Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple diz não ter encontrado indícios de espionagem chinesa em seus produtos

Por| 08 de Outubro de 2018 às 14h27

Link copiado!

Apple diz não ter encontrado indícios de espionagem chinesa em seus produtos
Apple diz não ter encontrado indícios de espionagem chinesa em seus produtos
Tudo sobre Apple

Os relatos de uma grande campanha chinesa de espionagem contra empresas americanas, incluindo Apple e Amazon, com o uso de chips menores que um grão de arroz parece algo tirado de um filme. E, conforme uma reportagem publicada pelo Buzzfeed, esse pode muito bem ser o caso, com a Maçã afirmando não ter encontrado nenhum indício de uma campanha desse tipo e, mais do que isso, até mesmo duvidando que algo desta categoria existe.

A matéria cita como fonte diversos executivos da empresa, incluindo três deles de alto escalão e ligados às área de segurança e jurídico. As falas reforçam as declarações oficiais da própria Apple, de que nenhum indício de espionagem chinesa foi encontrado em seus produtos e infraestrutura, mas também pintam um panorama de surpresa com as alegações publicadas na última semana pela Bloomberg.

De acordo com um dos citados no texto, nada “remotamente próximo” à história de espionagem foi encontrado pela Apple e um dos envolvidos nas investigações disse duvidar que esse tipo de tecnologia e uso, até mesmo, exista. Foram investigadas não apenas as circunstâncias citadas pela reportagem mas também outros relatos não ligados a ela, sem nenhum indício de que um comprometimento da infraestrutura ocorreu.

Também seria falsa a informação de que a companhia teria substituído milhares de servidores comprometidos fabricados pela Super Micro, que seria o vetor da campanha de espionagem. As fontes anônimas concordam com a alegação de que nenhuma vulnerabilidade nos equipamentos foi encontrada e, sendo assim, não existiu nenhum tipo de troca. As relações com a fabricante, por outro lado, teriam sido rompidas devido a um incidente de segurança, que nem de longe estaria relacionado a chips espiões ou comprometimentos em grande escala.

Continua após a publicidade

Teria surpreendido a empresa, também, a alegação de que, ao encontrar a falha, a Apple teria comunicado o FBI e estaria trabalhando com o governo na investigação. O temor, aqui, vai além do suposto comprometimento de dados e tem a ver, também, com a quebra na confiança, uma vez que a Maçã sempre afirmou não entregar informações confidenciais para as autoridades nem trabalhar com elas de maneira a revelar segredos internos que poderiam colocar em risco a confidencialidade das informações de seus usuários.

De acordo com a reportagem desta semana, não existe nenhum tipo de acordo entre o FBI ou o governo dos EUA e a Apple, da mesma forma que uma suposta colaboração contra a campanha de espionagem jamais ocorreu. Afinal de contas, não foram encontrados indícios disso nos servidores da Maçã e, sendo assim, a empresa não teria porque trabalhar com o governo para investigar o caso.

Por fim, a reportagem afirma ainda que a Apple está pronta para prestar esclarecimentos e informações ao público, mas que acredita ter chegado ao final de suas investigações internas sobre o caso. O sentimento é de que tudo o que poderia ser feito na busca por mais detalhes sobre uma campanha de espionagem dessa categoria já foi realizado e que as alegações publicadas na imprensa americana não procedem de maneira alguma.

Por meio das fontes, ainda, veio a mesma segurança dada pela Apple em seu comunicado oficial, de que iPhones, Macs e outros dispositivos não foram de forma alguma comprometidos, seja fisicamente ou na infraestrutura que os serve. A Maçã permanece vigilante sobre o caso e longe de permanecer tranquila em relação à ele, sentindo apenas que chegou ao máximo de suas capacidades de investigação e verificação. Novas alegações, é claro, serão avaliadas, mas a companhia, no momento, parece não enxergar de onde elas possam vir.

Continua após a publicidade

Parece tranquilizadora, ainda, a declaração do Departamento de Segurança Interna do governo dos Estados Unidos, que afirma não ter motivo para discordar das afirmações da Apple e outras supostamente envolvidas. As autoridades também dizem manter um olhar vigilante e realizar diferentes campanhas de prevenção e análise, afirmando que manter a integridade da infraestrutura de tecnologia é essencial para manter os cidadãos protegidos.

Fonte: Buzzfeed