC Vive, quanto para o Steam VR.  

Aos interessados em fazer contato com a Sony e entender como um jogo pode vir a ser publicado no PlayStation, Mike Foster, gerente de contas da Sony na América Latina, estará no evento.

Segundo o BIG, serão mais de 70 nomes, dos quais já estão confirmados Bobby Wertheim (SEGA), Lauren Freeman (Electronic Arts), Reginaldo Valadares (Rovio) e Steve Escalante (Versus Evil).

A lista completa dos convidados até o momento está disponível no site oficial.

O BIG Festival acontece entre os dias 23 de junho e 1º de julho no Centro Cultural São Paulo com entrada gratuita. Também, aos visitantes no Rio de Janeiro, o BIG Rio acontece nos dias 29 e 30 de junho no espaço Oi Futuro, também com entrada gratuita. Já quem está interessado em rodadas de negócios, entre os dias 26 e 29 de junho ocorre o BIG Business Meetings no Tênis Clube Paulista. Esta é a única área do evento com entrada paga.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.