Publicidade

Los Grandes se torna sócia da Simplicity Esports e garante vaga no CBLOL

Por| Editado por Bruna Penilhas | 24 de Maio de 2022 às 10h29

Link copiado!

Imagem: Divulgação/Los Grandes e Flamengo eSports
Imagem: Divulgação/Los Grandes e Flamengo eSports

A Los Grandes, organização de eSports, anunciou nesta segunda-feira (23) a compra de 20% da Simplicity Brasil, responsável pela vaga e gerenciamento do Flamengo eSports no Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL). Com a parceria, o time disputará a segunda etapa da competição com o nome de Flamengo Los Grandes.

O acordo coloca a organização em mais um jogo da Riot Games. Além do LoL, a Los Grandes também está presente em Wild Rift e VALORANT. A compra dos direitos garante a entrada do time para a disputa da segunda etapa do CBLOL. Em conversa com o ge, Rodrigo Terron, conselheiro da organização, afirmou que a equipe planeja comprar a vaga em 2023.

Continua após a publicidade

No momento, o contrato de parceria entre as duas organizações está previsto somente para o segundo split do CBLOL, mas com a possibilidade de extensão do vínculo no ano que vem. Porém, o cenário provável é a compra total da vaga que pertence à Simplicity Esports, terminando assim o ciclo do Flamengo eSports no League of Legends. Com um título do CBLOL e três vice-campeonatos, o rubro-negro ingressou na elite do LoL Brasileiro em 2018 e pode sair após participar de oito etapas do torneio.

A gestão Simplicity

Em 2020, o Flamengo e a Simplicity fecharam um acordo de licenciamento, em que a empresa se tornou responsável por todo o gerenciamento da equipe de League of Legends e outras modalidades, como o Free Fire, que tempos depois, foi terceirizado e entregue para outra empresa gerir o projeto. A situação rendeu algumas polêmicas, como o caso da streamer Caroline "Cacau", em que seu vídeo de anúncio remetia a prática de stalking.

Continua após a publicidade

O CEO da Simplicity, Jed Kaplan, também chegou a protagonizar situações controversas durante momentos de má fase da equipe no CBLOL. Em julho de 2020, após a contratação de Ju "Bvoy" Yeong-hoon e o retorno de Han "Luci" Chang-hoon para tentar dar fim ao momento turbulento, o Flamengo não se classificou para a fase eliminatória e não teve a chance de disputar o título. Kaplan então, postou uma imagem de um personagem queimando dinheiro, marcando a organização. A publicação foi deletada depois da repercussão negativa.

Filipe "Ranger" Brombilla, desligado do Flamengo eSports após 4 etapas no clube, comentou no Combo Podcast, programa comandado por Tácio "Schaeppi", Thiago "Djoko" Maia e Felipe Prieto, que o clima entre os jogadores não era dos melhores e sentia um clima de desordem na organização.

Continua após a publicidade

Em dezembro de 2021, uma série de denúncias envolvendo o Flamengo Academy surgiram, por uma matéria investigativa da ESPN Brasil. Uma das madrinhas de um dos jogadores veio à público corroborar com a reportagem, explicando que mães e outros familiares dos jogadores do time de formação chegaram a comprar comida e utensílios de cozinha para alimentar os atletas.

Na época, o treinador Alexander "Abaxial" Haibel, atualmente na INTZ, também acusou Jed Kaplan de chantagem e de não cumprir com o pagamento de sua multa rescisória. O CEO da Simplicity negou as acusações de Abaxial, que mostrou seu contrato em uma transmissão na Twitch, falando sobre o caso. Na época, a Riot Games estava investigando o caso, mas o desdobramento não foi divulgado.

Continua após a publicidade

Em fevereiro de 2022, o ge revelou com exclusividade que a Simplicity estaria procurando compradores para sua vaga no CBLOL. Na época, a reportagem colocava Keyd, Fluxo e Cruzeiro como potenciais compradores da vaga do time rubro-negro no CBLOL.

Até o momento, as redes sociais da organização, da Simplicity e de Jed Kaplan, não comentaram sobre a parceria com a Los Grandes. O CBLOL retorna no dia 11 de junho para a segunda etapa da competição em 2022.

Com informações de: ESPN Brasil (1, 2) e ge (1, 2)