Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Julian Assange escapa de processo sobre vazamento de ferramentas da CIA

Por| 03 de Junho de 2019 às 14h17

Link copiado!

Julian Assange escapa de processo sobre vazamento de ferramentas da CIA
Julian Assange escapa de processo sobre vazamento de ferramentas da CIA
Julian Assange

Julian Assange, o ex-jornalista e ativista social que fundou o WikiLeaks, escapou de ser processado por acusações de vazamento de ferramentas de espionagem da CIA. Segundo fontes do site Politico, a medida, que pegou especialistas de surpresa, foi tomada mediante cautela em proteger algumas informações pertinentes à agência de inteligência, bem como uma manobra para obedecer ao prazo de pedido de extradição do suspeito.

Trocando em miúdos: é interesse dos Estados Unidos ter Assange extraditado ao país, onde ele ainda responderá por processos relacionados à sua participação no vazamento de 750 mil documentos confidenciais do Exército norte-americano, perpetrado pela ex-soldado Chelsea Manning. Assange teria ajudado Manning a quebrar a segurança de um dos computadores que resguardavam a documentação.

Adicionar a isso um processo sobre uma possível espionagem e vazamento de ferramentas da CIA adicionaria no prazo que o país deve obedecer no pedido de extradição. Originalmente, o pedido foi formalmente preenchido em março deste ano, com validade de 60 dias. Findado o mês de maio na última semana, é provável que o governo ou procure ampliar esse prazo, ou abra mão de algumas acusações para acelerar a avaliação pelo governo do Reino Unido, onde Assange segue encarcerado desde abril.

Continua após a publicidade

Mais além, o “Caso Vault 7”, como tornou-se conhecido, foi de fato divulgado pelo WikiLeaks e, suspeita-se, contou com participação direta de Assange. Entretanto, o vazamento não publicou a totalidade dos documentos e algumas informações pertinentes ao caso ainda seguem protegidas. O medo do governo é de que perseguir tais acusações dentro do “Ato de Espionagem” na legislação americana forçaria a promotoria a abrir mais informações do que as originalmente divulgadas.

“Não há dúvidas de que há casos de vazamento que não podem ser processados contra os suspeitos porque a informação neles contida é tão sensível que, para prova definitiva em julgamento, teríamos que confirmar a sua autenticidade”, disse Mary McCord, que serviu como promotora assistente de assuntos de segurança nacional no Departamento de Justiça até 2017. “Então a ironia é que, comumente, quanto mais alta a confidencialidade do material vazado, mais difícil é processar alguém por ele”.

O Vault 7 consiste de uma série de documentos vazados pelo WikiLeaks em 7 de março de 2017, os quais são datados entre os anos 2012 a 2016. O material detalha minuciosamente as capacidades da CIA de monitorar e espionar dispositivos eletrônicos do mercado de consumo, como Smart TVs, smartphones e tablets; além de navegadores e sistemas operacionais variados. O vazamento em questão não apenas expôs as ferramentas da CIA ao público, mas também as inutilizou por completo.

A documentação revelou, por exemplo, que a CIA monitorou (mas não deixa claro se apenas olhou ou interviu em algum grau) as eleições presidenciais da França em 2012, vencidas por François Hollande, membro do Partido Socialista. À Reuters, agências legislativas disseram, na ocasião, que estavam cientes da falha de segurança que levou ao vazamento desde o final de 2016 e suspeitavam que funcionários terceirizados estivessem por trás da divulgação.

Continua após a publicidade

Fonte: Politico