Google confirma que aplicativos espionam o conteúdo de e-mails do Gmail

Por Rafael Rodrigues da Silva | 21 de Setembro de 2018 às 08h00
Marketing Land
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Uma carta pública enviada pela Google ao Senado dos Estados Unidos revelou uma realidade preocupante: a empresa ainda permite que desenvolvedores de aplicativos de fora da Google escaneiem e compartilhem o conteúdo de e-mails do Gmail.

Isso quer dizer que os 1,4 bilhão de pessoas que usam o Gmail podem estar tendo o conteúdo de seus e-mails visualizado e compartilhado por aplicações de terceiros (por exemplo, um aplicativo que arquiva automaticamente qualquer tipo de recibo recebido pelo e-mail) desde que, de acordo com a Google, o desenvolvedor insira nos termos e condições de uso do aplicativo que o aplicativo terá esse tipo de acesso e que o usuário concorde com isso.

A carta divulgada nesta quinta-feira (20) foi uma resposta enviada pela empresa a uma série de perguntas feitas pelo senador John Thune. Ainda que a Google não tenha tido nenhum tipo de escândalo como o do Facebook e a Cambridge Analytica, essa despreocupação para com a segurança dos usuários do Gmail é algo preocupante na visão de Thune.

Apesar das indagações do senador, a Google não respondeu a elas diretamente, dizendo apenas que, quando encontra algum tipo de atividade suspeita, rapidamente investiga o caso e, se necessário, suspende o aplicativo de suas plataformas e avisa os usuários dos riscos de utilizar tal aplicativo. Questionada quantos ou quais são os apps que possuem esse tipo de informação dos usuários, a empresa se esquivou e não respondeu.

A Google certamente terá de se explicar daqui a menos de uma semana, já que no dia 26 de setembro o Comitê de Comércio do Senado dos Estados Unidos tem uma audiência marcada com representantes da Google, Apple, AT&T e Twitter para debater sobre a privacidade das informações dos usuários.

Fonte: The Wall Street Journal

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.