Protótipo SN11 do Starship explode durante pouso em mais um teste da SpaceX

Protótipo SN11 do Starship explode durante pouso em mais um teste da SpaceX

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 30 de Março de 2021 às 13h20
SpaceX

Na manhã desta terça-feira (30), ocorreu mais um teste com um protótipo do foguete Starship, da SpaceX. Dessa vez foi o SN11 que, após um voo bem sucedido, explodiu durante a fase complicada de pouso — esta é a quarta vez que um protótipo do veículo espacial explode desde o início da série de testes, que começaram em dezembro do ano passado.

O SN11 foi lançado a partir das instalações da SpaceX em Boca Chica, Texas, em meio a uma densa névoa, atingindo uma altitude de cerca de 9,9 km. O teste buscou avaliar a performance dos três motores Raptor empregados e algumas manobras de voo responsáveis por retornar com o veículo para o solo. Durante a etapa de descida, os motores são desligados para que o protótipo entre em queda livre, poupando o combustível para a fase de “queima de pouso” — que é quando os motores são reativados para amortecer a queda —, e, por alguma razão, o protótipo SN11 explodiu, tal qual seu antecessor.

Através do seu Twitter, o CEO da Spacex, Elon Musk, disse que algo muito significativo ocorreu logo após o início da queima de pouso. “Devemos saber o que ocorreu quando uma examinamos os bits mais tarde, ainda hoje”, acrescentou. Através da cobertura do site NASASpaceFlight.com, as imagens mostram fragmentos de metal caindo em torno do local de pouso, bem próximo ao local de lançamento.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Acidentes assim são normais em fases de testes — e é justamente por isso que as fases de testes são importantes, já que é nesse momento em que falhas são diagnosticadas e analisadas para que não ocorram em lançamentos reais no futuro. O teste mais recente e com melhor desempenho foi com o protótipo SN10, ocorrido no último dia 3 de março. Após um pouso tranquilo e aparentemente tudo bem, o foguete explodiu cerca de oito minutos depois de tocar o solo.

Momento em que os motores começam a pegar fogo antes da explosão (Imagem: Reprodução/SpaceX)

Entre os principais objetivos da empresa com os foguetes Starship, destaca-se, segundo Musk, a missão de enviar a nave tripulada até Marte. Antes disso, devem vir viagens para a Lua, no entanto. Mas, para que tudo isso se torne possível, o veículo deve funcionar conforme o planejado — e muitos outros testes com protótipos devem ocorrer até lá.

A seguir você confere o vídeo completo com o teste realizado hoje:

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.