Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

FIFA 20: Jogador holandês é banido após declaração nazista

Por| 03 de Dezembro de 2019 às 21h00

Link copiado!

EA Sports
EA Sports
Tudo sobre EA

Famoso game de futebol da EA Sports, o FIFA 20 removeu o artilheiro holandês Marco van Basten como jogador do grupo Icon - conjunto de jogadores lendários na história do futebol que inclui Garrincha e Zidane -, depois de o jogador ter feito um comentário, ao vivo, com teor nazista.

O esportista de 55 anos, considerado um dos grandes jogadores do futebol mundial, foi suspenso pela filial holandesa da rede Fox Sports, na qual era comentarista, depois de dizer sieg heil, expressão que significa"salve a vitória" e que é diretamente ligada à conhecida saudação nazista. Ao remover Marco van Basten do seu time, a EA, criadora da série da FIFA, alegou seu "compromisso com a igualdade e a diversidade".

Entende o que aconteceu

Continua após a publicidade

O comentário de Van Basten foi feito na cobertura do último jogo de futebol entre os times Heracles Almelo e Ajax, dia 23 de novembro. Durante a transmissão, o jogador foi ouvido comentar - fora da câmera - a frase de teor nazista, depois que o apresentador da Fox Sports, Hans Kraay, entrevistou o jogador do Heracles, Frank Wormuth.

Van Basten pediu desculpas no ar, dizendo: "não quis chocar as pessoas [...], mas sinto muito". Durante a transmissão, o holandês ainda acrescentou: "A vida é como futebol. Às vezes você marca, às vezes perde. Mas se você errar, isso não significa que você é uma pessoa má".

Em comunicado, a Fox Sports descreveu os comentários do profissional como "estúpidos e inapropriados", suspendendo o ex-atacante até sábado, 7 de dezembro. A emissora acrescentou que Van Basten "não queria machucar ninguém deliberadamente, pediu desculpas e aceitou as consequências".

Como penalidade pelo comportamento, o salário de Van Basten também será doado para o Instituto NIOD de Estudos de Guerra, Holocausto e Genocídio, responsável por arquivar e realizar estudos sobre a Segunda Guerra Mundial.

Continua após a publicidade

Compromisso com a diversidade

Jogadores do game receberam aviso sobre a suspensão de Marco Van Basten em pacotes, DMEs e FUT Draft, após a polêmica declaração, enviada pela EA Sports. No comunicado, a empresa explica que "estamos cientes dos comentários recentes de Marco van Basten". Além disso, a companhia acrescenta que "temos uma expectativa de que nosso compromisso com a igualdade e a diversidade seja mantido em todo o nosso jogo."

Já aposentado, o jogador holandês era um dos Icons, parte da gama de grandes jogadores de outras épocas que apareciam em Fifa Ultimate Team para formar time dos sonhos dos usuários. E, por enquanto, ainda não há informações se a suspensão será permanente.

Vale lembrar que Van Basten marcou 24 gols pela Holanda durante uma carreira que o tornou um dos principais atacantes de sua geração. O atacante venceu três títulos da Serie A e duas Copas Europeias como parte de uma equipe que conquistou o Milan no final dos anos 1980, e marcou um dos grandes gols de todos os tempos, enquanto os holandeses triunfavam no Campeonato Europeu de 1988.

Continua após a publicidade

Fonte: iNews