Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pokémon UNITE | Xis espera surpreender adversários no mundial

Por| 10 de Agosto de 2022 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/Xis OG Life
Divulgação/Xis OG Life

Os brasileiros fãs de Pokémon estarão bem representados no Campeonato Mundial dos jogos da franquia, que acontecerá na próxima semana, entre os dias 18 a 21 de agosto, em Londres, Inglaterra. No primeiro ano do competitivo de Pokémon UNITE, vamos acompanhar a busca da Xis OG Life pelo título de melhor equipe do mundo.

Antes de pertencer à Xis, a line-up com Felipe "BabyMazo", Misael "Falb", Brian "Souto", Luiz "GuizinN", Jander "Jandecoo" e Leonardo "LeL" formou a From Brazil. Desde então, o quinteto conquistou muitas vitórias e pouquíssimas derrotas em diferentes campeonatos. Na etapa regional, que garantiu a classificação para o mundial e um prêmio de US$ 20 mil, a Xis teve uma performance excelente e tornaram-se pentacampeões Sul-Americanos de Pokémon UNITE.

Continua após a publicidade

O Canaltech conversou com Luiz Henrique Fontes, CEO da Xis, e Felipe "BabyMazo" Mazo, capitão do time, sobre o caminho da equipe até aqui e os preparativos finais para o mundial.

“Underdogs” de Pokémon UNITE

A Xis espera surpreender os adversários estrangeiros no Pokémon World Championships 2022. Mazo menciona que eles podem ser vistos como “underdogs” pelas outras equipes — ou seja, como um time que está fadado a perder. “Estamos indo com a ideia de que somos Underdogs, de que eles talvez não estejam olhando tanto pra gente. Então, vamos melhorar o meta brasileiro para impressionar o máximo possível quando chegarmos lá”, explica o capitão do time.

A ideia de “melhorar o meta brasileiro”, basicamente, consiste em usar uma formação de Pokémon que é pouco ou nada utilizada em outras regiões do mundo. Desta maneira, existe uma grande chance dos adversários serem pegos de surpresa por uma combinação de personagens que eles não estão acostumados a enfrentar. Essa estratégia da Xis para o mundial foi apoiada por outra ideia interessante: treinar com equipes brasileiras.

Continua após a publicidade

Mazo explica que, para as classificatórias regionais, a Xis treinou apenas contra equipes estrangeiras, de outras regiões, mas estudavam os times brasileiros enquanto isso. Isso se inverteu no mundial: agora, os atletas estão treinando contra equipes do Brasil, e estudando adversários estrangeiros, a fim de não dar pistas da estratégia da Xis para as equipes que também estarão no campeonato decisivo.

Ainda falando sobre a ideia de investir em uma composição de time inesperada e com um “gostinho brasileiro”, Fontes comenta: “Como o jogo está bem balanceado, você pode pegar personagens diferentes e ter um desempenho tão bom quanto um meta totalmente diferente com outros personagens, porque a sua estratégia de jogo é diferente. Por isso que a gente quis agora voltar a treinar com os times brasileiros, para que a gente monte a nossa estratégia de jogo e o pessoal lá seja surpreendido”.

Para Mazo, a estratégia já está bem definida e a sinergia da equipe vai muito bem, obrigado. Agora, os jogadores estão focados nos detalhes: “Só realmente resta entender o máximo possível sobre o meta e quais são os Pokémon que estão mais fortes. Estamos em um processo muito mais teórico do que prático”.

Continua após a publicidade

E o fato de serem vistos como possíveis perdedores pelos adversários não é algo desestimulante — afinal, a equipe teve uma performance muito positiva nos últimos meses, e eles estão cientes disso. “Sabemos que entramos como Underdog, mas temos um potencial real de ganhar. Já jogamos contra os times lá de fora, jogando com o ping pior do que o deles. Já treinamos contra times europeus, norte-americano, mexicanos e peruanos. Sabemos dos nossos resultados, que não são ruins, contra esses times”, declara Mazo.

O capitão completa que a equipe está bem confiante, mas também com o “pé no chão de que nada está ganho e cada jogo é um jogo”. Ele completa: “Se a equipe está no mundial, ela não é fraca, não tem região mais fraca do que a outra. Não tem como o melhor time de uma região ser ruim. Então vamos entrar respeitando cada time do jeito que merecem ser respeitados”.

Fontes, por sua vez, pareceu muito orgulhoso do caminho que o time conquistou até aqui (e com razão). “Queremos dar o nosso melhor porque sabemos que temos o potencial de ser o melhor do mundo. A Xis tem menos de 1 ano de vida e já estamos em uma final de mundial, então estou muito feliz e o coração fica a mil”, disse o CEO da organização.

Continua após a publicidade

Investimento da Xis no Pokémon UNITE

Como sabemos agora, a contratação da From Brazil por parte da Xis foi um acerto enorme. Pokémon UNITE completou 1 ano de vida recentemente e, portanto, o cenário competitivo do jogo ainda está se desenvolvendo ao redor do mundo. Aqui no Brasil, já temos boas equipes profissionais do MOBA que ganharam destaque nas competições, como a OverHeat e a Tanque de Guerra. A Xis, por enquanto, é a única grande organização de eSports que possui uma equipe própria em UNITE — eles também estão no cenário de Fortnite, CS:GO, Wild Rift e Free Fire.

Os riscos de investir em um cenário competitivo que ainda está nascendo existem, mas isso faz parte da proposta da Xis e no que ela busca alcançar como organização. De acordo com Fontes, foi justamente por ser um jogo novo, somado ao fato de Pokémon ser uma franquia muito conhecida e ser um game mobile gratuito, que UNITE ganhou um espaço na organização.

Continua após a publicidade

“A gente olhou para isso como uma oportunidade de firmar estes dois pilares que fazem parte da Xis: de diversidade, por ser um jogo de celular, com acessibilidade que qualquer pessoa pode jogar; e pilar de inovação, por ser a primeira organização de esportes eletrônicos do Brasil a investir neste cenário competitivo que tá começando”, explica o CEO da Xis.

Ele menciona que um dos desejos da organização é inovar e estar em um cenário que está começando, a fim de “estimular o cenário de esportes eletrônicos como um todo”, e não apenas atuar ou investir em “jogos já bem estabelecidos”. Fontes acredita que Pokémon UNITE tem tudo para se consolidar e crescer cada vez mais no Brasil. “Acho que a gente já observa um crescimento bem interessante da modalidade, o que inclui a comunidade em si. O público está aumentando e o interesse também, e isso tende a crescer com o mundial, ainda mais que será presencial e teremos uma equipe brasileira lá”, completa.

O Canaltech estará presencialmente no Mundial de Pokémon, a convite da The Pokémon Company. Portanto, você poderá acompanhar os resultados da competição, e também da performance da Xis no UNITE, aqui conosco.