Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Youtuber que invadiu instalações da SpaceX recebe mandado de prisão nos EUA

Por| Editado por Claudio Yuge | 11 de Maio de 2021 às 20h20

Link copiado!

Loco VlogS/YouTube
Loco VlogS/YouTube
Tudo sobre SpaceX

Em março, um youtuber que se identificou como Caesar invadiu ilegalmente as instalações da SpaceX em Boca Chica, uma pequena cidade no Texas. Ele caminhou livremente por lá e até se aproximou de um protótipo de foguete — e tudo isso foi filmado e publicado em seu canal. Contudo, a “aventura” trouxe consequências legais, já que as autoridades do condado de Cameron emitiram um mandado de prisão do youtuber.

As informações vêm de um tuíte publicado nesta segunda-feira (10) no perfil do xerife Eric Garza, que o descreve como um “fugitivo procurado” visto pela última vez em Conroe, também no Texas. A publicação afirma que o mandado de prisão de Cesar L. Galaviz foi emitido por intrusão criminosa devido à “entrada intencional na propriedade da SpaceX sem o consentimento da empresa”.

Continua após a publicidade

A medida vem após a publicação do vídeo do incidente, que mostra Caesar caminhando pelas instalações da SpaceX com sua câmera e filmando o que viu por lá — incluindo o protótipo SN11, do foguete Starship, e os motores Raptor que o equipavam. Após alguns dias, o protótipo passou por um teste de alta altitude em que voou com sucesso, mas acabou explodindo durante o pouso, uma das etapas mais complexas do teste.

Na ocasião, a publicação recebeu cinco likes e mais de 100 dislikes, que se somaram a comentários reprovando o que Caesar havia feito. Vale lembrar que não é permitido entrar em instalações privadas sem autorização, e menos ainda produzir filmagens desta forma. Além disso, as instalações da SpaceX contêm diversos componentes de foguetes que, além de sensíveis, podem ser perigosos — não à toa bases de lançamentos são repletas de medidas de segurança aos trabalhadores locais.

Com o "causo" repercutindo negativamente por alguns dias, Caesar acabou apagando o vídeo e publicou um novo, em que pediu desculpas e reconheceu que o que fez foi ilegal, acrescentando: “mas, aos meus olhos, naquele momento eu não pensei nisso... o que passou pela minha cabeça foi 'ok, eu nunca mais vou ter essa oportunidade', então fui e isso aconteceu”.

A SpaceX foi notificada pela Federal Aviation Administration (FAA), entidade responsável pela regulamentação dos lançamentos nos Estados Unidos, e afirmou à NASA que estava investigando o ocorrido.

Continua após a publicidade

Fonte: Futurism, Independent