Torneio de tênis transmite jogos no YouTube com bonecos 3D estilo Wii Sports
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

Um dos quatro principais campeonatos de tênis do ano, o Australian Open chamou a atenção pela forma de transmitir as partidas gratuitamente em seu canal no YouTube. Os atletas foram substituídos por modelos 3D que se movimentam em tempo real e acompanham o que acontece na partida.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- WWE: 5 razões pelas quais a transmissão na Netflix é um marco no entretenimento
- 10 filmes sobre automobilismo que todo fã precisa assistir
Os avatares lembram o saudoso jogo Wii Sports, lançado em 2006 para o Nintendo Wii, e são uma forma de driblar restrições de transmissão: o Australian Open vendeu os direitos de imagens da competição para emissoras ao redor do mundo e usa os modelos como forma de divulgar o campeonato nas próprias plataformas.
A seguir, saiba mais sobre a tecnologia e a repercussão nas redes sociais.
Como a tecnologia funciona
A experiência, chamada AO Animated, usa tecnologia de realidade mista para acompanhar os dados de movimentação de cada atleta na quadra e adaptá-los aos personagens animados.
Um conjunto de câmeras espalhadas pela arena captura a ação dos tenistas e envia os dados para um “esqueleto” do personagem em 3D com 29 pontos diferentes de movimentação, explicou o diretor de inovação da Tennis Australia, Machar Reid, ao jornal The Guardian.
As câmeras conseguem identificar a profundidade de cada pessoa na quadra e localizar a posição de algumas partes do corpo, como braços, ombros e mãos. Os dados, então, são enviados a um sistema que gera os movimentos de cada avatar.
De acordo com Reid, há um atraso de dois minutos em relação à transmissão original e o áudio (com narração em inglês) é sincronizado com a partida. O recurso foi lançado na edição de 2024 do torneio, mas expandiu a cobertura para mais partidas neste ano.
Além de funcionar como uma alternativa para transmitir o torneio gratuitamente, a organização do Australian Open aponta que os feeds animados são uma forma de expandir o esporte a um público mais jovem e tornar a modalidade “mais acessível e engajadora”. O canal no YouTube vai transmitir até três partidas por dia durante o torneio, que vai até 26 de janeiro, incluindo as finais individuais das categorias feminina e masculina.
Repercussão nas redes
A movimentação fiel dos atletas e os personagens em 3D fazem sucesso nas redes sociais, principalmente pela semelhança ao jogo do Nintendo Wii. Alguns trechos já viralizaram, como o momento em que o tenista russo Daniil Medvedev desconta toda a sua frustração na rede da partida:
No YouTube, algumas partidas desta edição do campeonato já ultrapassam a marca de 100 mil visualizações.
Exemplos em outras modalidades
A transmissão ao vivo de esportes com modelos em 3D ganha espaço em diferentes modalidades e surge como uma alternativa para conquistar uma legião de fãs mais novos.
Liga de futebol americano dos Estados Unidos, a NFL já fez duas transmissões temáticas sobre Toy Story e Os Simpsons nas quais os atletas são substituídos por avatares temáticos — no último caso, foi possível ver personagens como Bart e Lisa Simpson reproduzindo as jogadas dos atletas em campo.
Já a NBA (liga de basquete dos EUA) fez uma transmissão animada durante o natal com personagens da franquia Mickey Mouse.
Leia também:
- BBB 25: conheça algumas curiosidades sobre os participantes da edição
- NFL usa IA para prevenir lesões, mudar regras e montar calendário de jogos
- Os 31 filmes mais esperados de 2025
VÍDEO: Você deveria prestar MAIS ATENÇÃO aos dados do seu SMARTWATCH
Fonte: The Guardian